Hora de dar um reset

Uma coisa é certa: não há como fugir do assunto da vez, Covid19,  mas há como aproveitarmos esse momento de pandemia para aprendermos muito mais do que simplesmente lavarmos as mãos direito.

Aliás, experienciando o meu isolamento social, tenho alimentado um grande desejo: o de que todos possamos olhar com mais carinho para a nossa casa maior, o nosso planeta ─ e, em especial, o de que paremos para pensar  sobre como o estamos tratando.

 Restabelecer

Já ficou bem claro que ele não depende muito da gente para se recuperar, na verdade, ele fica bem melhor sem a gente. Bastaram alguns dias de isolamento social e o meio ambiente foi lá e deu um reset. 

 

Todos devem ter visto os inúmeras registros de animais andando livremente pelas ruas, tartarugas se reproduzindo, pandas namorando, águas ficando mais limpas, menos emissão de gás carbônico, paisagens antes cobertas pela poluição,  agora se revelando (e todo esse espetáculo bem quando há poucos nas ruas para contemplá-lo). Também existe  menos, bem menos, lixo por aí.

Repensar 

A natureza está nos dando uma lição ? Está nos punindo com um vírus? 

Não! Ela, como uma mãe que nos ama e nos acolhe, está nos oferecendo uma nova chance para aprendermos, para convivermos num mundo melhor (e para fazermos tudo diferente). 


O convite é: despertar e expandir nossa consciência!!!

Então, em meio a esse capítulo da história de nossas vidas(pandemia, isolamento social), convido vocês  a repensaram  sobre um dos maiores vilões  que age contra a nossa Terra (e que é também um dos responsáveis por seu adoecimento):

  • O consumo desenfreado, sem consciência, o comprar por comprar. 

 Consumo desenfreado e o Novo Corona Vírus: o que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo.

Antes da pandemia, muitos passavam a maior parte do tempo dentro de lojas, restaurantes, gastando sem pensar.

Não é o passear em si o problema. Não são as lojas ou os restaurantes, porém o que se gasta, de forma mecânica,  nesses ambientes. 

O que se deseja é que esse período nos sirva também para refletirmos acerca do que realmente necessitamos para viver.

Seguros em nossos lares, talvez percebamos que uma casa, comida, água, luz  e, é claro, internet, podem ser o suficiente. 

Rever

Espero que possamos descobrir que  podemos descascar mais do que abrir embalagens, e por  isso podemos até ter uma composteria em casa e, quem sabe, cultivarmos uma pequena horta. 

 

 

 

 

Quando as pessoas que trabalham recolhendo o lixo reduziram a coleta, observamos o quanto de degetos produzimos, e talvez paramos para pensar que não existe  o lado de fora.

Ah, alguém deve estar pensando, também precisamos de roupas.  Claro! Mas tenho certeza de que a essa altura você também já se deu conta de que tem mais do que o necessário e de que sua prioridade de visita, quando isso tudo acabar, não será o shopping.

 

Uma parada obrigatória 

 

 

 

Precisamos, literalmente, PARAR  para refletir, para repensar nosso modo de vida.  Porém, como antes não tínhamos tempo para fazer isso, algo bem pequeno, que nem pode ser visto a olho nu, colocou todo mundo na cadeirinha do pensamento. 

Reconfigurar   

A hora de revermos nossas práticas é agora, e não quando tudo isso passar. Repense nas suas compras desde o menor item até o  maior. 

Sobre esse item…

  • Preciso dele?  
  • Onde é produzido?
  • Por quem e em que condições é produzido? 
  • O que faço quando não preciso mais dele?
  • Há uma preocupação de quem o produz/ fabrica em descartar esse item de maneira apropriada?
  • Posso, simplesmente, jogá-lo fora quando não me servir mais?
  • E necessária toda  embalagem que vem com esse produto?
  • Posso reutilizá-lo ?
  • Para onde vai esse produto depois que o coloco no lixo?

São muitos questionamentos sim, porém, se cada um de nós incorporar alguns desses  no dia a dia, tenho a certeza de que faremos a diferença e teremos aprendido algo quando tudo isso passar. E a mãe natureza só terá a nos agradecer. 

Sei que é cliché, mas, mesmo assim,  vou relembrar: não existe planeta B. Então, repense, recicle, reuse. 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments