“Seja Amigo De Pessoas Que Queiram O Melhor Para Você” 3/12

Tomates verdes, maduros ou podres?

Para ilustrar o artigo de hoje, tinha pensado colocar a foto de duas laranjas; uma laranja boa e a outra começando apodrecer pelo contato com a podre, mas mudei de idéia e escolhi a foto dos tomates verde e maduro (sem o podre), talvez porque eu tenha plantado estes tomates e a natureza tem sido minha melhor escola.

Este é o 3º da série de 12 artigos que venho escrevendo de forma opinativa, baseado no livro 12 Regras Para a Vida – Um Antídoto Para O Caos do autor Jordan B. Peterson, com um talento surpreendente para fazer a gente pensar de forma diferente sobre valores, virtudes e o  comportamento humano.

“Me digas com quem tú andas que e direi quem tú és”!!!

É como a laranja boa em contato com a laranja podre, a gente sabe o que vai acontecer, não é mesmo?

Confesso que este livro, em alguns momentos me sinto como se tivesse sido virada de ponta cabeça, sacudida, criando um caos interno absolutamente positivo, me fazendo romper com alguns ciclos necessários. O mais interessante tem sido descobrir o antídoto ao flagrante deste próprio caos, a leveza e a organização numa auto compaixão muito bonita de se observar e sentir.

Quando pensava que o capítulo, ou melhor a “regra” fosse por um caminho, ledo engano, são muitos caminhos, várias curvas, chegando a pensar que ia me perder na conclusão do aprendizado. Quando achava que  já havia esquecido alguma “rota” dos diversos caminhos (alguns até sem saída), eis que surgia uma nova trilha me levando para uma camada mais profunda e sutil, lapidando mais uma faceta deste precioso diamante do autoconhecimento, sabe aquela pecinha tão procurada e esperada do quebra-cabeça que faltava? Eis que de repente…tudo se encaixa!!!

Aprendendo a rever, reciclar e começar a construir, nutrir e manter relacionamentos saudáveis. E encerrando alguns ciclos também!

” Ser amigo de pessoas saudáveis é mais desafiador do que se pensa” (Jordan B. Peterson)

O obvio que muitas vezes ignoramos…

Já dizia a mãe do sábio filósofo Sócrates que era uma parteira: “só se pode dar a luz a quem se está grávida”!!!

Por que a gente insiste e leva tanto tempo para aprender isso?

Por que perdemos tempo e insistimos com pessoas que tem comportamento podre ou destrutivo?

Algumas frases do autor podem responder a estas perguntas:

“Já atendi a pacientes que buscaram tratamento por decisão judicial. Eles não queriam a minha ajuda. Foram forçados a procurá-la.Não funcionou. Era tudo uma farsa.”

“A lealdade deve ser negociada, justa e honestamente. A amizade é um acordo recíproco. Você não fica moralmente obrigado a ajudar alguém que está fazendo do mundo um lugar pior”…“Você atua como Abel para o Caim deles” 

Ensinar as crianças

Acho que o autor Jordan deveria escrever este livro numa linguagem infantil para que todos os pais, escolas e Governos pudessem ensinar as crianças.Varias vezes pensei: “eu queria ter aprendido isso desde de criança”!!

Em uma sociedade que adoece cada vez mais, muitos jovens não sabendo lidar com as decepções, fracassos, angústias estão se transformando em adultos mimados, infantilizados, emocionalmente e mentalmente desorientados, perdidos, é muito triste.

Verdade…VERDADEIRA…

“Não pense que é fácil se cercar de pessoas boas e saudáveis do que das más e prejudiciais. Não é. Uma pessoa boa e saudável é um ideal. É preciso força e ousadia para estar  ao lado de uma pessoa assim. tenha um pouco de humildade. Tenha um pouco de coragem. Use o seu juízo e proteja-se da compaixão e piedade totalmente desprovidos de senso crítico.” (Jordan B..Peterson)

Por que é mais fácil se enganar e viver na ilusão do que na dor da verdade que liberta e transforma?

A verdade é que  é preciso querer verdadeiramente evoluir para suportar cada etapa do processo, se nutrindo constantemente de coragem para tirar o véu da ilusão de quem se acha que é, para quem se é verdadeiramente.

Só assim podemos começar a mais linda obra humana:  se esculpindo!! Se lapidando, como um diamante!  

Ciclos da natureza e da vida

Equinócio chegando, anunciando a primavera no hemisfério sul e o outono no hemisfério norte. A primavera nos ensinando a SER o próprio milagre, à renascer, à florescer, já o outono fazendo toda a sua alquimia orgânica de cores nas folhas, até que as folhas sequem e caiam, nos convidando ao desapego de tudo o que já não nos serve mais. É preciso aprender desapegar, deixar ir, encerrar ciclos.

Para se receber o novo tem que abrir espaço para o que se busca e assim como os tomates, cada um tem seu tempo, conscientes de que alguns não amadurecem e outros simplesmente apodrecem.

Sentido da vida

O que faz com que você se levante da cama todos os dias?

Quais são os valores, ou princípios que te guiam em sua jornada?

Onde estou? Onde quero chegar? O que e como faço para conseguir?  

Talvez estas perguntas possa ajuda a aproximar da energia do que queremos atrair, ou nos afastar das energias que precisamos.

“Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você.”

Juntos somos melhores e mais fortes!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carol
Carol
7 meses atrás

Adorei seu artigo.
Veja meu Baixar no pc