Dicas Para Desenvolver Sua Prática de Yoga

Mais um ano chega ao fim, passou tão rápido!

Inacreditável não ter conseguido fazer a metade do que eu tinha planejado… hahaha 🙂

Me parece que esta é a nova realidade temporal, menos horas no dia, o que nos dá a impressão de menos dias no mês, e menos meses no ano. Você também tem essa impressão?

Uma das metas é…

Como sempre, manter uma atividade física que nos traga saúde física e mental… e se possível, espiritual, que é pra ajudar a aguentar o tranco de tudo o que está por vir, e só Deus sabe como será.

O fato é que, qualquer atividade física se faz necessária para que essas três coisas sejam possíveis na nossa vida. Para mim, o Yoga tem sido tudo isso e mais, portanto essa foi a minha escolha.

 

Observações…

Em mais de dez anos ensinando Yoga, tive a oportunidade de acompanhar a prática de muitas pessoas, algumas que começaram no Yoga por curiosidade e continuam até hoje; outras que começaram, pararam, voltaram, pararam, voltaram… e assim por diante.

Ainda há aqueles que se dedicam por um longo período, e decidem parar com sua prática, ou porque sentem que fizeram o suficiente, ou porque mudanças ocorreram em suas vidas e não há mais espaço para tal prática.  Mas, o mais comum, é o praticante que sente uma dificuldade tremenda de desenvolver uma prática de Yoga consistente e sólida, onde este possa praticar sob quaisquer circunstâncias.

Desafios ou dificuldades? Como encontrar o tal equilíbrio?

As várias tradições do Yoga contribuem, de certo modo, para as dificuldades que o praticante encontra na sua jornada, propondo certos requerimentos que parecem impossíveis. Alguns exemplos seguem:

  • A prática deve ser feita pela manhã
  • Deve-se praticar 6 dias por semana
  • Certos alimentos devem ser evitados pelo praticante de Yoga
  • Há somente uma maneira de praticar essa ou aquela postura
  • Se você não fica de ponta cabeça, esquece…

E como esses, há outros requerimentos.

Fazendo escolhas de acordo com o perfil…

Fazer parte de uma tradição, que supostamente levará uma vida de práticas, requer certa disciplina, mas ao mesmo tempo inteligência sobre essa tradição para que possamos vivê-la sem sofrimento.

Sou Ashtangi há mais de dez anos, e passei por várias fases na minha prática pessoal. Levantava às 4:30 da manhã, praticava por 2 horas todos os dias, me tornei vegetariana (adoro um queijo, não consegui largar), tinha uma prática tão rígida que acabei com vários traumas físicos.

Confesso que aprendi, mas o aprendizado mais importante veio com a seguinte realização:

  • À prática do Yoga deveria me servir, e não me escravizar.  Diante deste pensamento, decidi fazer algumas mudanças que provaram ser valiosas ao longo dos últimos anos.

Seguem 6 Dicas que podem contribuir e ajudar na sua prática; 

São sugestões para que você também possa desenvolver uma prática que lhe traga saúde física, mental, espiritual dentro do contexto da sua vida cotidiana.

1- Escolha um lugar para sua prática cotidiana, esse lugar se torna seu “templo”. Se você frequenta um studio algumas vezes por semana, faça desse seu momento e comprometa-se a estar ali. Se você pratica em casa, não deixe o pó embaixo do sofá tirar a sua paz e te distrair.

2- Tenha um horário “fixo” para sua prática, seja ela pela manhã, à tarde ou à noite. Este momento não é negociável. Seja lá o horário do dia mais apropriado pra sua prática, grude nele com toda sua força. Pode ser que na segunda-feira, por exemplo, yoga aconteça às 8 da manhã, mas na terça, seu único horário livre é as 2 da tarde. Seu horário “fixo” se adapta à sua agenda, mas o comprometimento diário e semanal está ali. Consistência é a chave aqui.

Assuma um compromisso com a pessoa mais importante do mundo!!! VOCÊ!!!

3- Não consegue fazer yoga todos os dias? Sem problemas! Escolha 3 dias da semana que são os melhores para você, e faça desses dias os mais sagrados da semana. Melhor se comprometer com 3 dias do que esperar que, um dia, sua agenda mude e você possa ter a prática dos seus sonhos. Sonhar é bom, agir é ainda melhor.

4- Tá preocupado com sua dieta? Carnívoro? Adora uma batata de qualquer jeito que se apresente? Gosta de um leitinho com café?  Vou te contar um segredo… Você não precisa ter uma dieta específica para entrar no mundo do Yoga. Cada pessoa tem necessidades específicas, e se você não der atenção às necessidades do seu corpo, ele vai sofrer. O que conta é nossa atitude em relação ao que ingerimos, vemos, ouvimos… Conecte-se com a natureza e com as criaturas que fazem parte das nossas relações, e você verá que sua atitude para com o que você consome mudará… naturalmente.

 

Definitivamente não precisa ser flexível para praticar yoga!!!

5- Você está esperando ser flexível pra começar no Yoga? Sai dessa, meu amor! A palavra chave aqui é “adapte”. A prática de posturas ou asanas está aqui para lhe servir, e não lhe escravizar. Há, pelo menos, 3 maneiras diferentes de praticar a mesma postura. Busque um professor que o ajude a encontrar a melhor maneira de começar desde o ponto onde você se encontra, e te ajude a progredir de acordo com suas habilidades. Conheço praticantes incríveis que se recusam a fazer posturas invertidas, e nem por isso deixam de ser yogis. Quer meu número de telefone? 🙂 (Instagram: @cel_hemingway_yogi)

6- Lembre-se: a prática de asanas serve para fortalecer, purificar e preparar o corpo e a mente para as práticas mais meditativas do Yoga, mas elas por si só não trazem desenvolvimento espiritual. Sua busca espiritual e trabalho interior dependem de um outro tipo de prática que você escolhe de acordo com aquilo que lhe parece melhor, aquilo que completa sua alma. Seja a sua prática espiritual o cristianismo, budismo, espiritismo, ou vaishnavismo, a prática de ásanas servirá sempre para torná-lo melhor no caminho de desenvolvimento espiritual que você escolheu.

 

Encerrando um ciclo para iniciar um novo muito melhor

Com a chegada de um novo ano, novas possibilidades se abrem, e nos comprometemos a olhar para nossas vidas, e visualizar aquilo que queremos. Se você quer mudar algo na sua prática de Yoga para torná-la mais condizente com sua vida, ou mesmo começar uma exploração do Yoga, avalie onde está e comece a fazer seus planos. A transformação é certa, e vale a pena.

Hari Om

 

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments