Verão chegando no hemisfério sul, temperaturas subindo, previsão de piscina, sol e mar pra muita gente…
O tão famoso “projeto verão” geralmente começa com dietas e cuidados com o corpo, mas a estação mais quente do ano também exige maiores cuidados com a saúde da região íntima.
No verão, o calor e umidade excessivos podem causar algumas doenças que costumam ser evitadas com medidas simples. Confira algumas dicas abaixo:
– Evite duchas vaginais
Na verdade, esta prática não deve ser realizada em nenhuma estação do ano!
O uso de duchas pode alterar o pH e a flora vaginal e, por si só, causar proliferação de microorganismos causadores de doenças como candidíase e vaginose bacteriana.
– Evite roupas de tecido sintético
Isto inclui as roupas íntimas, como calcinhas.
Tecidos mais leves como algodão, permitem uma ventilação mais adequada e ajudam na manutenção da flora vaginal protetora.
*Vale a dica de dormir sem calcinha para “deixar a amiga ventilar” durante a noite!
– Evite ficar com biquini molhado
Calma! Isto não quer dizer que você tem que correr para o quarto de hotel se trocar a cada pulo na piscina ou no mar!
Lembre-se apenas de não passar o dia com a umidade literalmente batendo à sua porta!
– Evite depilação e sol no mesmo dia
Quando depilamos, seja qual for a técnica utilizada, nossa pele fica mais fragilizada. Assim, exposição ao sol, areia, mar ou piscina pode deixar a região da vagina ainda mais irritada, podendo causar alergias ou infecções, ou até manchar a pele.
– Evite lavar calcinhas com produtos muito fortes
O ideal é usar água corrente e sabonete neutro, sem perfume, para não modificar a flora vaginal. Enxágue abundantemente e deixe secar ao sol.
– Não se esqueça das ISTs
Férias, momento de relaxar e se divertir, certo? Sim, porém com responsabilidade!
Vai que o amor bate repentinamente à sua porta? Vale a pena levar sempre preservativos na bagagem…
As ISTs, ou Infecções Sexualmente Transmissíveis, certamente não são lembranças que você quer levar das férias, não é mesmo?
O uso de camisinha em todas as relações sexuais, além de proteger contra gestações não planejadas, protege também contra a maioria das infecções sexualmente transmissíveis.
Com estas medidas simples, podemos aproveitar o melhor que o verão tem a nos oferecer, levando apenas boas lembranças da melhor estação do ano!
Ginecologista especializada em Reprodução Humana, Endocrinologia ginecológica e Anticoncepção FMRP-USP, com mestrado e doutorado