Ah…quem dera fosse uma receita….
Infelizmente não existe manual com passo a passo, ou receita fácil, o processo é individual e intransferível, mas uma coisa é fato: todos queremos ser felizes e viver bem, mas precisamos parar de buscar a receita pronta e começar o processo, se observar e se educar.
Sobre sucesso, amor , felicidade e riqueza…
Cada qual tem o seu conceito sobre amor, felicidade, riqueza e o que é sucesso para uns não é para outros e assim é para muitas outras questões.
Auto amor ao contrário do que muitos pensam, não é egoísmo, como também não é nenhum tipo de fantasia, muito pelo contrário, é uma jornada de auto cuidado para a vida toda, requer autoconhecimento, contínuos aprendizados, atualização de identidade, disciplina, responsabilidade e uma pitada de bom humor!
Talvez seja por isso que seja um dos mais importantes mandamentos bíblicos:
“Amar ao próximo como a SI MESMO”
Praticar o auto amar é…
Assumir a liderança da própria vida, como também aprender ser liderado !
Estabelecer limites !!
Se impor !
Dizer NÃO !
Definir suas próprias regras para quando precisar estabelecer os limites, doçura, clareza e objetividade!
Amar é se organizar tanto para ser líder, como também ser lideradas.
Espelho da vida
Enxergamos os erros alheios e julgamos muito fácil, mas temos dificuldades de nos auto avaliar e encarar os próprios erros.
Por que é fácil encontrar a solução para os problemas alheios, mas não solucionamos os nossos próprios ?
Será fuga, prepotência, ou distração de si mesmo achar a solução para os problemas alheios ?
Se amar é aceitar que somos humanos cheios de falhas, erramos e muito, e não estamos em patamar para julgar ninguém. Se amar é cuidar de si com responsabilidade, honestidade, paciência, coragem, temperança, justiça, amor, compaixão e sabedoria.
Atualização de identidade !
Quem sou? Quem eu quero me tornar?
Atualizar identidade é um constante processo de auto análise, auto observação, reconhecimentos dos erros, aceitação, auto compaixão, humildade, auto perdão e uma vontade de querer ser melhor cada dia um pouquinho.
“Organize sua casa antes de criticar o mundo” (Jordan Peterson)
Quando me sinto confusa e sem resultados, busco limpar e organizar uma gaveta, ou o quarto, ou uma geladeira ou qualquer cômodo, o passo a passo da organização treina minha paciência.
Desenvolver o auto amor é parecido e por isso que gosto de começar pela casa, nosso ambiente externo, reflete o nosso interno e quando organizamos o quarto ou casa qual a sensação que sentimos.
Agora estenda esta organização para o auto cuidado, relacionamentos e trabalho.
Auto cuidado
Saude física e mental: como está o sono? Estou me exercitando e alimentando de forma saudável? Se não, quais hábitos preciso mudar, como posso fazer? Quem poderá me ajudar? Onde estou errado? Reconhecer nossos erros nos torna fortes, só quando assumimos o erro e analisamos nosso comportamento é que somos capazes de transforma-lo.
Saude emocional e espiritual: decepção, frustração, ansiedade, estresse, raiva e tantas outras emoções fazem parte dos processos e aprendermos fazer a limpeza interna faz toda a diferença. Se agua limpa a casa e tantas coisa, imagina nossos órgãos, aumentar o consumo de agua limpa as emoções densas também. Respirar de forma consciente, inspirar devagar e exalar completamente prestando atenção no ar que entra e sai das narinas. Meditar. Caminha em meio a natureza.
Aprendendo…
Muitas pessoas não sabem limpar, arrumar ou cozinhar, tudo bem não saber, eu não sei fazer um monte de coisas, o problema está fingir que sabe, em não querer aprender de fato e aí a pessoa irá sofrer suas próprias consequências.
Quando se quer aprender, sempre terá alguém disponível para ensinar. Nunca tivemos uma riqueza gratuita de informações, apenas um clique e podemos aprender.
Colocando em prática
Quando desenvolvemos hábitos saudáveis e escolhemos pessoas que nos ajudem no processo, aprendemos a nos impor, dizemos não com doçura, clareza e vamos sentindo mais auto confiança, auto estima.
Não entramos em manipulações, ou trapaças alheias e quando sem querer entramos e isso acontece, percebemos muito mais rápido e nos retiramos imediatamente.
Amar é…
É atitude!! É ação!! Amar é um verbo: eu amo, tu amas, ele/ela ama, nós amamos. É preciso equilibrar dar amor e receber amor, precisamos dos dois e por isso nos observarmos é fundamental.
Se questionar, refletir sobre o próprio comportamento faz toda a diferença !
O que estou fazendo de errado que ainda não entendi, não aprendi?
Apesar de ser um cenário diferente, com pessoas diferentes, por que estou com o mesmo problema?
Como posso melhorar minha comunicação e ser entendida de forma eficaz?
Como posso ser eficaz nesta situação?
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.