Será que podemos construir um mundo melhor? Como?

A arte imitando a vida, ou a vida imitando a arte?

Recentemente assisti ao filme dirigido por Martin Scorsese,”Killers of the Flowers Moon”, cuja tradução é “Assassinos da lua das flores”, baseado em uma história real, com excelente atuação do Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. O filme retrata misteriosos assassinatos que aconteceram na tribo indígena da etnia Osage, onde os nativos indígenas se tornaram ricos devido o petróleo brotar em suas terras, inocentemente confiaram suas vidas nas mãos dos americanos gananciosos e manipuladores que criavam oportunidades para assassinar suas parceiras e seus familiares, cujo objetivo era acumular mais e mais riquezas. Depois de muitas mortes (assassinatos)  não investigados, uma das mulheres (esposa de DiCaprio) decide ir a Washington pedir ajuda ao Presidente ( justiça Federal) e finalmente as mortes são investigadas e felizmente cessadas.

https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/com-dicaprio-novo-filme-de-scorsese-e-destaque-nas-estreias-do-cinema/

Este filme mexeu comigo e há dias venho processando sobre o comportamento humano. Venho questionando e refletindo o preço da inocência, da ganância, do egoísmo, da falta de caráter e como tantas barbáries continuam se repetindo de forma desumana. Evoluímos na ciência, medicina, tecnologia e tantas outras áreas, mas como humanos regredimos. Desde grandes os conflitos como guerras até os menores como golpes dentro da própria família.

Sobre sonhos x utopia x realidade…

Nossos sonhos pessoais sempre mudam, mas imagino que a maioria de nós compartilhe um sonho em comum que não muda:

O sonho de viver em mundo melhor para nós, para os nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos, como Seres Humanos íntegros e virtuosos.

Temos tantos recursos, mas como podemos nos unir, separando o joio do trigo para construir de fato um mundo melhor?

“Dêem-me um bebé e eu farei dele o que quiser; um ladrão ou um juíz, um pistoleiro ou um médico…” (Watson em 1927)

E se nos unirmos para ensinarmos nossas crianças a crescerem confiantes, seguras, inteligentes, cientes dos seus direitos e deveres como também dos dos direitos e deveres de cada cidadão?

O que você gostaria de ter aprendido quando criança?

Não sei você, mas eu gostaria de ter aprendido em linguagem infantil sobre direitos e deveres humanos de cada um; pais, filhos, professores, governo, escolas. Um manual básico sobre o que é autoconhecimento e como podemos nos conhecer melhor?

Um manual teórico e prático para autocuidado, saúde física, mental, emocional, espiritual, financeira, filosofia, com livros, quebra-cabeças e tantos outros  brinquedos pedagógicos para que pais, escolas e crianças se divirtam enquanto se desenvolvem e aprendem.

Pais, escolas e Governo – deveres e responsabilidades

Ensinemos nossas crianças desde de cedo a identificar o falso, do verdadeiro. Crianças são muito inteligentes, aprendem rapidamente identificar marcas de roupas/tênis falsos dos verdadeiros, mas não aprendem da mesma forma a identificar  e se proteger de pessoas falsas, mentirosas, gananciosas ou manipuladoras.

Muitas vezes ensinamos a revidar, a bater de volta achando que bateu levou é a melhor coisa, mas será?

Precisamos educar nossas crianças (filhos) que existem dois tipos de ser humano: bons  e maus e a não dar pérolas aos porcos!

Precisamos ensiná-las a aprender se proteger, a ser auto confiante, seguras de si.

A Arte de Educar

É dever e responsabilidade dos pais:Impor limites. Dizer não. Disciplinar. Ensinar valores, virtudes como respeito, verdade, coragem, amor, compaixão/empatia, responsabilidades, gentilezas, justiça, generosidade, integridade entre outras virtudes.

Sabemos que educar, cuidar + conciliar com tantas outras tarefas como; fazer dinheiro, cuidar da casa, cuidar de si (deveria vir em primeiro lugar, mas na prática não acontece), cuidar do relacionamento com o parceiro, família, amigos, enfim,  a lista é interminável, pode ser exaustiva e se não houver um planejamento mínimo, os danos podem ser grandes com consequências drásticas.

Colocar filho no mundo é fácil, mas educar arrisco dizer que é uma das tarefas mais desafiadoras que já enfrentei e ainda enfrento, mesmo meu filho estando prestes a completar 33 anos ainda busco caminhos, alternativas diferentes e crio oportunidades para que ele tome consciência de si, de seus pensamentos, palavras, atitudes e queira a cada dia SER um humano melhor.

É nosso dever e responsabilidade ensinar, estimular de forma criativa, segura e objetiva sobre: auto cuidado, auto proteção, respeito a si e ao próximo, valores, virtudes, estimular o desenvolver ser herói de si mesma.

Valores e virtudes

Pais, Escolas e governos, por favor, ensinemos nossas crianças que SER é muito mais importante do que TER!!!

Ensinemos  sobre justiça e como SER  justo !!!

Ensinemos sobre proteção/segurança e como se proteger!!!

Ensinemos sobre respeito e como SER respeitoso!!!

Ensinemos empatia/compaixão e como SER empático!!!

Ensinemos generosidade e como SER generoso ( diferenciando que ser bom é diferente de SER bobo)!!!

Ensinemos amor e como SER amoroso !!!

Como SER um pouco melhor a cada dia!!! Sejamos em exemplos ( a melhor maneira de ensinar é sendo, palavras voam, mas exemplos arrastam)

Medo… insegurança x Esporte!

Ensinemos nossas crianças a lidar com medos e inseguranças. Por favor, coloquem as crianças para praticar esportes desde cedo, qualquer esporte que for mais acessível ou mais fácil.

O esporte molda personalidade, o caráter, nos torna disciplinados, resilientes, corajosos, atentos, espertos, inteligentes, melhores humanos.

Coloque para praticar skate ou qualquer esporte em que as crianças se desafiem. Por exemplo, o  skate; experimente assistir como elas praticam atenção plena tentando se equilibrar no skate, como gostam de vencer a si mesmas, seus medos, inseguranças, como desenvolvem coragem, resiliência e constroem a cada queda ou manobra sua melhor versão!!! “Não interrompa as crianças quando estão andando de skate” (autor Jordan Peterson).

Isso estimula de forma divertida ; “ser herói de si mesmo”, um treinamento inconsciente para os desafios do futuro (da vida adulta)

” Ensinemos nossas crianças os benefícios de andar com os bons: “me digas com quem tu andas que te direi quem tu és” !!!

Autenticidade – Que as crianças cresçam nutrindo sua essência divina!

Ensinemos e estimulemos a lapidar-se, a “des-cobrir” seu talento, sua potencialidade única, lembre-os que não existe ninguém igual a ela.

Por favor, não matem a espontaneidade, autenticidade das crianças, estimulem a continuar dizendo sempre a verdade, com gentilezas, amor e compaixão, afinal, até brincando pode se dizer a verdade. Não estimule as crianças a mentir, isto é crime!

Todos nascemos com um talento único = essência divina. Aprendamos a nutrir e a lapidar o próprio diamante. Imagine se praticarmos desde criança esta verdadeira caça ao tesouro!

Despertando o adulto…

Querida criança ferida que habita no corpo adulto, pare de se medicar, se intoxicar com remédios, os laboratórios querem que se vicie e a indústria alimentícia que se entupa de besteiras, fique obeso e entre no ciclo vicioso e doentio. Repare a quantidade de pessoas que vem adoecendo por causa disto.Desenvolva uma mentalidade forte, sem pressa, sem imediatismo, um pouco por dia, o processo é devagar e sempre.

Comece pelo sono, tenha domínio da qualidade do seu sono, não precisa ser gênio para saber que o sono é a melhor medicina natural para a saúde, se tiver dúvidas , pesquise e comprove qual a função do sono e quais benefícios traz para a saúde.

Alimentação: descasque mais, desenrole menos, simples assim. Legumes, frutas e verduras não tem lista de ingredientes do que contém ou não contém porque são saudáveis. Substitua as guloseimas por estes alimentos e perceba a enorme diferença na sua saúde.

Agua: beber de 2 a 3 litros de agua por dia é o mínimo. A água limpa todo nosso organismo, hidrata e beber antes das refeições diminui o apetite, ajuda no processo de emagrecimento, tome água quando sentir fome e perceba a diferença.

Exercício físico: Goste ou não goste, movimente seu corpo, viver é movimentar-se!! Caminhe, pule corda, dance, corra, faça yoga, jogue basquete, vôlei, futebol  ou qualquer outra coisa que se identifique, mas faça disso sua disciplina diária 5 x na semana e perceba a diferença depois de alguns meses  e alguns anos.

Pause: descanse, medite, reflita suas atitudes, sentimentos, pensamentos, palavras… quem você é quem está construindo SER!

Mantras pessoais para nossas crianças e para a criança interior que habita em cada adulto!! 

“CRI- ATIVIDADE”. Crie suas frases e faça uso como medicina natural  aprendendo a nutrir-se da força que habita no seu coração.

Onde estou, onde quero chegar?

Isso me aproxima ou afasta do meu propósito?

Domina te a ti mesmo!

Assuma seu próprio líder, seu guru, sua sabedoria interna.

 Seja dono de si e de suas emoções. Autoconhecimento (tem começo, mas não tem fim ou melhor, até o ultimo suspiro)

 “Mato o mal do mundo em ti que o o mal do mundo não te atingirá”

“O que importa são os atos, não os resultados” ( Marco Aurélio, Imperador)

Retiro – “Retire-se para dentro de si” ( Marco Aurelio)

“Ser preciso no que diz (Jordan Peterson): saiba o que quer, o que não quer, saiba seus valores, se imponha, se respeite, valorize-se!

Fale menos, escute mais!

A paz pode invadir uma guerra, mas a guerra não irá invadir minha paz!

D I S C I P L I N E-SE

S I L E NC I E

Crie seu próprio mantra do que faz sentido para você.

Até o próximo post, com amor,

Adriana

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments