Comprometimento

Contextualizando; basicamente a palavra “comprometimento” significa: “com=junto – prometi= garantir”.

http://*https://www.significados.com.br/comprometimento/

Em resumo, se comprometer é assumir a responsabilidade prometendo dar o melhor de si. E o foco do artigo de hoje é sobre “Auto-comprometimento” !!!

Afinal, quando somos comprometidos em sermos melhores em nossas atitudes, pensamentos e palavras, somos melhores com o outro, com o mundo exterior e quanto melhor dentro, melhor fora, não é mesmo?

Mas será que sabemos SER comprometidos? Até que ponto somos de fato comprometidos? 

Compromisso também se aprende

Todos sabemos que uma criança antes de aprender a andar, vai cair inúmeras vezes e faz parte do processo, não é mesmo?

E nós não julgamos ou somos julgados enquanto estamos aprendendo andar, mas infelizmente julgamos quando adultos por falharmos com os nossos compromissos.

Que tal aprendermos a SER comprometidos com a mesma leveza de uma criança que está aprendendo andar?

Onde estou? Onde quero chegar?

 

 

É normal nos sentirmos confusos e perdidos muitas vezes, mas o “GPS da vida” nos ajuda a desenvolver a habilidade da auto observação para ajustarmos a rota quando necessário.

Se perder faz parte e quando acontecer, pare, lembre-se: Onde estou? Qual é o meu destino final? Para onde estou indo?

 

 

Durante todo o trajeto, “o  comprometimento” é o combustível e nós somos o carro.

Inevitavelmente quando escolhemos algo, precisamos abrir mão de alguma coisa. Se queremos emagrecer, por exemplo, vamos precisar abrir mão do que nos engorda, se queremos aprender um novo idioma, precisamos sacrificar horas de lazer para estudar, se quisermos crescer na carreira precisamos nos preparar de várias formas, e assim por diante.

Todos nós sabemos que para se alcançar bons resultados é fundamental se auto observar o tempo todo e perceber se tal escolha vai nos aproximar ou distanciar da nossa meta/objetivo.

Mas por que muitas pessoas desistem?

Flexibilidade com compaixão

Todo começo de ano inúmeras promessas são renovadas, entre ela as academias renovam seus contratos, alunos que prometem a si mesmo: “Esse ano será diferente, vou cuidar da saúde, do corpo”. Infelizmente depois de algumas semanas vão perdendo a vontade, a motivação, o ritmo, até que desistem.

Perder a vontade, a motivação, o ritmo e desanimar, tudo isso faz parte e todos nós  de alguma forma passamos por isso, mas o segredo, o mindset é exatamente esse; NÃO DESISTIR!!!

Recomeçar é um verbo que precisamos praticar de forma genuína e inteligente, pois quando recomeçamos, não estamos iniciando do zero, temos uma certa experiência, um caminho percorrido, já conhecemos os pontos positivos e também nossas próprias armadilhas.

Leveza, bom humor e rir da gente mesmo costuma ser uma ótima ideia, afinal todos nós falhamos, perdemos a vontade, o ritmo, mas o que faz toda a diferença é NÃO desistir.

Adquirir um novo hábito é um processo que requer paciência, tempo e uma dica legal é se cercar de pessoas inspiradoras, que estejam avançadas no processo, que já passaram por “quedas”, já desanimaram, perderam o ritmo, mas que não desistiram.

“Juntos somos melhores e mais fortes”!!!

Ainda mais hoje em dia, se não tivermos pessoas inspiradoras em nossa vida, podemos escolher de forma virtual; poadcast, lives, cursos, basta escolher de forma inteligente. Viva à tecnologia quando usada à favor.

Auto comprometimento

É assumir o auto respeito, saber dizer os nãos necessários para a criança “mimada e birrenta” que existe dentro de cada um de nós adultos.

As tentações externas sempre existiram e vão existir, a carne é fraca para todos, por isso sentir-se comprometido consigo é ser seu  melhor amigo sentindo sua  própria alma gêmea. Eu mesma converso, tiro sarro e a minha alma gêmea tem até o apelido de”Didi”… imagino ela fora do meu corpo me olhando, aquele olhar de ladinho dizendo: “Deixe de ser safada, isso é pura desculpa e você não quer se tornar expert em  desculpas não é dona Adriana? Sei que está sem vontade de fazer tal compromisso agora, mas apenas faça, não pense, só faça.”

Sermos nosso melhor amigo, lembrando que o melhor amigo diz as verdades que muitas vezes não queremos perceber.

“Isso me aproxima de quem eu quero me tornar, ou me distancia”? (esta frase se tornou meu mantra).

Compromisso com a própria consciência

 

Falarmos de compromisso ou comprometimento é refletirmos sobre autoconhecimento. Gosto muito da letra da música abaixo, me ajuda entender o sentido da vida e o que significa se conhecer verdadeiramente.

“A gente tem um compromisso com a verdade
Não dá mais pra ficar brincando de viver
Tô muito a fim da minha verdadeira identidade
Bateu em mim uma vontade de me conhecer
Eu sei que a gente tem um compromisso com a vida
Passa o tempo e a gente não desvenda o seu mistério… “(será?)”….
Parece muita ousadia, muita pretensão
Mas é meu coração que pede, eu tô levando a sério
Quero saber de onde eu venho
Quero saber pra onde eu vou
Não posso passar pela vida sem saber quem sou
Quero sentir dentro de mim
Todo universo em ação
Quero sentir o amor profundo
Dentro do meu coração” (Fabio Jr).
É verdade que viver tem seus inúmeros desafios, mas quando iniciamos a jornada do autoconhecimento tudo começa fazer sentido.

Comprometer-se com a natureza humana

 

Tudo começa na gente

“se não está gostando do que está recebendo ou atraindo, preste atenção ao que? E no como? VOCÊ está doando”!!!

 

 

 

Um dos mandamentos bíblicos que mais gosto é: “amar ao próximo como a SI mesmo!!!

Isso vale para tudo, inclusive para o compromisso; se eu não tiver o compromisso profundo comigo, com a minha saúde, com a minha alimentação, com meu sono,  como terei compromisso com as pessoas, ou com a vida, ou com o mundo?

Vamos exercitar a humildade para desenvolver o compromisso; “somos fortes quando somos frágeis”! “Somos grandes, quando somos pequenos”.

Não só reconhecer quando errarmos, mas se observar, se perceber sem culpa, mas com a responsabilidade; “no que, ou para que errei”? E seguir consertando na prática de forma diferente, caso contrário, a lição vai se repetir, pois a escola da vida é implacável.

Saber que vamos errar, desanimar, cair, fracassar faz parte desse rico processo, afinal o que é o sucesso?

Sucesso é uma sucessão de erros, mas de tanto praticarmos chega uma hora que simplesmente acontece!!!

Paciência

 

 

Paciência é o ingrediente da nossa tarefa diária. Quando cair; levante-se, quando errar; perdoe-se; quando cansar, descanse!!!

Retome, continue e NUNCA desista!!!

Ter calma e paciência para aprender esperar o processo acontecer.

Precisamos desenvolver algumas habilidades; aprender nos acolher, cuidar da nossa “criança ferida”, mas com cautela e cuidado para não ser seduzido pela “criança mimada/safada” que existe dentro de cada um de nós, continuar de onde paramos com amor, leveza e comprometimento.

 

*Fiz uma live sobre esse conteúdo com um convidado muito especial  o Caio criador do @epistemia que está incrível. Disponível no Instagram @adrianajarva em forma de live!!

Gratidão, até o próximo post!

 

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jo ramos
Jo ramos
2 anos atrás

Muito bom esse artigo. Realmente temos que trabalhar esse comprometimento que não é fácil.
Gratidão ❤