“Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida” (Sócrates).
Hoje 23/12/21, dia do meu aniversário, a retrospectiva será com olhar da alma e de; – ” 51 Uma Boa idéia” (antigo slogan de uma empresa de cachaça brasileira que marcou algumas gerações com muitas caipirinhas).
É interessante observar como final de ano e aniversário contribuem para nos deixar mais reflexivos e sensíveis com relação ao tempo e à vida, com você também acontece isso?
“Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei”
“Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó, pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei” (Gilberto Gil).
Tempo, o senhor das razões, implacável, poderoso, o tempo não perdoa e se a gente bobear ou desperdiçar, já era, não volta.
O tempo vale para tudo; oportunidades, presença, ausência etc. Desde o momento em que nascemos até a morte… o “tiktok” do relógio está presente em cada segundo da nossa vida com uma matemática simples e objetiva nos lembrando desde o nascimento aliás, não é mais um ano de vida, mas sim, um ano à menos de vida.
Quanto vale o tempo?
“Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir”
Esse trecho da música acima; “Tempos Modernos” do Lulu Santos tem 40 anos!!! Minha nossa, me assustei quando descobri, pois não havia me dado conta de quanto tempo essa música existe e é impressionante à atualidade contida na letra.
Como ser amiga/o do tempo?
No início da pandemia do Covid pensei que ia dar para brincar mais de não fazer nada e sentir melhor o tempo, só que não, foi o contrário, tudo tem acelerado numa velocidade que o tempo escorre não só pelas mãos, mas num piscar de olhos e em cada respiração, lembrando de nos reinventar para renascer à cada amanhecer, e à morrer com o que não nos serve mais à cada anoitecer.
As transformações são rápidas, intensas e constantes. Agora é um novo mundo todos os dias!!!
Antes e Depois da Pandemia
Muitos de nós nos viciamos em dizer: “não tenho tempo”!
Tanto antes da Pandemia quanto agora continuo escutando essa frase e o pior, às pessoas pensam e falam que não tem tempo para si, para cuidar da saúde, de praticar exercício físico, mas se contradizem perdendo tempo jogado num sofá, ou com vícios nas redes sociais, etc.
“…mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira” (Renato Russo)
Sabedoria da vida
Desejamos ser amados? Então amemos!
Desejamos respeito? Respeitemos!
Desejamos paz? Sejamos paz!
Desejamos ajuda? Pedimos!
Desejamos generosidade? Sejamos generosos!
Desejamos justiça,? Sejamos justo!
Desejamos Verdade? Sejamos verdadeiros!
Desejamos, desejamos e desejamos, mas e o que oferecemos mesmo?
E se… doarmos o que desejamos receber!!!
Observo que a vida nos dá aquilo que oferecemos. Se queremos ter saúde, precisamos cuidar da saúde e vale para todos os setores da vida; saúde física, mental, emocional, espiritual, financeira, afetiva, familiar, social, amigos.
A lei da vida é implacável e nos ensina o tempo todo, nos cabe aprender para praticar. Aquilo que se planta, se colhe!!!
Se pensarmos que para cada escolha ou atitude que fizermos teremos consequências positivas ou negativas, podemos ser mais inteligentes, mais generosos, mais justos e mais felizes com nossas escolhas.
Observo muitas pessoas reclamando da falta de muitas coisas; falta de amor, falta de respeito, falta de tempo, falta de perspectiva, numa carência constante e ficam vibrando na energia da falta, esquecendo de vibrar na energia do que se tem e da gratidão.
Doar amor incondicional, doar tempo para escutar e poder fazer à diferença na vida de alguém, ser generoso sem querer nada em troca, ser presente, etc. são os presentes que a lei do universo entende e nos retribui de muitas formas quando estamos em sintonia com boas vibrações energéticas. É quando não temos expectativas, ou não esperamos nada em troca que a magia simplesmente acontece.
Ser grato e ser gentil é uma preciosa chave que pode ser virada à qualquer momento, mas não é só falar ou pensar, mas sentir e agir verdadeiramente!!!
*Lembro de quando agradecia tudo que sou e tenho hoje sem ainda ser ou ter!!!
Compromisso com a pessoa mais importante!!!
Você tem um compromisso com você? Como você cuida da sua saúde física, metal, emocional e espiritual?
Quando somos bons para nós, somos melhores com o próximo. Se temos tempo para nós, temos tempo para o próximo, caso contrário não funciona, é ilusão ou falsa generosidade.
Assumir o compromisso com responsabilidade de cuidar do corpo que é um templo sagrado, honrando as batidas do coração, o ar que respiramos, sendo um ser humano cada dia mais autêntico, mais justo, mais generoso, mais amoroso, sendo um bom amigo do tempo.
O estresse é o maior veneno que existe e pode nos trazer inúmeras doenças físicas, mentais ou emocionais. A prática de um esporte ou exercício físico, dormir bem, uma alimentação saudável não é nenhum segredo e todo mundo sabe, então bora praticar!!!
Então é Natal…
Sou instrutora de yoga, assumi o compromisso de praticar e dar aulas de yoga até enquanto respirar sentindo a união entre corpo, mente e espírito!
Venha praticar yoga conosco, em nosso studio de YogaOmline onde oferecemos aulas de Hatha com à instrutora e minha parceira @flavia rascassi, mais Vinyasa flow e Kundalini (comigo).
Sua primeira aula é gratuita, só vem!!! Me siga no Instagram @adrianajarva e acompanhe todas às novidades que estão chegando.
Vibre na energia do amor (onde tem amor, tem cura), da prosperidade, da paz, da gratidão, da saúde em todos os níveis!!!
Seja a energia que você quer atrair, simples assim!!!!
Desejo à você e à toda sua família um Feliz e abençoado Natal !
Que seu 2022 seja de muita Sabedoria, Alegria, Saúde, Prosperidades e muitas boas idéias !
Encerro com muito amor, gratidão, com essa preciosa e rica oração!!!
Oração de São Francisco
Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.