Aprendendo ser minha própria terapeuta
Artigo de caráter opinativo
Os textos que escrevo são baseados na minha experiência de vida e nas descobertas que venho fazendo no meu caminhar e vou chamar de terapia toda ajuda que fez e faz diferença na minha vida, que contribuiu e contribui com meu processo de evolução e aprendizado. Não vou falar de psicanálise nem de piscologia em si e sim nas terapias alternativas que fiz e faço, as quais sou muito grata por ter aprendido a usar e desenvolver algumas ” ferramentas ” e colocá-las em prática, como por exemplo, ter aprendido a lidar com as minhas próprias emoções assumindo o controle delas. O fato é que se trata de aprendizados, processos e exercícios constantes.
Importância da Terapia
Hoje vou falar da importância da terapia na minha vida. Fiz terapia durante muitos anos e sempre que preciso retorno para fazer os ajustes necessários, tipo manutenção mesmo, inclusive tenho excelentes profissionais que me auxiliam mesmo estando a milhares de quilômetros de distância ( viva a tecnologia ). E é isso mesmo não é um profissional só , gosto de ter alguns profissionais com diferentes estilos e escolho o profissional dependendo da situação que preciso da ajuda naquele momento. Medito mais, oro e peço clareza, discernimento paro o momento que estou atravessando e depois dessa reunião entre mente, coração e comunhão espiritual, faço a escolha. Foram alguns anos para descobrir o que gosto, o que não gosto, quem é, como é e onde é o melhor pra mim, precisei me conhecer a fundo, na luz e na sombra até me assumir por inteiro.
Sendo dona das minhas emoções
Muitas vezes nas nossas vidas acontecem fatores externos nos testando para nos desasbilizar não é mesmo ? Sem perceber ainda ” escorrego na casca da banana ” ( ainda caio nos mesmos buracos da vida ), mas assim que percebo a situação que atrai ou algum sentimento que tem, pode ser tristeza, raiva, ou seja lá qual for já me ligo mais rapidamente e sei que a responsabilidade de tudo que acontece comigo é minha e de mais ninguém, aliás ninguém tem o poder de me deixar mais triste, ou mais alegre, a não ser que eu dê esse poder a pessoa e esse foi um dos processos mais interessantes que consegui transformar na minha vida. Tem sido muito mais fácil lidar com as emoções e quando ainda caio nesses buracos, levanto muito mais rápidamente, mais forte e melhor, já não sofro como antigamente, simplesmente sinto a dor, mas sem entrar na energia do sofrimento. Como dizia o poeta ” a dor é inevitável, o sofrimento é opcional.”
Foco na solução e não no problema
No passado quando ainda não tinha essa consciência eu nutria o sofrimento, reclamava muito da situação que estava passando, me ” vitimizava ” ( por que comigo ?, ah estou tão cansada disso, não aguento mais, etc ) e sem perceber só atraia mais problemas, as dores emocionais só aumentavam até me sentir impotente e me perder de mim mesma, perdendo o controle das minhas próprias emoções, como um limbo, tentava sair mas minhas lamúrias não deixavam. O lema hoje é : foco na solução e não no problema e antes era o contrário. Porém quando não sei resolver alguma situação, oro mais, medito mais até que a solução se apresente de alguma forma ou em sinais, ou simplesmente não, e trabalho a aceitação de não tem solução ou não depende de mim.
Quando descobri a transcender meus limites
Fiz um curso com duração de 3 dias chamado Transcendendo seus Limites, há uns 8 anos atrás e nesse curso tem uma dinâmica muito interessante que pratiquei depois de ter terminado o curso. Chama-se os 10 pergaminhos ( baseados no livro do Maior vendedor do Mundo de Og Mandino ). Foi e é um excelente exercício para transformar hábitos negativos em positivos, mudar hábito parece fácil, mas na verdade é um grande desafio, é repetir e repetir mesmo até que todas as células do corpo tenham absorvido. Abaixo o título de cada pergaminho.
- Adquirir bons hábitos: “formarei bons hábitos e me tornarei escravo deles”
- Amar: “Saudarei este dia com amor no coração.”
- Persistência: “Persistirei até vencer.”, em algumas edições “Persistirei até alcançar êxito.”
- Ter-se como um milagre: “Eu sou o maior milagre da natureza.”
- Aproveitar o tempo: “Viverei hoje como se fosse meu último dia.”
- Controlar as emoções: “Hoje serei dono de minhas emoções.”
- Rir das adversidades: “Rirei do mundo.”
- Gerar valor: “Hoje centuplicarei meu valor.”
- Agir: “Agirei agora.”
- Fé – neste pergaminho, chamo de comunhão com Deus ( não é religião e sim o Deus que cada um acredita).
http://https://youtu.be/5rvItSrU1-o
Aprendendo ser minha própria terapeuta
Desde que foquei em aprender inglês e também por me sentir bem comigo mesma, me dei férias na terapia. Venho colocando em prática o uso de muitas ferramentas e teorias que aprendi no decorrer dos últimos 15 anos. Quando sentir necessidade retorno, mas por enquanto, tem sido interessante esse processo independente.
E você, como lida com as suas emoções ? O que você faz para se equilibrar quando a situação fica desafiadora?
Bora meditar e orar?
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.