“Informação com moderação”- Insight 6 – portal da Revista Exame

Texto escrito por Luah Galvão – Comunicadora 360  e colunista do blog ” O que te Motiva” no portal da Revista Exame e Renata Orrico – Produtora executiva e empreendedora da Enjoy Conteúdo.

 

6 Informação com moderação!

Em meio à pandemia do Covid-19, todo cuidado é pouco com a epidemia das notícias. 

Estamos sendo borbardeados o tempo todo com notícias que vem nos assustando e deixando um sentimento de angústia. Tente se blindar um pouco e filtrar as notícias que deseja consumir. É importante se manter informado, mas cuidado com os excessos.

 

 

 

Nesse momento, procure por informações relevantes vindas de fontes confiáveis. Não acredite em tudo o que você lê. Hoje em dia as fake news tem circulado na velocidade da luz, e o sensacionalismo tem sido um vírus também bastante perigoso.

Por outro lado, vários expoentes de diversas áreas como economia, filosofia, sociologia, passando pela física, biologia, e porque não, espiritualidade, tem se pronunciado trazendo interessantes pontos de vista. Uma dica é buscar aqueles que você tem afinidade e ver o que estão dizendo diante desse contexto. Seus pensamentos, reflexões e visões de mundo podem te ajudar a construir um pensamento mais interessante, contundente e assertivo sobre o que está se passando, e também sobre as consequências para o nosso futuro. 

Recentemente, por exemplo, Yuval Harari, historiador e autor de Sapiens e Homo Deus, publicou no Financial Times um artigo de diversas páginas intitulado “The world after Coronavirus” (O mundo depois do Coronavírus). Esse é um exemplo de conteúdo que traz uma série de reflexões interessantes. Mas é apenas um entre muitos exemplos… 

Sobre o coronavírus em si, uma ótima fonte é o relatório diário da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros órgãos de pesquisa e também estudos de universidades que tem relevância no cenário global. Não é interessante tomar nenhuma atitude em relação a segurança de sua equipe que vá contra os principais órgãos de saúde do mundo, e principalmente em fontes sem embasamento científico. 

Esse é também um excelente momento para aumentar o escopo do seu conhecimento. Diversas plataformas de peso tem aberto seus conteúdos gratuitamente. Hoje temos acesso livre a muitos livros, filmes, cursos e até programas avançados de ensino que tem disponibilizado seus conteúdos em caráter solidário. A Amazon, por exemplo, disponibilizou nesse momento centenas de e-books à custo zero. Vale a pena separar um tempo no dia para ampliar não só seu conhecimento técnico, como se aprofundar em outras áreas do saber que você tem afinidade, e ou até compartilhar com o próximo seu próprio conteúdo e sua expertise. Sua vivência pode ajudar a ampliar o conhecimento de outras pessoas. Pra isso, hoje temos a sorte de contar com inúmeras ferramentas e tecnologias disponíveis para esse compartilhamento. É hora de exponencializar o conhecimento!

Sendo assim, e com base nas provocações da Forbes, cuidado com essa avalanche que tem chegado até você. Pincele aquilo que realmente interessa e não deixe seu tempo ser consumido por achismos e devaneios. E se for necessário, programe momentos para o detox digital ou detox de informação. Use seu tempo para engrandecer seu conhecimento e não se perder em um mar de letrinhas e imagens que só lotam o HD. 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments