Cultura, tradição e diversão
Holi é um famoso e tradicional festival das cores na Índia!!
Muito antigo e respeitado para celebrar a entrada da Primavera.
Historiadores afirmam que Holi acontece há muitos séculos antes de Cristo e hoje o evento virou atração turística mundial.
Aqui em Utah, foi celebrado ontem ( 24/03/18 ), teve início das 10:00 AM até 5:00 PM.
No Wikipedia vocês poderão ter mais informações dessa festa que vem contagiando o mundo com suas cores.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Holi
O evento contou com a participação de milhares de pessoas.
Cores no ar
A cada uma hora em contagem regressiva essas pessoas interagiam e lançavam seus pós coloridos no ar (um pó que lembra a textura fina do talco).
Um evento que promoveu alegria, shows, músicas, danças, prática de yoga e também os food truck’s com comidas vegetariana e vegana.
A sensação é bem interessante e gostosa, por segundos você fica no meio da neblina colorida e todos se contagiam com a alegria das cores e das músicas.
Me senti uma criança, pois colocava o pó nas mãos e soprava ao ar, como se estivesse descobrindo as cores, só que de forma diferente.
Dicas para quem quer se aventurar para os próximos eventos
E aconselhável ir de camiseta branca, bandana para proteger a boca e óculos de sol para proteger os olhos.
O principal:
- Leve sua alegria e disposição para curtir ao máximo esse astral, afinal celebramos a chegada da primavera!!
- Flor se Ser: a primavera simboliza o renascimento então vamos renascer com alegria e amor!!
Kit Alegria
Comprei o ingresso com direito há 4 pacotes de pós coloridos ( laranja, roxo, verde e rosa ). A textura é parecida com o pó do talco, só que geladinho na pele.
As pessoas se saúdam jogando pó colorido um no outro, dançando e se divertindo ao som da música. Tinham 3 palcos com shows/apresentações diferentes:
- Música eletrônica: Dj comandando músicas mix.
- Músicas indianas: shows com bandas da Índia.
- Danças indianas: mulheres vestidas com trajes e maquiagem lindíssimas, cores, sedas, acessórios, dançando músicas típicas.
O público é um mix de jovens, famílias com bebês, crianças e mais velhos ( predominantemente jovens).
O vídeo abaixo mostra um pouco do clima e de como é essa festa.
Diversão com aprendizado
Se permitir conhecer novas culturas e pessoas. Abre a mente e faz um bem danado a alma e ao coração.
Comer e experimentar novos sabores, olhar e sorrir para pessoas que nunca vimos na vida, apreciar as descobertas com a espontaneidade de uma criança, não tem preço.
Além de muito divertido, traz insights legais e até mesmo aprendizados como conhecer uma nova cultura como essa:
- Celebrar a chegada da primavera na Índia em outros países ( esse evento acontece em muitos países no mundo, inclusive no Brasil) Aprender sobre uma nova cultura e escutar o outro é tão enriquecedor que mereceu um artigo. Fico imaginando quantas festas culturais deve existir nesse mundão, quantas comidas, músicas, danças, cores de cada país devem existir.
- “Vamos viver tudo que há pra viver, vamos nos permitir!! “, (trecho da música do Lulu Santos em uma de suas letras maravilhosas)
E você leitor, tem se permitido vivenciar outras culturas, tem experimentado comidas diferentes, tem conversado ou escutado pessoas desconhecidas?
Convide seu amigo ou vá sozinho mesmo e faça novos amigos.
Pesquise o calendário da região que você mora e promova uma nova vivência, faça movimentos que te levem a novos caminhos e te traga novos sabores e descobertas.
Tenho certeza que você vai amar e se divertir viver novas sensações e culturas!!
Um abraço carinhoso e até o próximo post.
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.