Vamos plantar árvores?

No artigo anterior, fiz um convite à vocês – e sigo firme no propósito de continuar convidando. Porém, convite é assim: aceite se lhe convier.

 

Árvore de cerejeira

 

 

 

O convite de hoje é bem simples: vamos plantar árvores?

 

 

 

 

 

Contudo, antes que você me diga que não tem espaço, mora em apartamento, nunca plantou nada antes, quem dirá uma árvore, e todas as outras desculpas que possam surgir para recusar o convite, deixe eu lhe explicar: você pode plantar uma árvore aí da sua casa mesmo, mexendo no seu celular ou no computador, sem precisar tirar o bumbum do sofá ou da cadeira.

Pareceu interessante a você?

Então, olhe que fácil: existe um browser, ou navegador, na internet chamado “Ecosia”. Ele atua muito similar ao Google, busca na internet aquilo que você procura, mas com um diferencial.

Como assim?

O “Ecosia” vai buscar aquilo que você procurar também, porém eles doam cerca de 80% da receita para organizações sem fins lucrativos que visam ao reflorestamento e a conservação de florestas.
Em média, a cada 45 buscas, eles plantam uma árvore para você. Simples assim.
Quando você utiliza essa ferramenta, aparece um contador. Assim, você tem uma ideia de quantas árvores já ajudou a plantar.

No site do “Ecosia”, é possível ver para quais projetos estamos contribuindo, quantas árvores já foram plantadas, e muitas outras informações sobre a empresa, que tem sede física na Alemanha.

E aí? Acredita que, agora, dá pra aceitar meu convite?

Ideia top

Outras opções, mas você também pode ter outra ideia, tipo top, nível top model, quer dizer, como a da modelo Gisele Bündchen, que, no ano passado, em seu aniversário de 40 anos, pediu de presente que as pessoas doassem árvores, mais especificamente mudas, para serem plantadas na Amazônia. O objetivo da Gisele era de que fossem plantadas 40.000 árvores. E, adivinha o que aconteceu? Ela garantiu mais de 250.000 mudas. Lindo né?!

 

 

 

Espalhando sementes

 

 

 

 

Outra ideia legal também, e que vale a pena compartilhar, é a de, ao comermos frutas, guardarmos os caroços, lavá-los, secá-los e armazená-los em um saco de papel, deixando este dentro do carro. Dessa forma, quando estivermos viajando para o campo, poderemos jogar as sementes nos terrenos, ao invés de simplesmente colocá-las no lixo. O governo tailandês promoveu essa ideia nos últimos anos e muitos dos distritos que aderiram a essa campanha tiveram sucesso, pois o número de árvores frutíferas na natureza se multiplicou.

Inspiração cultural e educacional 

Já o governo das Filipinas criou uma lei em 2019 que institui que cada graduando do ensino médio, ou do curso superior, plante pelo menos 10 árvores antes da formatura.

Com um número considerável de alunos para se formar, acredita-se que o desmatamento poderá ser minimizado em áreas já degradadas, bem como contribuir com as futuras gerações e reduzir o impacto do aquecimento global.

Por isso, enquanto você pesquisa sobre mais ideias de como ajudar, que tal mudar o browser aí do seu celular, tablet, laptop e já começar a contribuir para termos um mundo com mais verde e mais oxigênio?
A natureza, futuras gerações e seus pulmões agradecem!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments