Tu compostarás e mais feliz ficarás

Eu composto
Tu compostas
Ele composta
Nós compostamos
Vós compostais
Eles compostam

 

Opa! Você não composta? Por que não?

Interessante né? Costumo dizer que a natureza dá conta do seu próprio lixo; nós, não – prova disso é a compostagem, ou melhor, a
reciclagem dos resíduos orgânicos. A natureza dá conta daquilo que ela produz.

Ela nos dá a maçã, nós a comemos e, aquilo que rejeitamos (alguns a casca, outros as sementes), basta que devolvamos para a natureza que ela vai dar jeito.O que não for ingerido da maçã vai para o solo, as minhocas comem (e o que elas rejeitam vira adubo, nutrindo outra macieira, e assim tudo segue num ciclo perfeito).

 

E nós?

 

As coisas que nós, seres humanos, criamos, construímos, geramos, inventamos somos nós que devemos dar conta e, muitas vezes, não o fazemos. A natureza nos ensina: você é responsável por tudo que você gera. Se gera lixo, dê conta dele. Infelizmente, essa lição ainda não aprendemos.

 

 

Estamos no vermelho…

Na última semana de julho, entramos no chamado “cheque especial” da terra, o que quer dizer: já “gastamos” muito acima da
capacidade da terra – 70% do que poderíamos ter usado este ano em recursos naturais já foi, e temos menos de meio ano pela frente. Há um cálculo, se continuarmos nesse ritmo, em menos de 30 anos precisaremos de mais uns dois ou três planetas para atender nossa demanda.

Mas não é preciso fazer muito cálculo, pois sabemos, só temos este nosso planeta para habitar. Mesmo assim, aquela frase clichê de não temos planeta B ou plano B não parece preocupar muita gente.

Convite

Enfim, como me propus a fazer convites desde o primeiro artigo deste ano, estou aqui para mais um (e é como eu gosto de dizer:

  • Vamos fazer parte da solução porque parte do problema a gente já é.

 

Você sabia que 50% dos resíduos que você produz são orgânicos? 

 

Sim, metade do seu “lixo” é orgânico e ele não precisa ir para o lugar errado se você fizer a compostagem!!!

 

 

 

Isso quer dizer, se você fizer a compostagem irá devolver para a terra o que veio dela e antes que sua mente encontre alguns empecilhos de desculpas…

Algumas dicas

  •  Ah, mas moro em apartamento; Nesse caso, sem problemas, pois existem composteiras e minhocários para apartamento.

Ah, mas dá muito trabalho; Nesse caso, você tem duas opções:

  • a) Aprender algo novo, e na verdade não é tão trabalhoso assim, há empresas que fornecem esse serviço com baldinhos e dão até aula para você aprender;
  • b) Simplesmente separar seu orgânico, pois também há o serviço de recolhimento desse resíduo (eles dão conta de compostar) – e pra quem mora em casa com pátio nem precisa contratar empresas (um buraco ou não, lixo orgânico e folhas secas já fazem o serviço);

Outra vantagem de separar o seu resíduo orgânico é você observar o que você anda comendo:

  • Descascando mais, ou desembalando mais?

Possíveis dúvidas

Também podem surgir dúvidas a respeito do que colocar na composteira, para facilitar vou usar o exemplo que pratico com as crianças da minha família:

  • Existe árvore ou planta disso? Se a resposta for sim, pode ir para a composteira;
  • Se a resposta for não, temos que encaminhar para outro lixo.

Quais alimentos se composta?

Por exemplo: outro dia, meu priminho queria colocar o chiclete fora e me perguntou: Coloco no que composta, ou no que não composta?

Respondi com outra pergunta: Existe árvore de chiclete? Não.

Sempre que a resposta for não, nós temos que dar jeito, pois como a natureza não produziu, ela não tem como dar conta, claro, é uma explicação a grosso modo, mas uma explicação que até criança entenda o que na verdade criança entende muito mais que nós adultos.

Assim, fica aqui meu convite:

Vamos compostar?

 

Já existem prefeituras aqui no Brasil adotando a coleta de resíduos orgânicos para compostagem e uso em hortas comunitárias, mas precisamos ser levados a essa prática.

 

 

É preciso que sejamos ensinados, motivados a compostar para podermos fazer a nossa parte.

Portanto, separar corretamente o lixo em nossas casas já é um começo(e o mínimo que podemos fazer). Vamos aprender mais com a natureza, que é tão sábia e que vem nos ensinando sobre esse sistema de reciclagem tão antigo.

*Uma simples mudança no “comportamento” poderá transformar o vermelho em verde.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments