9 coisas que você precisa saber sobre Anticoncepcionais

A INTERNET E OS ANTICONCEPCIONAIS 

Em tempos de facilidade de buscas na internet, muitas dúvidas sobre uso correto de anticoncepcionais acabam sendo respondidas de forma errada ou incompleta. Isto pode fazer com que muitas mulheres usem de forma incorreta ou até deixem de usar seus contraceptivos. Desta forma, reunimos aqui 9 dúvidas comuns relacionadas a anticoncepcionais para tentar esclarecer e desmistificar o assunto!

VERDADES E MITOS:

  1. Usar anticoncepcional engorda? A maioria dos estudos recentes mostra que, com exceção dos injetáveis trimestrais, que podem aumentar o mecanismo de fome e assim nos levar a comer mais e engordar, não há relação direta entre uso de anticoncepcionais e ganho de peso. O que pode acontecer é que alguns deles podem predispor a acúmulo de líquido no corpo, o que faz com que o peso aumente – neste caso é recomendada a troca do medicamento, pois eles não funcionam da mesma forma em todos os metabolismos.

 

  1. Anticoncepcionais podem mudar minha massa muscular? Sabemos que a massa muscular é muito dependente de fatores genéticos e individuais. Assim, não há grandes interferências dos contraceptivos na resposta muscular de nosso organismo.

 

  1. Posso ter alteração de libido usando contraceptivos? O desejo sexual feminino é multifatorial. Stress, cansaço, brigas conjugais, rotina do dia a dia, tudo isto pode modificar a forma que encaramos o sexo. Assim, poucas vezes a culpa é dos anticoncepcionais. No entanto, quando se percebe uma mudança muito importante no padrão do desejo sexual após começar um novo medicamento, vale a pena consultar seu médico para checar se não seria interessante realizar a troca ou substituição dele.

 

  1. Posso ficar infertil por usar anticoncepcionais? Não há nenhuma relação entre o uso de contraceptivos e infertilidade. O que pode acontecer algumas vezes é que doenças que levam a infertilidade podem ser mascaradas pelo uso de anticoncepcionais, e então a mulher só as descobre quando para de tomar para tentar engravidar.

 

  1. Como escolher o melhor método anticoncepcional para mim? Antes de se escolher um contraceptivo, é preciso saber se você tem contraindicação a algum tipo de método ou componente de algum deles. O ideal é que, junto a seu médico, você escolha o método que mais se adapte a sua rotina, sua realidade e suas necessidades além da contracepção (como melhora de pele, cólicas ou TPM, por exemplo). Não existe um método melhor para todas, e sim uma avaliação individual para checar oq ue pode ser melhor para você.

 

  1. Preciso dar descansos periódicos? As pausas de alguns meses ou “períodos de descanso” não devem ser realizadas. Antigamente estas pausas eram sugeridas por se achar que o organismo acumulava hormônios, porém hoje sabemos que só devemos parar de utilizar um método contraceptivo se não estivermos contentes com ele (e aí devemos procurar um médico para troca ou adequação), se não houver mais necessidade de contracepção ou se desejarmos engravidar.

 

  1. Existe idade mínima para iniciar o uso de anticoncepcionais? Com exceção da laqueadura tubária, que possui legislação específica mencionando idade mínima para sua realização, qualquer outro método contraceptivo pode ser usado desde a primeira menstruação da mulher.

 

  1. Anticoncepcionais são 100% eficazes? Não existe nenhum método 100% eficaz. Os que mais se aproximam disto são aqueles que  dependem pouco ou nada de nós para funcionar. Aqueles que dependem de tomarmos todos os dias (como as pílulas) ou de usarmos em todas as relações sexuais (como a camisinha) têm maiores taxas de falha. Vejam as taxas de falha de alguns deles: camisinha (falha de 4 a 22 a cada 100 mulheres), laqueadura (falha de 5 a cada 1.000 mulheres), DIU de levonogestrel ou Mirena (falha de 2 a cada 1.000 mulheres), Implante de etonogestrel (falha de 5 a cada 10.000 mulheres).

 

  1. Mulheres que nunca engravidaram podem usar DIUs? Sim, podem! Não há nenhuma restrição quanto a ter ou não ter filhos para se inserir um DIU, seja de cobre ou de levonogestrel (Mirena).

INFORMAÇÃO CERTA É A BASE PARA TUDO !

Bom pessoal, estas são apenas algumas das dúvidas mais comuns em consultório sobre este tema. Converse sempre com seu médico se tiver questionamentos ou se estiver apresentando algum efeito colateral que possa ser relacionado a seu anticoncepcional!