Eduque-se: corpo, mente e emoções – capítulo10

Estamos chegando ao fim de 2020 e esse ano além de ficar marcado na história devido o mundo ter parado pela pandemia do Covid-19, o ano tem sido bastante complexo com inúmeros desafios, porém, nos trouxe oportunidades para fazermos uma retrospectiva um tanto diferente como: O que queremos morrer em 2020 para renascer em 2021?

Você já se fez essas perguntas? 

  • Qual o sentido da vida?
  • Como e para que eu quero ou mereço viver?

Sem entrar na questão sobre qual o motivo de tudo isto estar acontecendo no mundo, pois cada um de nós tem a sua interpretação, o fato é que o mundo como estava, se encontrava bem estranho, pois vivíamos um outro tipo de pandemia:

  • A pandemia de viver no piloto automático sem tempo para nada, inclusive sem tempo para cuidar da própria saúde física, mental e emocional.

Como você vem cuidando da sua saúde?

2020 esfregou na nossa cara o quanto a vida é nosso melhor patrimônio e o quanto se cuidar é fundamental!

E para eu cuidar/ajudar o outro é preciso estar bem não é mesmo? É aquele antigo exemplo do uso da máscara no avião:

  • “Caso o avião comece a cair, máscaras de oxigênio cairão no seu colo, mas você deverá colocar PRIMEIRO EM VOCÊ e depois nas crianças ou em quem estiver ao seu lado”.

 

Corpo: um templo sagrado

O corpo e a mente é uma coisa só e a forma como cuidamos desse templo sagrado influencia diretamente em nossas emoções e comportamento.

Todos sabemos que é preciso cuidar da alimentação, qualidade do sono e exercícios físicos, mas por que a maioria não o faz como gostaria ou como deveria fazer?

Porque não desenvolveram o hábito e ficam presas a desculpas, simples assim.

O Poder do Hábito

O hábito é o ato de fazer sem pensar, estando ou não com vontade, por exemplo: Você não pensa para se vestir e não sai nú por aí porque algum dia não está com vontade de se vestir não é mesmo? Apenas faz sem pensar se está com ou sem vontade. Com exercício físico é a mesma coisa.

Não sei você, mas não conheço ninguém que acorde com vontade de praticar exercício físico, a não ser no início do ano quando faz aquela famosa lista de desejos que todos fazemos:

  • “Esse ano eu vou fazer exercícios físicos 4 vezes por semana”, mas depois de 2 ou 3 semanas começa diminuir o ritmo com algumas desculpas até parar de vez jogando o dinheiro do ano no lixo! Quem nunca? Eu já, mas depois de doer no bolso aprendi como funciona o hábito.
  • Não é errando que se aprende, mas sim corrigindo os erros!

Que tal trabalhar para criar o hábito independente de estar com vontade ou não e priorizar esse momento como um ritual sagrado?

Não existe força de vontade e sim força de comprometimento.

Qual esporte você gosta ou tem curiosidade? 

Às vezes nem sabemos por onde começar ou do que mais gostamos, mas se tivermos alguma curiosidade esse é um caminho para iniciar,  o bom é que opções não faltam, apenas comece e vá fazendo, se não gostar troque, mas não pare até encontrar alguma modalidade que você se identifique e se comprometa criando e sustentando o hábito.

Essa pandemia trouxe inúmeros vídeos gratuitos na internet de como praticar exercícios físicos gratuitamente, o yoga por exemplo.

No final deste artigo, vou disponibilizar uma prática de yoga que faço e que ensino para minhas alunas, mas se você nunca fez, recomendo vir fazer uma aula comigo antes.

Sou professora de yoga, dou aula para iniciantes e tenho um presente para você:

  • Duas aulas gratuitas para experimentar yoga, as datas são:
  • 7/12 (segunda-feira) e 9/12 (quarta-feira) às 20:00 hs (horário de Brasilia).

Basta você deixar seu email aqui nos comentários que envio um breve questionário e o link da aula.

