“Administre a si mesmo” – Insight 3 – portal da Revista Exame

*Texto escrito por Luah Galvão – Comunicadora 360  e colunista do blog ” O que te Motiva” no portal da Revista Exame e Renata Orrico – Produtora executiva e empreendedora da Enjoy Conteúdo.

3. Administre a si mesmo!

 

 

Não somos de ferro! Nenhum de nós. Ainda mais nessa fase de Coronavírus, quando para muitos, a administração de nossa vida profissional e pessoal se intensificou bastante. Além das inúmeras demandas nessas duas áreas, toda especulação da mídia, os múltiplos achismos e teorias vem brotando de todos os lados. Mesmo isolados, as avalanches são tantas que fica difícil encontrar momentos de paz, harmonia e um pouco de solidão – que nesse caso, faz bem. 

 

 

Uma boa faxina mental faz um bem imenso em meio à essa balburdia. A tendência nessa fase é que nosso mental queira trabalhar ainda mais rápido em busca de soluções para esse tempo nunca vivido antes. E um mental acelerado demais gera estafa e stress além da conta. O burnout, que já era um grande vilão do mundo contemporâneo, agora está mais ávido do que nunca para fazer novas vítimas. Então, todo cuidado é pouco para evitar que seu circuito entrar em pane. 

É fundamental cuidar de sua estrutura emocional, equilibrando sensações e sentimentos, que no momento podem estar exaltados de diversas maneiras. Os sentimentos do coletivo estão à flor da pele o que não ajuda a manter o emocional individual em harmonia. Preste atenção em quais sentimentos são seus e quais você pode ter tomado emprestado do coletivo. Separe bem as coisas!

Emoções negativas como medo, angústia, incerteza, sofrimento, são altamente nocivas, disparando em nosso corpo um série de substâncias químicas nada saudáveis, como o cortisol, por exemplo – hormônio diretamente relacionado ao estresse que abre espaço para o enfraquecimento de nosso sistema imunológico, portanto, de nossa saúde.

O bom é que existem várias práticas que ajudam nesse equilíbrio e podem ser feitas de dentro de nossas casas: meditação, Mindfullness, Yoga, passando por momentos de detox digital programados, até ouvir boas músicas, ver bons filmes ou ler um bom livro. Sua família e seus amigos também podem ser um belo refúgio para distração nesse contexto. Fortalecer os laços pessoais e dedicar tempo àqueles que são importantes pra você também ajudam a tirar a atenção dos problemas. Distrair a cabeça, fazendo com que ela desfoque do impacto da crise nos seus negócios é muito importante. Ao contrário de ser irresponsável, você vai prestar ajuda para aquele que anda sobrecarregado, no caso você. Buscar seu equilíbrio é um ato responsável.

O corpo também precisa ser levado a sério nessa quarentena. Comer alimentos saudáveis, nutritivos e dormir bem são dois pontos que contam muito nesse momento. Outro ponto importante é um cuidado com o nosso corpo físico. Nosso movimento já está mais limitado no momento, então para o corpo não atrofiar e começar a apresentar dores e sinais sérios de cansaço, vale a pena lembrar que ele existe. Um pouco de exercício deve ser como compromisso marcado em sua agenda. Pelo menos e 2 a 3 vezes por semana, é bom mexer o corpo. Alongar, exercitar, seja do modo que for mais confortável para você. Hoje temos diversos profissionais disponibilizando aulas online ajudar você a manter a forma e o equilíbrio. Desde professores de ginástica, Yoga, meditação e também diversos nutricionistas que tem contribuído e muito nessa área. Vale a pena buscar esse incentivo, principalmente se você é do tipo que precisa dele. 

Corpo, mente e emoções – esses 3 centros demandam igual atenção, e uma vez harmonizados, ajudam a fortalecer nosso campo imunológico. Imunologia não é força física, não tem a ver com organismos atléticos apenas. O sistema mais saudável é aquele inserido em um equilíbrio entre corpo, mente e emoções. 

Aproveite essa dica. Sabemos que muito do que foi dito muitos já sabem. Mas quando estamos tendo tempo de fato para cuidar de nosso corpo, mente e de nossas emoções? Fica então nosso lembrete para que o cuidado desses três centros tão importantes sejam mais do que nunca levado à sério. Assim você coopera com a sua saúde e bem estar e portanto, com a saúde e o bem estar daqueles que você lidera.

*Amanhã publico o insight 4.

Fonte:
Blog | O que te motiva/Site EXAME
Insights 3 e 4 sobre – Liderança em tempos de quarentena

Escrito por :
Renata Orrico e Luah Galvão

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments