Como tem sido aprender inglês

APRENDER INGLÊS É COMO CONSTRUIR UMA CASA

Comparo o processo de aprender inglês como o de construir uma casa. Primeiro precisamos ter uma boa base e estrutura para depois começarmos fazer as paredes e por último o teto. Depois de quase dois anos estudando e agora, depois de umas férias, estou de volta e começando o Academic A level que quer dizer um avançado iniciante, na escola ELC ( English Language Center) na BYU. São dois níveis de avançado, posteriormente temos o University Prep que é o último nível e o preparatório para o Toefl também.

Quando olho para trás e percebo que cheguei aqui “semi analfabeta” e hoje consigo entender o que eles falam e  me comunicar melhor, ainda com muitos erros, mas sei que faz parte do processo, sinto uma alegria e uma conquista comigo mesma. Quando olho para frente percebo que preciso focar melhor para corrigir meus erros gramaticais e que ainda falta bastante…uma hora eu chego e será maravilhoso, tenho certeza disso!

QUANTO TEMPO LEVA PARA SE APRENDER INGLÊS ?

Para se aprender um novo idioma e começando do início como fiz,  estudos confirmam que leva de 2 a 3 anos para se aprender o básico e de 5 a 7 anos para se aprender o acadêmico ou avançado. O fluente é muito relativo porque estamos sempre aprendendo novas palavras até na nossa língua mãe e o processo é o mesmo para outros idiomas. Com tudo isso conclui-se que estamos sempre aprendendo.

Estou numa escola que exige minha dedicação de 8 a 10 horas por dia! Os mais inteligentes e mais jovens aprendem mais rápido, no meu caso sou da turma dos “devagar e sempre” e isso não me incomoda, ao contrário valorizo a estrutura e a base de uma boa construção da casa e por isso trabalho diariamente a paciência comigo mesma.

DICAS DO QUE FAZER E DO QUE NÃO FAZER

Comparaçäo é outra coisa que aprendi que não é bom fazer porque cada ser humano tem sua habilidade, uns são bons para falar, outros para entender, outros para escrever e outros para ler, por isso, percebo que os asiáticos em geral são muito bons na gramática, embora muitas vezes tenho dificuldade de entender o que falam mas falam com a gramática correta. Já os brasileiros falam de forma que dá para entender, porém com muitos erros, incluindo meu caso.

Outra grande diferença: Quanto mais determinada e mais focada for a pessoa, melhor será o resultado, por exemplo, se propor a não falar o idioma de origem e se afastar até onde for possível de pessoas do mesmo país ajuda a ter um resultado melhor e digo isso com propriedade porque eu mesma não consigo ficar sem falar português e adoro estar no meio da galera, mas tenho consciência de que isso prejudica e percebo que quem fez essa escolha de se afastar (super respeito) teve e tem mais sucesso, ou melhor, o processo é mais rápido.

POR QUE EU NÃO FIZ ISSO ANTES ?

Ah, o famoso se eu soubesse….sim teria estudado inglês sozinha e assistiria os filmes em inglês no Netflix! Ajuda e muito, é um entretenimento que pode ser considerado aula de inglês para a pronúncia das palavras e entendimento. Uma meta bastante tranquila é memorizar uma frase por dia, no final de um ano você terá memorizado 365 novas frases. A escola ajuda e muito, mas com 100% de certeza aprender uma nova língua depende de cada um de nós e o professor ou escola ajudam no processo de mostrar o caminho e para ter melhor disciplina. Conheci pessoas que aprenderam inglês por elas mesmas e hoje depois de frequentar algumas escolas e estar onde estou, percebo que depende única e exclusivamente da gente mesmo.

Meu próximo desafio além de concluir este nível com chave de diamante, será prestar para o Toefl que é a famosa prova que qualifica o entendimento no idioma para fazer uma nova faculdade ou um novo MBA.

QUERER É PODER, MAS NÃO BASTA SÓ QUERER, TEM QUE FAZER ACONTECER

Se você quer aprender inglês e não dispõe de verba mas dispõe de vontade, comece a assistir filmes mesmo que não entenda. Memorize os cem principais verbos, assista aulas de gramática no youtube, compre um bom livro de gramática e comece por você mesmo; outra dica é aproveitar as redes sociais e desenvolver amizade com nativos americanos para praticar o idioma quando perceber que tem um nível básico. Conversar com nativo vai te ajudar muito.

No mais, boa sorte para nós com paciência e bom humor. O processo é pesado mas pode ser divertido se escolhermos levar com suavidade, brincar com nossos erros, superar o medo e a vergonha também se fazem necessários.

O CONVITE É SAIR DA ZONA DE CONFORTO. NINGUÉM EVOLUI NESSE LUGAR!

Quem disse que a zona de conforto traz conquistas? É na zona de desconforto que evoluímos para tudo em nossa vida, não é mesmo? Fé! Seja positivo e “bora”! Vamos nos divertir porque a conquista é única e intransferível.