“Cuide De Si Mesmo Como Cuidaria De Alguém Sob Sua Responsabilidade” 2/12

Este artigo opinativo faz parte de uma sequência de artigos que venho escrevendo baseado no livro “12 Regras Para a Vida” – Um Antídoto Para O Caos –  autor Jordan B. Peterson. 

*Artigo – Para quem quiser ler na ordem, segue o 1/12.

https://adrianajarva.com/costas-eretas-ombros-para-tras/

Regra 2/12 – “Cuide De Si Mesmo Como Cuidaria De Alguém Sob Sua Responsabilidade”

Por que as pessoas tratam bem seus animais de estimação quando ficam doentes ou não, mas não cuidam delas mesmas da mesma forma? 

O autor começa o capítulo, ou melhor, “a regra” nos ensinando a pensar, a rever questões que achávamos estar tudo bem, só que não, provocando reflexões para que possamos querer transformar nosso caos em ordem, à organizar a bagunça que a gente mesmo cria ou foi criando no decorrer da vida.

De forma muito bem elaborada o autor conecta muitos dos nossos comportamentos com alguns sábios do passado, alguns filósofos, extraordinários profissionais como Carl Jung ou Freud, autores, pensadores, escritores e também com algumas passagens bíblicas, trazendo luz para nossa miopia e ilusão que muitas vezes nem percebemos, dando um sacode em nossa mediocridade para um despertar e querer sair na caverna escura para uma vida de luz, que faça sentido.

Auto Cuidado

O “cuidar de si mesmo”,  vai muito além do cuidado físico do mundo das aparências que vivemos, não é sobre procedimentos  estéticos, mas é sobre harmonização interior, sobre organizar o casa interna, sobre; autoconhecimento, auto amor, sentimentos, emoções, razão, atitudes, maus e bons hábitos e claro, disciplina, comprometimento, escolhas e consequências.

“Abra cadabra”…

Se eu tivesse super poder e pudesse no auge dos meus 52 anos dar um salto ao meu passado para ter um encontro (que fosse em sonho) com a minha criança de 7 anos eu diria o seguinte: “querida menina, o segredo da vida é: aprenda a se amar a cada dia melhor para quando você crescer lidar com os desafios  da vida com uma postura confiante (já conectando com a 1/12 regras – sobre postura).

Você  irá vencer os desafios se aprender cuidar BEM de si mesma, vai precisar aprender dizer muitos nãos.Faça yoga (vai ajudar cuidar e conhecer seu corpo que vai te acompanhar até a sua morte).Caminhe. Medite. Alimente DIARIAMENTE a sua fé. Perdoe com facilidade. Leia escrevendo o que aprendeu e pratique o aprendizado em questão. Aprenda estudar. Aprenda a pensar. Aprenda escutar. Observe-se. Se alimente saudável. Durma o sono de qualidade. Sorria. Seja disciplinada com seu auto cuidado e não abra mão em hipótese alguma. Não perca tempo em querer mudar as pessoas a sua volta por mais que você as ame (isso é o trabalho delas), foque em mudar você. Sua ajuda será crescendo através dos seus exemplos. Brilhe sem medo de ser feliz para quando envelhecer, olhar tudo o que viveu e sentir: fez sentido, valeu!!!”

Perguntas…

Por que a sociedade anda tão doente?

Por que é tão desafiador cuidar de si mesmo?

Por que muitas pessoas não se alimentam de forma saudável?

Por que esquecemos de tomar a quantidade certa de água?

Por que muitos não conseguem praticar exercícios físicos com regularidade?

Por que muitas pessoas não conseguem dormir com qualidade?

As respostas são individuais, ficam como lição de casa.

Complexidade Humana 

Somos complexos por natureza,  não percebermos porque temos tanta dificuldade em cuidar de nós mesmos e nesse ponto o autor como excelente profissional da área de psicologia, vai além,  nas camadas mais profundas do nosso ser, na raiz de onde começou a humanidade fazendo interessantes analogias desde Adão e Eva quando desobedecem a ordem de Deus no paraíso comendo o fruto proibido, conectando com os símbolos do bem e do mal, depois conecta com as personalidades de Caim e Abel, sobre culpa, inveja e outros pecados que cometemos, tecendo com maestria aos nossos ancestrais e de forma criativa sincroniza com as energias do TAO yin e yang (feminino e masculino), tudo isso para nos fazer aprender a pensar e a querer conhecer verdadeiramente a nossa personalidade aprendendo organizar o caos que todos nós de alguma forma enfrentamos no decorrer da vida.

Sessão terapeutica

Peterson compartilha alguns casos de pacientes que necessitam de medicação para o tratamento de suas saúdes, mas que “esquecem” de tomar a tal medicação, alguns são casos de graves, por exemplo, transplante de órgãos e essas mesmas pessoas quando seu pet adoece, cuidam deles melhor do que cuidam de si próprias.

Ele cita alguns depoimentos graves que chocam, conseguindo ser sério, engraçado e generoso ao mesmo tempo, o que vem me inspirando querer aprender a usar essa ferramenta “de leveza” para organizar meu próprio caos. Desde o início do livro me sinto em sessão terapêutica com o autor, as vezes é desconfortável, mas ele consegue trazer luz com muita generosidade, o que tem me feito encontrar “conforto no desconforto”.

Me senti nua de mim mesma em alguns momentos, me flagrei em algumas fugas ao querer cuidar de outros para fugir da responsabilidade do cuidar de mim. Algumas páginas ou melhor, em algumas sessões me sinto transportada ao passado onde algumas peças do quebra cabeça da vida que estavam faltando, se encaixam perfeitamente completando tudo.

“Uma Centelha do Divino”

“ Faça ao outro o que quer que faça a você. Ame seu vizinho como a si mesmo! “ (Carl Jung)

“Você precisa ser bom pra você!

Você deve cuidar de si e se ajudar como você ajudaria quem você mais ama, ou o seu melhor amigo”

“Seja verdadeiramente bom pra você como é com quem você ama!”

“Não apenas como criança que quer ganhar o sorvete, mas que precisa ensina-la escovar os dentes depois, como verdadeiro adulto.”

“Ensine sua criança a ser virtuosa, responsável, ser acordado, ser capaz de reciprocidade, ser capaz de cuidar do outro como cuida de si.”

Auto responsabilidade= Auto amor

Aprender a cuidar de si é assumir uma história de amor pra vida toda!

O dia começa com um café da manhã saudável: precisamos de energia para começar o dia.

Defina quem você é. Conheça a  sua personalidade.

Durma bem: nosso corpo precisa de rotina

Você deve se disciplinar com cuidado. Disciplina é liberdade!

Você já se perguntou: Como minha vida pode ser melhor se eu me cuidar adequadamente? 

Cumprir as promessas que se faz, para que possa confiar em si mesmo e se motivar.

Até o próximo post,

Com amor, Adriana

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments