Desmistificando o tabu
Infelizmente, em pleno século XXI, ainda existem vários tabus relativos à procura por um Psicólogo.
Ainda existem muitos preconceitos e, como sabemos, o preconceito nada mais é do que a falta de conhecimento e informação sobre determinada questão.
Pensando neste contexto, escrevi este texto para tentar amenizar esta situação que em nada tem ajudado as pessoas a iniciar um tratamento que busque a diminuição do sofrimento psíquico, que muitas vezes não é tão valorizado quanto deveria, e é certamente o agravador de muitas doenças. Então, vamos responder a pergunta, será mesmo que o Psicólogo é um bicho papão?
Psicoterapia, psicologia
O que faz o psicólogo?
Psicoterapeuta que utiliza da modalidade online , para pessoas que moram em outras cidades e estados brasileiros e de brasileiros que moram no exterior.
Psicóloga graduada pela Universidade Paulista Unip.
Com Especialização em
– Teoria e clínica psicanalítica
– Neuropsicologia
– Psicologia do Esporte
– Transtornos alimentares
-Integrante da equipe multidisciplinar do Ambulim- ambulatório dos transtornos alimentares do IPq- HCFMUSP.
– Supervisora dos terapeutas da equipe de Cãoterapia na enfermaria do Comportamento Alimentar do Ambulim- IPQ HCFMUSP.
– Pesquisadora na área dos Transtornos Alimentares do IPQ- HCFMUSP.
– Coautora do livro “Como lidar com a automutilação “ Editora Hogrefe, 2017.
Esta formação séria e criteriosa o habilita a reconhecer possíveis psicopatologias, a facilitar o processo de autoconhecimento das pessoas, revisitando pontos importantes, muitas vezes obscuros e traumáticos das suas histórias;
Quais são os benefícios?
Estes benefícios conquistados são refletidos em todos os aspectos da vida das pessoas, não apenas no campo dos relacionamentos interpessoais, mas também na melhoria dos aspectos físicos, profissionais e também econômicos.
Pode ser que você ainda esteja se perguntando sobre quando realmente deve procurar por um Psicólogo?
Você pode começar analisando objetivamente se enfrenta dificuldades nos relacionamentos de uma forma geral, se já passou por algum evento traumático, se apresenta sintomas físicos recorrentes em determinadas situações;
Como perder o receio de procurar por um Psicólogo?
Procurar por ajuda psicológica em um momento de dor e sofrimento é um ato de maturidade, coragem e consciência, sendo natural que cause um certo receio, pois será uma situação desconhecida.
A aceitação se dá quando a pessoa assume para si que existe um problema e percebe que se não for enfrentado, certamente se agravará, pois não se resolverá sozinho.
É caro fazer terapia?
Outro motivo que causa receio é a falsa ideia de que a psicoterapia é cara.
O que as pessoas precisam avaliar é que muitas vezes adquirem altos gastos com bens materiais, com o intuito de buscar prazer e bem estar, mascarando o que realmente está causando este sofrimento.
Se sentir bem é um processo interno e não externo
Acredite: cirurgia plástica, procedimentos estéticos, compras desenfreadas, nada trará o bem estar que você procura se os seus problemas emocionais não forem solucionados. Cada vez mais a psicoterapia tem se tornado acessível ao público em geral.
Para finalizar, é importante ressaltar que existe um compromisso ético referente ao sigilo das informações trazidas para as sessões, não existindo julgamento dos conteúdos, apenas uma análise dos fatos para que a pessoa alcance mais autonomia na busca das soluções dos seus conflitos.
Autora:
Dra. Fabiana De Laurentis Russo
CRP 106419/06