você sabe a diferença?
VIVA!!
Viva de viver e viva de comemorar, afinal hoje iniciamos a série de posts de curiosidades, dicas de saúde oral e receitas rápidas, práticas e saudáveis da culinária viva. Todo dia 8 de cada mês será nosso dia de VIVA a Vida VIVA.
A GRANDE DIFERENÇA
Nada melhor como começar esclarecendo a diferença entre veganismo e vegetarianismo. A palavra VEGANO parece nova para muitas pessoas e ainda gera grandes confusões, principalmente pelo emprego errôneo na maioria dos cardápios. No entanto veganismo não é uma opção alimentar e sim uma filosofia de vida, vai além da escolha por uma alimentação livre de animais ou derivados (leite, laticínio, ovo e mel), envolve ética, saúde, meio ambiente e sociedade. Seus seguidores optam por consumir produtos livre de animal e/ou que tenha passado por processos de crueldade animal na fabricação ou formulação, o que inclui roupas, cosméticos, acessórios e tudo o que envolve o seu dia-a-dia, inclusive aquele carro de bancos de couro, sabe!
Já vegetarianismo, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), é um regime alimentar que EXCLUI TODOS os tipos de carnes e seus subprodutos, com e sem ovos, laticínios e mel, e sinto informa-los que isso engloba os nossos queridos peixinhos também, “- Mas até o salmãozinho grelhado, de vez em quando??” Simmmm!!
Peixe dá em que pé??
Se você ama as opções alimentares dentro do vegetarianismo porém consome peixe esporadicamente podemos dizer que você é um piscitariano, (conforme União Vegetariana Internacional) e não vegetariano, (afinal em que pé brota o peixe?), essa palavra não está em nosso dicionário, é uma adaptação do inglês pescetarian.
O vegetarianismo costuma ser classificado de acordo com a inclusão de alguns produtos na alimentação além dos vegetais:
- Ovolactovegetariano: inclui ovos, leites e laticínios.
- Lactovegetariano: inclui leites e laticínios.
- Ovovegetariano: inclui ovos.
- Vegetariano estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal.
E dentro do vegetariano estrito, existem outros subgrupos:
- Frugivorismo: alimentação exclusiva de frutas.
- Crudivorismo (alimentação viva): alimentos crus como frutas, vegetais, sementes, grãos germinados (fotos) e brotos.
Agora ficou mais fácil entender, certo!
O Vegano apenas adota em sua alimentação o vegetarianismo estrito, e voltando a falar das confusões nos menus, esse é o possível fato que leva alguns estabelecimentos escreverem “temos opções veganas” ou colocar o famoso V ao lado do nome do prato indicando “vegano” de forma equivocada, a não ser que os pratos servidos lá também sejam adeptos a esse ESTILO de VIDA e sigam essa FILOSOFIA.
Grande beijo e aguardem o próximo dia 8 para mais um post VIVO de vida e alegria!!
Rubia, Bi, Rubinetti
Graduada em Odontologia pela UMESP, a Dra. Rubia Garcia Lopes fez Mestrado em Biofotônica (LASER) Aplicado às Ciências da Saúde, desenvolvendo pesquisas no tratamento específico de HALITOSE. Lecionou em ambos os cursos como professora convidada.