*O yoga é para todos, mas não é todo mundo que gosta, então não se preocupe caso não goste.

Descansar e relaxar

 

 

Trabalhar o corpo é fundamental e descansar é essencial.

 

 

 

Durante a prática que ensino para minhas alunas, fazemos em 5 passos:

  1. Meditação: iniciamos com uma respiração consciente e depois a prática de 2 minutos de meditação em silêncio. A ciência e a medicina recomendam a meditação para aliviar o estresse, melhorar o foco e ter inúmeros benefícios. Basta você pesquisar.
  2. Aquecimento: Fazemos exercícios para soltar os nervos e ativar a energia vital para iniciar as práticas.
  3. Saudação ao sol – Surya Namaskar: Fazemos a saudação ao sol com algumas variações, essa prática contém 12 posturas do yoga e aumenta nossa imunidade, flexibilidade e tonifica os músculos do corpo além de ativar o sol que habita dentro de cada um de nós. Durante a prática sentimos calor, podemos suar e ajuda no emagrecimento.
  4. Posturas – Ásanas: Iniciamos as posturas, uma sequência que gosto de ensinar para que cada aluna aprenda e seja independente, podendo praticar no seu dia a dia. O yoga é recomendado no mínimo 3 x por semana, podendo praticar quase todos os dias, deixando um dia para descansar o corpo ou para o período menstrual. Para esses dias não praticar algumas posturas, ou se o corpo quiser descansar, respeitar.
  5. Encerramento –  Savasana: Faço um relaxamento profundo trazendo algumas técnicas de yoga Nidra. A intenção é descansar o corpo e relaxar completamente sentindo e absorvendo os benefícios da sua prática.

Dormir e se alimentar de forma saudável

Dormir bem é o primeiro pilar para se ter uma boa qualidade de vida, é a melhor medicina para descansar o corpo, portanto precisamos desenvolver o hábito de dormir e acordar no mesmo horário, existem as exceções , mas essas a própria palavra defini.

  • Quantas horas de sono você precisa, qual sua rotina de sono?

Respeite e se condicione  nesse hábito saudável, a vida se torna muito mais prazerosa depois de uma noite bem dormida.

Alimentação: Você é o que você come!!! 

  • Você saboreia o alimento ou come no automático?

O que você come e como come?

Somos o que comemos e reduzir o açúcar substituindo por frutas, cortar o óleo vegetal substituindo por puro azeite e cortar farinha, faz toda a diferença.

Ingerir vegetais, legumes, frutas e para quem gosta de carne como eu, comer as que não contém hormônios, aumenta nossa energia e aumenta a imunidade.

Optar pelos alimentos orgânicos que são livres de agrotóxicos. Ah, mas orgânicos são mais caros!!! Sim, é verdade, mas prevenir é mais barato do que remediar. Quanto vale sua vida, sua saúde?

Eu prefiro comer melhor investindo na saúde do que investir em coisas, como sapatos, restaurantes, bolsas, cirurgia plástica, etc.

Tudo são escolhas e consequências.

 

Vida x Gratidão

Alissa Kepas ao meio (nossa professora) com as colegas do curso de yoga. @innerpeaceyogaschoo -l @alissayoga

A gratidão é um dos pilares da verdadeira felicidade. Sinto uma gratidão imensa por estar aqui escrevendo esse artigo e percebendo que temos inúmeros motivos para agradecer;  gratidão pela vida, pelo corpo, por cada órgão do corpo, por respirar, pelos 5 sentidos, por essa conexão com você!

 

 

 

 

Se esse artigo fez alguma diferença, comente, compartilhe e dê seu like, assim você me ajuda nos engajamentos, nos algoritmos e também equilibra a troca entre doar e receber que é tão importante.

Segue o vídeo que fiz para minhas alunas e disponibilizei no meu canal no Youtube.

Juntos somos melhores e mais fortes, então vamos nessa semana de Thanksgiving praticar a gratidão expressando ao que somos gratos?

 

Um abraço virtual com muito amor e gratidão.

 

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments