Eduque-se – Resiliência – capítulo 3

Esse é o capítulo 3 da série eduque-se e seja seu próprio professor, recomendo ler ou assistir os vídeos (Youtube) anteriores os quais disponibilizo no final desse artigo, caso ainda não tenha lido ou assistido.

Resiliência no momento atual: COVID-19 x vírus do amor e da gratidão

Esse artigo foi alterado e adicionei alguns novos tópicos dia 19/03/20, com algumas alterações dia 20/03/20 pois me bateu no coração devido a essa situação inédita que o mundo está atravessando.

Se você leu o artigo anterior, para facilitar e não ler duas vezes, os tópicos novos começam aqui e vão até resiliência segundo o dicionário (mais abaixo). Adicionei um encerramento também. 

Sem distinção de pessoas, poder aquisitivo ou de classe social, cor, sexo ou raça, pessoas de qualquer parte do mundo; foi, está ou será de alguma forma atingida.

O mundo parou!!!

Quando e como poderíamos imaginar uma situação como esta em que cada um de nós, em cada canto do mundo está sendo obrigado a parar e ficar dentro de casa?

Mas para que será que estamos vivendo tudo isso?

Acredito que é para cada um de nós, refletirmos de alguma forma:

  • Como sou como indivíduo, aliás quem eu sou de fato?
  • Como sou com o coletivo: como trato meu vizinho, meu colega de trabalho, o desconhecido ou o meu próximo?(principalmente quando esse pensa ou é completamente diferente de mim).
  • Como cuido da minha saúde física, mental e emocional?
  • Qual é a minha responsabilidade com o meio ambiente, com a vida?
  • Como está meu relacionamento com a família?  Tenho feito a minha parte?
  • Como está minha espiritualidade (independente de religião)?

Vamos atravessar esse túnel juntos e acender essa poderosa luz que habita dentro de cada um de nós, vamos ser esse sol que ilumina!!!

Vamos nos contagiar pelo vírus do amor e da gratidão!!!

Para que estamos vivendo essa pandemia?

Essa resposta é individual e pode ter várias interpretações, mas na minha opinião é uma soma de muitas coisas. Estamos recebendo sinais já faz muito tempo, aliás não dávamos atenção à esses sinais pois não tínhamos tempo para refletir, não é mesmo?

Acredito que o egoísmo, a ganância por dinheiro, ganância pelo poder, consumo exagerado, mentiras para tirar proveito em cima de outros, hipocrisia, desrespeito com a nossa mãe natureza, manipulações, brigas políticas etc.

Temos vistos muitas pessoas não se falarem, se ofenderem, se provocarem, não se respeitarem porque pensam diferente e tantas outras coisas negativas que nos vem sendo mostrado através de tantos sinais, mas que ignoramos.

Sem perceber entramos na esteira do hamster vivendo no automático e com a desculpa que não tínhamos tempo!!!

Agora temos todo tempo do mundo!!!

Estamos todos dentro de casa com todo o tempo do mundo para refletirmos:

  • Qual a parte que me cabe nesse caos todo?
  • O que preciso aprender, desaprender para reaprender, o que posso fazer para contribuir?
  • Com o que eu preciso morrer para renascer?

Te convido a assistir esse vídeo: um chacoalhão necessário para o despertar da humanidade. 

Aceitar, confiar e entregar

Acredito que estamos passando por um período de limpeza profunda na nossa casa. Sim! O meio ambiente e a mãe natureza são uma extensão da nossa casa!

Para ficar bom temos que limpar. Cada um de nós precisa fazer sua parte e mais do que nunca contribuir com o coletivo.

Como podemos contribuir?

De muitas maneiras, mas principalmente sendo um vírus do amor que contagia pelo olhar, pela palavra de esperança, pela atitude bondosa, que aceita e confia no processo do que está acontecendo, com amor e gratidão.

Vamos ser facilitadores e propagar inspirações, encorajamento, força, respeito, uma palavra de afeto, um sorriso, um simples gesto que plante novas sementes de esperança, amor e paz.

Vamos ser seletos com o que compartilhamos, vamos pesquisar em fontes confiáveis antes de enviar uma suposta informação para não sair divulgando baboseiras sem fundamentos, ou fake news passando pânico, medo ou insegurança para as pessoas.

Somos todos um só e juntos somos melhores e mais fortes!!!

Onde tem amor tem cura!!!

Se auto observar e se sentir medo, insegurança ou pânico, criar o hábito de conectar com a luz divina que habita dentro de si. Medite, ore, acenda uma vela, busque ajuda, mas vibre no amor, na paz, na sabedoria, serenidade e  na coragem.

Vai passar, essa tempestade vai passar!!!

Precisamos ser resilientes e cada um de nós precisa fazer a sua parte no individual e no coletivo. Se colocar à disposição para servir, conversar (FaceTime, telefone ou ainda por mensagem) e contribuir com os vizinhos, os idosos, ou onde o coração sentir.

Podemos contribuir sendo um facilitador para comprar mantimentos ou remédios pela internet, lembrando de nos cuidar antes, pois só podemos ajudar se estivermos bem.

E se por acaso, você precisar ou se sentir sozinho, me envie email: adrianajarva@gmail.com, te enviarei meu celular e faremos um FaceTime, aprendi a arte de escutar (sem julgamento e com sigilo), terei o maior prazer em estar com você e de alguma forma contribuir.

E se você souber de alguém que não está sabendo lidar com o isolamento e que está ficando ansioso, agressivo, depressivo, compulsivo ou com medo, pode indicar esse site abaixo que tem diversos psicólogos conectados que poderão ajudar essas pessoas a lidarem com as próprias dificuldades.

São atendimentos online e completamente gratuito.

https://www.achavedaquestao.com

Agora todos temos tempo

Agora não temos mais desculpas, temos todo tempo do mundo para exercitarmos a resiliência, o amor, a gratidão e a bondade.

Temos tempo para desenvolvermos projetos pessoais. Eu vou aproveitar para adiantar o livro que estou escrevendo, para estudar meu curso de yoga e praticar em casa a sequência dos exercícios.

Temos tempo para arrumar os armários de casa, para reciclar as roupas, doar o que não usamos. Temos tempo para fazer alguma arte em casa, pintarmos a parede ou pintar um quadro, mudar os móveis ou plantas de lugar.

Temos tempo para reciclar ou reduzir o lixo de alguma forma, tempo para aprender novos cursos (online), cursos para contribuir com o meio ambiente ou qualquer outro curso que se queira, aliás segue uma lista de cursos com várias opções.

https://t.me/coronacursos

Várias dicas para escolher bem onde investir seu tempo

Temos tempo para plantar, cuidar do jardim, pisar na terra, contemplar as estrelas, o cantar dos pássaros, escutar ou sentir o vento na pele, sentir o sol, o perfume das flores ou da grama, apreciar o nascer e o por do sol, apreciar a natureza com toda sua sabedoria e beleza.

Temos tempo para silenciar e escutar o silêncio, sim tem muita sabedoria na quietude, basta praticar. Medite e descubra o poder desse banho interno.

Temos tempo para ler aquele livro que estava empilhado e nutrir o intelecto (no final do artigo uma lista de livros gratuitos), tempo para estudar e se reciclar, tempo para assistir filmes (tantos filmes e séries maravilhosos), tempo para ligar para os amigos, para cozinhar e nutrir a família com o ingrediente que não está a venda e é totalmente gratuito! O amor!

Até no museu podemos ir e nutrirmos nossa alma com a arte, segue um link para quem gosta de arte.

https://espalhafactos.com/2020/03/15/quarentena-no-sofa-25-museus-virtuais-para-visitar-em-casa/amp/

Resiliência 

O artigo anterior começa aqui, os tópicos acima e o último parágrafo foram adicionados.

Segundo o dicionário, Resiliência é…

  • “Propriedade dos corpos que voltam à sua forma original, depois de terem sofrido deformação ou choque.”
  • “Tendência natural para se recuperar ou superar com facilidade os problemas que aparecem.”

https://www.dicio.com.br/resiliencia/

Resiliência na prática

  • Refletindo e questionando o primeiro significado acima: Por exemplo, se amassarmos uma forma de silicone, ela volta ao estado normal, certo? Mas, e conosco quando nos sentimos tristes, derrotados ou destruídos, como fazemos para voltar ao estado normal, e será mesmo que voltamos à esse estado normal?
  • Questionando o segundo significado, não sei para você, mas as superações da vida que precisei atravessar, não foram com essa facilidade toda segundo o que diz o dicionário acima!  Até gostaria que tivesse sido, porém foi o oposto e algumas situações foram bem dolorosas.

Desafios

Quantos desafios cada um de nós atravessamos ao longo das nossas vidas?

  • Inúmeros, não é mesmo?
  • Tristeza, decepções, derrotas, lutos, doenças etc, cada um de nós, do mais rico ao mais pobre, passou, passa ou vai passar por momentos desafiadores na vida, o que faz parte da vida para desenvolvermos nossa habilidade com a resiliência.

Resiliência com transcendência

Ser resiliente não é  só voltar ao estado normal (como uma forma de silicone), ser resiliente vai além. É absorver e se apropriar de toda a força e sabedoria que se escondem atrás ou mesmo dentro dos desafios que cada um de nós passamos durante  o ciclo da vida.

Algumas ou muitas vezes podem até ser dolorosos, mas nos farão transcender para descobrimos nossa força, coragem e nos apropriar da melhor versão que habita dentro de cada um de nós.

Mas o que é Transcender e como se transcende? 

“Ultrapassar, exceder ou superar seus próprios limites: alguns estudiosos conseguem transcender-se, embora sejam incompreendidos”, segundo https://www.dicio.com.br/transcender/

Quando ultrapassamos, já não somos mais os mesmos e por isso é impossível voltar ao estado normal como uma forma de silicone.

Como exercício físico, um pouquinho por dia

Quando fazemos exercício físico, durante o treino não é gostoso, geralmente sentimos um prazer gostoso depois que terminamos, mas acordar cedo e começar a fazer, requer disciplina.

E até que se instale o prazer com disciplina é um processo de um pouquinho por dia e assim vamos nos superando, nos ultrapassando até que sem perceber, transcendemos.

De volta ao passado, com previsão do futuro, aplicada no presente

Em 1999, quando trabalhava na revista Caras (era o auge da revista) tivemos um workshop junto com todo o mercado publicitário (revistas, jornais, TVs, rádios e mídia exterior), na época ainda não tinha internet e mídias sociais.

Nesse workshop um palestrante americano jovem o qual não lembro do nome, mas lembro bem do que ele disse por estarmos vivendo hoje em dia, principalmente com a tecnologia:

  • Há 21 anos ele disse: ” que os celulares iriam tomar/roubar toda nossa atenção, que iríamos viciar nesse pequeno aparelho eletrônico a ponto das TVs perderem sua audiência e os meios impressos perderem seu leitores (alguns iriam quebrar).”

Um maluco visionário

Durante o intervalo desse workshop, lembro que um dos colegas de trabalho criticou o americano e disse: “esse maluco deve ter cheirado meia e o chulé foi para cérebro”, rimos e de fato tudo aquilo parecia bizarro mesmo na época, mas o fato é, estamos vivendo isso.

Estava com meus 28 anos na época, escutei todos lados que pude e arquivei as informações para de alguma forma lembrar e perceber que além do tempo passar muito rápido, aprendi gostar dos malucos visionários.

Como será daqui 10, 20, 30 anos?

 

 

 

Estou terminando de ler o livro: Uma Breve História sobre a Humanidade do autor Yuval Noah Harari. Sei que muitos já leram esse best seller de 2015, mas para quem ainda não leu, recomendo este livro que ajuda a gente a se preparar de alguma forma para o que vem pela frente.

 

 

 

 

 

 

 

A resiliência é com certeza  uma das habilidades para desenvolvermos.

Resiliência com transcendência para aprender, desaprender e reaprender.

Medite

A meditação é outra prática que ajuda muito, ou seja, medite-se, desenvolva esse hábito, comece com pequenos passos. 2 minutos por dia, ficou confortável? Aumente para 5 minutos e quando ficar confortável  de novo, vá aumentando aos poucos até descobrir de quanto tempo você precisa.

A meditação traz inúmeros benefícios, é  como um banho interno, medito 20 minutos por dia e o que mais gosto é de me sentir  limpa internamente,  mais autêntica, não permitindo que influências, informações, ciladas ou fatores externos me manipulem como antes.

Mas e aí, como é que se aprende ser resiliente?

Venho aprendendo olhar para meus fracassos de forma diferente, aceito sem me julgar ou criticar como antes, errar faz parte do processo e simplesmente recalculo a rota como o GPS faz, absorvo o aprendizado e sigo em frente.

Desap “ego”, a arte de desapegar

O mais maluco que venho percebendo é que quanto mais eu quero alguma coisa e quanto mais eu quero fazer certo, mais erro e mais distante fica a tal coisa.

  • Então venho observando meu ego e praticando o “desap – EGO” ( reparou que a palavra”ego” está junto?)”

Se for para ser será, não há nada que impeça de acontecer, mas se não for também, então dou um sossega ai “eguinho” e confia no processo natural da vida, apenas faça o que tiver que fazer e desapegue.

O melhor sempre acontece, mesmo que pareça o contrário;  gostemos ou não.

O acerto vem do erro, como os joguinhos de PlayStation

Embora todos queiram ter sucesso e acertar de primeira, o fato é que a gente aprende errando mesmo.

” Não é porque ando há mais de 50 anos que não tropeço” ( professor e historiador Leandro Karnal).

Vamos olhar para nosso erros e fracassos com mais aceitação e gratidão? Nosso sucesso está entre eles.

Te convido para assistir esse vídeo com a Monja Coen sobre resiliência, complementa o que estamos refletindo nesse artigo sobre educarmos nossa Resiliência.

Um novo começo de era

Encerro esse artigo com amor, gratidão no coração e com a certeza que quando essa tormenta passar vamos ter aprendidos na prática a resiliência com transcendência, pois seremos muito mais humanos, muito mais amorosos uns com os outros, respeitando as diferenças e fazendo a diferença na vida do outro de alguma forma

Espero que esse artigo tenha te inspirado de alguma forma e se fez a diferença para você, deixe aqui sua dica de quarentena, ou comente qual parte você mais gostou ou se identificou. Se gostou, dê seu like e compartilhe. O Google e o Youtube lêem esses algorítmos para divulgar para mais e mais pessoas e assim poderá fazer a diferença na vida de alguém.

Vamos nos contagiar com o amor!!

Dicas de leitura (Livros Gratuitos em PDF):

O Corpo Fala – Pierre Weil e Roland Tompakow

Rápido e Devagar Duas Formas de Pensar – Kahneman Daniel

O Poder da Ação – Paulo Vieira

A Arte da Meditação – Daniel Goleman

Como Evitar Preocupações e Comecar a Viver – Dale Carnegie

O Jeito Harvard de Ser Feliz – Shawn Achor

Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Inteligência Social – Daniel Goleman

O Milagre da Manhã – Para Transformar seu Relacionamento – Hal Elrod

Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

Me_Poupe! 10 passos para nunca mais – Nathalia Arcuri

Os Segredos Da Mente Milionária – T. Harv Eker

Por Que Fazemos O Que Fazemos? – Mario Sergio Cortella

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se – Mark Manson

Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso – Carol Dweck

Seja_Foda! – Caio Carneiro

Artigos e vídeos anteriores:

http://br378.teste.website/~adri6534/eduque-se-e-seja-seu-melhor-professor-cap-1/

http://br378.teste.website/~adri6534/eduque-se-e-seja-seu-proprio-professor-cap-2/

https://youtu.be/ezFTtO_PhVY

https://youtu.be/5Sn1GhC6eF4

Juntos somos melhores e mais fortes,

Um abraço carinhoso.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments