Você tem o hábito de planejar sua vida ou costuma deixar para o Zeca Pagodinho?
” Deixe a vida me levar, vida leva eu …deixe a vida me levar, vida leva eu…”
Muitas pessoas tem o hábito de planejar, mas muitas pessoas não tem o hábito ou por não saberem, ou por deixarem as coisas acontecerem naturalmente.
Algumas pessoas fazem um planejamento na empolgação de um começo de ano, mas não sustentam e nem fazem os ajustes necessários sempre que necessário.
No artigo de hoje mostro pra você o projeto de vida que fiz para os próximos 10 anos com três ressalvas:
- Mudança/transformação/Propósito: Como tudo muda a todo instante a espinha dorsal do meu projeto é Deus no comando, aliás ele sabe qual o melhor planejamento para minha vida. Lembrando do propósito de cada etapa, tudo que tem um propósito tem um valor agregado e isso faz toda a diferença.
- Flexibilidade: Para as mudanças que se apresentarem ser e ter flexibilidade. É um dos pilares, juntamente com bom humor e criatividade para as adaptações e ajustes necessários. Visualizar o planejamento todos os dias para saber quando ajustar, mudar, reciclar ou mesmo replanejar.
- Informações sigilosas: algumas informações são sigilosas, tomei o cuidado para não me expor por proteção e recomendo à você o mesmo.
*A estrutura do projeto é a mesma.
Primeiro, uma breve reflexão : Como foi seu ano anterior?
Se não foi como gostaria, te convido a analisar pelo lado positivo.
Agradeça tudo aquilo que julga ter sido ruim e absorva o aprendizado para focar e melhorar os resultados para os próximos anos.
Qual a nota você ( não vale outra pessoa ) dá para seu desempenho nos setores da sua vida: familar, afetiva, financeira, espiritual, amigos, saúde física /emocional, saúde intelectual, social e meio ambiente?
O objetivo e intuito desse exercício é desenvolver melhor a habilidade que teve uma nota menor para no próximo ano melhorar nesse setor ( focar), afinal sempre podemos melhorar.
Bora começar nosso super projeto de vida!
Acrescentei algumas reflexões para ilustrar melhor, mas você não precisa fazer isso e pode colocar diretamente os setores e como pretende atingir cada meta.
Passo a passo
- Definir quais os setores a serem desenvovidos (se quiser colocar pontos fortes x fracos), tipo a matriz SWOT (muito utilizada nas empresas e também para líderes).
- Qual o objetivo com propósito para cada um desses setores?
- O que e como vou realizar cada etapa? ( como fazer)
- Quando / datas /”deadline” ?
- Primeiro, escolha revistas lindas e maravilhosas. Recorte as figuras de acordo com cada setor, ou use imagens incríveis do wallpaper do Google.
- O intuito de usar as imagens é para ilustrar melhor e você se visualizar na figura com o suas metas alcançadas.
- Recursos tecnólogicos: se você gosta de excel, planilhas, use todas as ferramentas tecnológicas que tiver habilidade e achar interessante. Se puder contribua conosco e compartilhe suas dicas ou idéias inusitadas.
Imprima e adapte em uma moldura, colocando em um lugar que visualize todos os dias. De preferência, crie um ritual sagrado com oração antes de dormir e ao acordar de frente para o seu projeto de vida.
Meu Projeto de Vida – De Janeiro a Dezembro: 2019 a 2029.
1- Corpo – Saúde física
Ser flexível com meu corpo
Todos os dias praticar exercícios Tibetanos. Amo essa prática e dura em média 10 minutos por dia.
Saiba mais: http://br378.teste.website/~adri6534/exercicios-tibetanos/
- 3 vezes na semana praticar Yoga.
- Nos dias livre, revezar com uma caminhada ou andar de bicicleta.
- Beber 2 litros de água por dia ( intencionando saúde com bem estar).
- Dormir 8 horas por noite.
- Ler 1 livro por ano de alguém que admiro e possa me inspirar nesse quesito. Alguém mais velho que escolheu envelhecer de forma saudável e natural.
- Alimentação: Fazer minhas marmitas saudáveis e carregar para os lugares sempre que necessário.
PS: Meu propósito é chegar aos 60, 70, 80 anos ou até quando Deus permitir da forma mais saudável com meu corpo, mente e espírito e pretendo “em ver e ser” dessa forma, ou seja, envelhecer fazendo meu melhor.
*Em 10 anos estarei com 58, quase 60 anos. Prometo a mim mesma, viver no momento presente, fazendo de cada dia o melhor dia da minha vida.
- 60 anos, me aguarde! ( fortalecendo meu propósito)
*Minha nota nesse quesito em 2018 = 6
Como melhorar: Disciplina e foco! Eu posso. Eu conseguirei. Um dia de cada vez e fazer. Atitude= fazer!!
De 2019 a 2029, farei as adaptações necessárias e vou evoluindo de acordo com as novidades que surgirem.
2- Mente / Saúde Emocional
Luz e sombra
- Consciente da minha luz e também da minha sombra, nessa foto podemos imaginar que o sol representa a luz ( virtudes e qualidades ) e a sombra represente ( os defeitos ).
- Cuidar dos meus pensamentos, palavras e atitudes orando,vigiando até que se tornem um hábito e um estilo de vida.
- Substituir as reclamações por gratidão.
Leitura, cursos, terapia e estudos.
- Ler artigos semanais ( vale também escrever e compartilhar) para desenvolver e aprender novas formas de expansão para evolução, aliá quando escrevo e compartilho fortaleço meu aprendizado (propósito).
- Ler 2 livros ou audiobooks por ano deste segmento.
- Fazer 1 novo curso a cada 2 anos.
- Em 2019 – Jornada Xamânica com alguns amigos para o Four Corner ( Utah, Arizona, Colorado e New Mexico, incluindo Gran Canyon, Zion Park, Bryce Canyon, Senoma ). Previsão de maio a agosto.
*Nota em 2018 = 7 – Onde Melhorar: Não entrar em “trapaças alheias” ( o processo evolutivo é individual ). Antes de dar minha opinião ( se e quando solicitados) analisar todos os lados me colocando no lugar de cada um, sem cair no vitimismo das situações.
Nesse ano, pratiquei muito esta meditação ( A Sabedoria do Silêncio Interno ), me ajudou muito não cair em armadilhas e não agir de forma impulsiva.
Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=qyj-3P8_UmQ
3- Saúde Espiritual / Alma
Meditação – Oração
- Todos os dias, para todos os próximos 10 anos, farei meu ritual sagrado de no mínimo 10 minutos de oração em frente ao meu projeto de vida.
- Meditar. Todos os dias, antes dos exercícios. (10 minutos no mínimo até quanto tempo puder)
- Programa Espiritual. Faço esse programa espiritual há alguns anos e eles fazem parte do meu ritual sagrado. São 63 afirmativas, sendo uma por dia. Quando termino, recomeço.
Saiba mais http://br378.teste.website/~adri6534/programa-espiritual-o-poder-da-oracao/
- Orar enquanto cozinho agradecendo a Deus pelo alimento, pela mãe terra que nos nutre e por todas as pessoas que desprenderam seus esforços para que esse alimento chegasse no meu templo sagrado, no meu corpo. (Aprendi com a minha mãe)
- Orarmos juntos em família antes das refeições agradecendo e pedindo as bençãos para termos melhor saúde.
- Ler 2 livros ou audiobooks por ano.
*Fé. Tem sido e vai continuar sendo, a espinha dorsal da minha vida.
*Nota em 2018= 9 – Preciso melhorar na meditação.
4- Saúde Familiar, Afetiva e Amigos
Família
Meus tesouros
Filho; Enteados; Família de origem; Família do marido e Amigos.
- Filho: fazer oração por áudio ou por vídeo e enviar a ele. Começamos o Programa Espiritual juntos em novembro ( 2018) e tem sido especial, um legado que quero deixar. Venho percebendo que ele sente mais seguro e protegido.
- Skype ou facetime semanal.
- Mensagens positivas e encorajadoras, diariamente. Não importa nossa distância física, nossa conexão é instantânea e é essa conexão que faz o nosso relacionamento ser cada vez melhor, íntimo e saudável. Ser presente não depende de geografia, é possível ser presente mesmo fisicamente longe.
- Irmãos/sobrinhos/primos: Revezo com cada um semanalmente e ligo para conversarmos, bater papo. Demonstrar meu amor, respeito e interesse. Cientes que precisamos ter um equilíbrio entre doar e receber e isso depende dos dois lados.
- Enteados: Ser presente em nossos encontros. Cozinhar 1 vez ao mês algum prato que todos gostem. Estarmos mais juntos em atividades físicas, espirituais ou intelectuais. Ciente do equilíbrio entre doar e receber.
- Família marido / minha família: Ser presente e preparar um jantar para nossos encontros com amor, carinho e respeito.
- Ler 1 livro ou audiobook por ano.
*Nota 2018 = 9 – Onde Melhorar: considerar todas as situações e pessoas envolvidas fazendo meu melhor. Consciente de equilibrar os relacionamentos entre doar e receber.
Afetiva
Casamento
- Semanalmente fazermos nosso date, namorarmos, seja preparando um jantar para nós com amor e capricho, ou se estiver muito corrido, sairmos para namorar em algum restaurante ou mesmo assistir algum filme ou série juntos.
- Bilhetes, troca de mensagens no dia a dia são essenciais e fazem parte da nossa rotina. Estar atenta e perceber a hora certa de falar e de escutar, ou ainda, de mimar. Continuarmos orando juntos todas as noites antes de dormir. Esses simples gestos nutrem e fortalecem o relacionamento e a nergia do nosso lar.
- Cinema, viagens, passeios: continuarmos essas práticas que nutrem o relacionamento.
- Ler 1 livro/ audiobook por ano.
*Para os próximos 10 anos: viajar para alguns Estados dos USA, alguns países da Europa, Ásia e América do Sul.
*Nota em 2018: 9 – Onde melhorar: praticarmos algum esporte juntos, ou fazer caminhada / pedalar.
Amigos
Amigos: A família escolhida
- Amo meus amigos, são meus irmãos de coração e alma. Alguns sabem mais dos meus desafios mais que muitos membros da minha própria família.
- Ser mais presente e cuidar melhor dos verdadeiros amigos, eles são sagrados e especiais. Fazermos mais facetime ou skype.
- Viajar juntos, termos nossos momentos: hiking, trilha, jornadas juntos, passeios ou rituais.
*Nota em 2018 = 8 – Onde melhorar: Equilibrar a dedicação com aqueles que de fato fazem a diferença na minha vida.
Sabe aquele que se preocupa verdadeiramente com você e que sempre te liga só pra saber como você está? Por eles vou me dedicar mais.
5- Saúde Profissional
Um passo / degrau de cada vez
- Blog: Escrever, fazer vídeos, editar e deixar os artigos salvos e planejados.
- Criação dos vídeos e artigos audios: com ajuda do filhão que é profissional na área, transformar os artigos escritos em 2018 nessas versões.
- Criação do podcast para o blog: até dezembro de 2019 estar pronto.
- Ler 2 livros por ano nessa área.
- Yourself: Sou terapeuta renascedora ( formação Bioflow,Brasil ) e faço atendimento terapêutico. O Yourself quer dizer você em contato com você. É o nome para esse meu propósito de vida que para os próximos anos será praticado com muito amor, respeito e muito estudo.
- 2019/2020: Fazer uma especialização em Life Coach nos EUA.
- Drigadeiros: faço brigadeiros e beijinhos (doces brasileiros), crepes franceses e também pães de queijo. Aceito encomendas para casamentos.
- Meu Livro: Comecei escrever meu livro em 2018 e estou com 110 páginas escritas. Minha meta é terminar até setembro de 2020.
- Até 2029, lançar 3 livros ( 1- biografia / O poder da gratidão; 2- Yourself / Você em contato com você ; 3- ainda não sei qual nome e nem o conteúdo).
- 2020- Até dezembro de 2020, lançamento do primeiro livro (biografia).
- Nome do livro: O Poder da Gratidão (sujeito a alteração).
Profissional do Futuro
Os assuntos sobre como será o profissional do futuro sempre me atraem e esse vídeo abaixo faz muito sentido para mim, trouxe boas reflexões. Acredito que precisamos desenvolver cada vez melhor nossa consciência e nossas habilidades.
Basta fazermos uma breve reflexão de 10 anos atrás como tudo vem se transformando numa velocidade desenfreada e a profissão que trazia uma garantia, hoje pode não trazer mais. “Aprender. Desaprender e Reaprender”. vale a pena assistir e anotar o que achar relevante.
*Nota em 2018 = 8 – Onde melhorar: Ser melhor disciplinada com a agenda. Desenvolver a prática e uso com a tecnologia, criando vídeos interativos, áudios artigos e podcasts com conteúdo e relevância.
Usar agenda do celular, mas também uma que vou colocar na porta da geladeira (tipo lousa branca) com a agenda da semana para me lembrar das duas formas.
6- Saúde Financeira
O poder de economizar, usar e investir o dinheiro
- Ler artigos inspiradores de pessoas que prosperam e seguir essas pessoas. Quero aprender melhor como investir e fazer o dinheiro trabalhar para mim.
- Ler 2 livros por ano sobre essa saúde.
- Meta: Economizar 10% nas despesas em casa, melhorar o foco no consumo, comprar somente o que for consumir, evitando assim o desperdício. Anotar as economias feitas.
- Aposentadoria: Venho contribuindo mensalmente e continuarei pelos próximos 6 anos que é quando me aposento.
- Economia casal: Economizarmos juntos e investirmos para termos nossa velhice confortável. Diminuir as idas aos restaurantes e comprar só o que de fato precisarmos.
- Comprar cofre: colocar todas as moedas lá (será revertido para os nossos passeios).
- Doar % (que a verba permitir) para instituição de caridade, ou para alguém próximo que realmente necessite.
*Nota 2018 = 7 – Como melhorar: desenvolver melhor o foco e a responsabilidade nessa área. Não jogar comida no lixo. Comprar só o que for consumir.
7- Saúde Intelectual
Reciclar, Estudar ou Pesquisar. ” Quanto mais sei, mais sei que nada sei” ( Sócrates )
- Ler revista, artigos, assistir TedTalk, filmes, podcasts em inglês sobre assuntos que desenvolvam o intelecto.
- Ler 2 livros por ano nesse setor.
- Até 2020 meu inglês estará com bom nível de fluência para escrever, ler, falar, ouvir e interagir.
Nota 2018= 7 – Como melhorar: lendo mais em inglês. Estar atenta ao tempo de uso das redes sociais, priorizando o setor intelectual.
8- Saúde Social
“Quem não sabe doar, não sabe receber”
- Essa parte é importante! Praticarmos o bem, não importa a quem.
Apenas com intuito de divulgação e não de ostentação, senão perde o valor. ” Faça o bem e não olhe a quem”.
- Doar nosso tempo de forma produtiva é maravilhoso tanto para quem doa, como para quem recebe.
- 1 hora por semana ou 4 horas ( meio período de um sábado por exemplo ).
- Se quer contribuir não sabe como, segue essa sugestão do Grupo Sol ( informações na home do blog), fica em São Paulo, Brasil.
Acesse o link e conheça o que faz o Grupo Sol – https://www.youtube.com/watch?v=pOsBvDd-kiY
Se vocé é de outro Estado, ou país, converse com os amigos, vizinhos ou pesquise nas igrejas da região ou até mesmo no Google, com certeza irá encontrar.
*Nota em 2018: 7 – Como melhorar: Me disciplinar nos dias e horários. Estar atenta ao calendário e emails recebidos.
9- Saúde com Meio Ambiente
Nossa casa, nossa vida
Temos sentido as consequências dos maus tratos com a nossa mãe terra e muito por conta do capitalismo exagerado que nossa sociedade vive.
Sabemos que o problema é gigante, mas se cada um de nós fizermos a parte que nos acabe, estaremos contribuindo de alguma forma.
Reciclar lixos
*Papelão, pilhas, óleo de cozinha, uso de plásticos
*Eliminar o uso de canudos plásticos e o uso da sacola do supermercado.
Transformar o hábito, levar a própria sacola e também meu copo na bolsa, mesmo nos restaurantes, assim elimino os canudos plásticos.
- Ler artigos ou livros sobre como podemos melhorar ( pelo menos 1 livro ao ano ).
- Plantar no mínimo 1 árvore para os próximos 10 anos.
*Nota 2018 – 7 – Como melhorar : Transformando esse pequeno hábito e acabar com o uso dos canudos e sacolas plásticas.
Concluindo e Colocando Em Prática
Quanto mais se pratica, melhor fica.
Então bora colocar em prática com flexibilidade, paciência e leveza.
Vira e mexe rola uns “escorregões na casca da banana” e até brinco comigo mesma: “está tudo certo, levanta e (re) começa, sem se torturar, sem se vitimizar, mas como um GPS, vamos recalcular a rota e prosseguir com Fé, amor e respeito “.
Ser consciente que muitas vezes planejamos uma coisa e acontece outra, porém assumindo o controle sem deixar essa responsabilidade para terceiros ou mesmo para Zeca Pagodinho…
Perceber isso como um acontecimento divino, ter flexibilidade, gratidão para adaptar e replanejar o projeto/planejamento sempre que necessário com o seu propósito de vida.
Desejo um excelente projeto de vida a cada um de vocês e que possamos fazer de cada dia, o melhor dia de nossas vidas!
Com amor,
Adriana
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.