Receita de Suco Verde

O Leite da Terra

NEM TODO SUCO VERDE É VERDE.

NEM TUDO QUE TEM VERDE VIRA SUCO VERDE.

Acreditem, eu também já passei por essa situação de achar que colocar uma folha de couve em um suco de laranja resolvia, ou ainda, que misturar frutas com mais um tanto de folhas estava tudo okay, porém sinto informar que NÃO ESTÁ NADA OKAY, e olha que eu me senti orgulhosa em levantar a mão no meio aula de sucos e dizer toda empolgada que eu colocava melancia e melão no meu suco verde, que vergonha! Mas foi nesse dia que descobri que minhas receitas estavam bem equivocadas, porém pude conhecer os grandes benefícios da correta união de frutas, verduras, legumes e grãos e desde então aprendi a fazer combinações certas para melhor me nutrir e aproveitar na integridade o que a natureza nos fornece em cada um dos ingredientes escolhidos.

Então bora lá aprender?!

Vou tentar passar de forma resumida, tudo que venho aprendendo nos vários cursos e retiros de alimentação viva.

  • A primeira coisa a considerar é que as vezes nosso suco verde é roxo ou marrom, horas é doce outras nem tanto, por isso liberte seu paladar e olhar, permita sentir novos sabores e experiencie novas cores.

    SUCO VERDE VINHO
  • Passeie pelas feiras ORGÂNICAS como se estivesse em um novo parque de diversões e precisasse descobrir como funciona cada brinquedo, conheças as flores comestíveis e PANCs (plantas alimentícias não convencionais) são riquíssimas em nutrientes e algumas bem saborosas, você até pode descobrir que aquela plantinha que tem no quintal da vovó ou no parque perto da sua casa pode ir no seu suco.
  • Nunca mais peça para cortar a rama da cenoura, beterraba, rabanete ou de qualquer outro vegetal, essas folhas enriquecem nossos sucos e qualquer outra receita, no final passo aqui as receitinhas, pode deixar, mas promete fazer como eu, pegue nas barracas as ramas de quem não quer, sua saúde agradecerá e seu bolso também.
  • Não substitua refeições como almoço e jantar pelo suco, afinal como diz nossa querida Conceição Trucom, eles são AUXILIARES no processo de despertar da consciência para novos hábitos alimentares e não substitutos. Por isso, quem quer iniciar um processo mudança de padrão alimentar o primeiro passo é aprender essas receitas.

E cadê a receita???

Calma, espera só mais um pouquinho que já está chegando o momento, afinal a receita só é boa mesmo quando sabemos a verdadeira função dela no nosso corpo, e foi esse o meu combinado com a Adri, certo: respeitar nosso templo maior, conhecer novas possibilidades de nutri-lo com consciência e maior poder de conexão com a mãe terra.

É exatamente isso que o processo de desintoxicação corporal promove quando pensamos em sutilizar nossas energias e aumentar nossas conexões além é claro de todo benefício fisiológico:

 

  • intestino com melhor funcionamento e mobilidade, principalmente quando introduzimos germinados que são altamente ricos em enzimas que favorecendo o processo digestivo para melhor absorção nutricional;
  • fortalecimento do sistema imunológico na limpeza do sangue, o sistema circulatório tem melhor funcionamento e nosso coração agradece, e quem ajuda nesse processo é a clorofila dos vegetais, inclusive prevenindo o envelhecimento celular e ajudando na quebra das células de gordura;
  • mais disposição, melhor sono;
  • alimentos ricos em nutrientes: proteínas, sais minerais e vitaminas (isso quando a receita for com ingredientes certos)

IMPORTANTE!!!

Lembre-se de um detalhe que sempre gosto de salientar, não seja radical no início, se não der para fazer o ideal tudo bem!

Ideal:

  • Ingredientes orgânicos, mas às vezes pode escapar um ou outro que não seja.
  • Ingerir em jejum pela manhã e esperar pelo menos meia hora antes de comer algo. Dica: eu geralmente acordo, tomo minha aguinha MORNA com limão, preparo meu suco e vou para o banho, até me arrumar já passou tempo suficiente para sentar e tomar café da manhã quando sinto necessidade.
  • Consumir imediatamente após o preparo para que não tenha perda nutricional e oxidação, mas se sua rotina diária não permitir não vejo mal algum em não tomar imediatamente ou se necessário congelar, afinal mesmo tendo perdas ainda é melhor congelar o LEITINHO DA TERRA (como diz o Dr. Alberto Gonzalez no vídeo quem ensina uma de suas receitas tão cheia de sabor e nutrientes usando deliciosas PANCs https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=2cuAmRElCvA) que tomar leitinho da vaca fresco ou qualquer outro suco industrializado.
  • Melhor usar liquidificador a centrifuga, pois a alta velocidade também destrói parte dos nutrientes, mas se você só tem esse equipamento ele vai ser o seu melhor. Assim como meu nutribullet é o meu top até conseguir comprar um que prensa a frio.
  • JAMAIS ADOÇAR o suco com adoçantes artificiais ou açúcar, nem mascavo, nem demerara, nem melado, nem orgânico.

BORA LÁ PRA RECEITA

INGREDIENTES

  • Limão (sabe aquele que cortei ¼ para colocar na água morna, o restante coloco no suco).
  • Maçã (coloco uma por pessoa, mas se usar beterraba na receita reduzo pela metade a quantidade), fruta considerada neutra sem interferir na digestão e absorção, o oposto acontece com melancia, melão, abacaxi, banana e laranja.
  • Pepino um pedaço médio (com casca e tudo, vai na fé que ele não vai ser indigesto e não vai dar gosto e sim muita água para nosso suco, além de vitamina A, C, cálcio e ferro.) ou pode colocar um pedaço menor e acrescentar chuchu e/ou abobrinha.
  • Gengibre sempre, afinal é um super alimento e termogênico favorecendo a queima de gordura corporal.
  • Folhas (de 4 a 6 folhas diferentes, não usar as mesmas todos os dias)
  • Ervas aromáticas
  • Grãos germinados e gramas (sempre precisa se organizar para tê-los a disposição afinal é nossa maior fonte de energia, nos primeiros 5 a 10 dias de vida da planta estão contidos a máxima densidade nutricional, bora lá reler o post de germinação e se nutrir dessa maravilha).

MODO DE PREPARO

Colocar no liquidificador primeiro o limão e os legumes que fornecerão a água para nosso suco, não tem necessidade de adicionar água no preparo, mas caso queira pode usar água de côco. Acrescente aos poucos os demais ingredientes e controle a velocidade do liquidificador para não aquecer demais o suco.

Chegou a hora de ordenhar nosso leite da terra. Coe na panela furada, o famoso pano de voal, para tirar toda fibra do suco e favorecer a absorção nutricional, principalmente se tomar pela manhã. Aproveite durante a ordenha para agradecer à Mãe Terra por nos fornecer esses alimentos, à todas as pessoas envolvidas no processo para a chegada desses ingredientes a sua casa, quem plantou, quem colheu, quem transportou, quem vendeu. Invoque que esse suco te alimente e te cure, te traga vida e energia.

VIVAAA! Está pronto!

Agora é só saborear o SUCO VERDE VIVO, aos praticantes de Cura Prânica do Mestre Choa Kok Sui antes de mais nadas limpar e energizar para elevar nossa conexão durante a meditação, certo!

MAIS OPÇÕES

  • Vegetais e raízes: cenoura, inhame, batata doce, yacon, abóbora, erva doce, beterraba (é ela que deixa o suco verde marron ou roxo).
  • Ervas com aromas: em pequena quantidade manjericão, alecrim e melissa, adoro colocar um punhado maior de capim cidreira, hortelã e menta.
  • Folhas verdes: salsão, salsinha, acelga, alface, rúcula, agrião, repolho, todas as ramas (cenoura, beterraba, rabanete…), couve chinesa, couve manteiga, couve crespa e as deliciosas e ricas PANCs: beldroega (ótima fonte de ferro), caruru (deixa docinho e super cheio de energia), tiririca, azedinha, ora pro nobis, serralhia (uso pouco pois é bem amarga), folha de batata doce, taioba, peixinho entre outras.
  • Gramas e grãos germinados: feno grego, alfafa, trigo sarraceno, semente de girassol com ou sem casca, lentilha, trevo e moyashi.

Receitinhas rápidas de última hora

Rama de Cenoura (rica em ferro, vitamina C, betacaroteno, cálcio, proteína entre outros nutrientes)

  • Temperar com azeite, sal e curry ou páprica picante, espalhar bem pela forma rasa e secar no desidratador, para quem não tiver o forno bem baixinho funciona também.
  • Usar bem picadinha como salsinha e colocar no arroz.
RAMA DA CENOURA DESIDRATADA

Rama de Beterraba

  • Cortar em tirinhas finas, colocar limão e sal, cruzinhar massageando bem com as mãos, pode acrescentas salsão.
  • Usar na salada, fica linda e dá um destaque roxo todo especial.

VIVA! É isso aí!

Beijo grande e até a próxima dica VIVA.