Cada lugar tem sua história, seus valores, seu cheiro, seu passado e com tudo isso muitos países que passaram por períodos de guerra e também de reconstrução trazem em sua personalidade uma atmosfera única.
Paris é um desses lugares que ao menos uma vez na vida vale à pena conhecer para ter sua própria opinião.
3 Dias na cidade luz
Impressão, gosto e opinião cada um tem o seu, então vou compartilhar a minha opinião sobre Paris.
Consciente que visitei o superficial do superficial, vou falar dos lugares que conheci nesses 3 dias.
Lua de mel abençoada
Considerando que foi nossa lua de mel e planejamos os lugares de acordo com a verba e com o que gostaríamos de conhecer, não tem como ser ruim ou não gostar, mesmo percebendo o lado sombrio de algumas situações.
O lado sombrio de Paris
Chegamos em Paris no sábado dia 8/06/19, as 3:00 PM e já no táxi percebemos algo estranho. O taxista de etnia indiana, um tanto tenso e pouco interagia conosco, deu algumas voltas extras na mesma região, o que nos deixou desconfiados, mas entendemos na sequência o motivo.
- Paris estava tendo um grande protesto.
Quase todos os sábados deste ano Paris vem passando por protestos contra o governo do atual presidente, não sabíamos, mas descobrimos assim que chegamos.
Um verdadeiro exército de soldados armados com metralhadoras vestidos como “rambos”, fecharam as ruas, avenidas e alguns pontos turísticos e somente os moradores locais podiam transitar.
No nosso caso, o taxista precisou parar na esquina porque a rua estava fechada. Precisamos nos identificar aos policiais armados, apresentamos nossos passaportes e depois de liberados caminhamos até o hotel que estávamos hospedados.
Atmosfera tensa
Claro que a atmosfera do lugar fica comprometida, por mais tranquilo que uma pessoa seja. É assustador andar no meio de armas e soldados prontos para uma guerra.
Minha primeira impressão foi de insegurança e que Paris estava lotada.
Não fosse a tensão e atmosfera negativa do protesto teria sido encantador e perfeito.
Glamour e arte
A arquitetura dos edifícios com plantas e flores penduradas nas paredes, nas lojas, o charme dos restaurantes e cafeterias com mesas nas calçadas, a arquitetura e o charme das pontes (vimos 3 noivas tirando fotos no domingo), os monumentos, os parques com praças, os museus, o ar fashion das griffes, tudo isso garantem um glamour e romantismo único de Paris.
Duas coisas de Paris que mais me chamaram atenção e vão ficar na memória:
- Sobremesas e culinária.
Não sou a fã dos doces e nem de comidas, mas a gastronomia francesa é uma verdadeira obra de arte.
Comi com os olhos e fiquei hipnotizada quando vi a vitrine da famosa Ladurée onde os famosos macarrons são produzidos.
No interior da loja, os macarrons distribuídos como obra de arte nos balcões de vidros com todas as cores e sabores aguçaram a criança interior que habita em mim, provocando todos meus sentidos.
Senti vontade de provar todos para saber qual é o mais gostoso, mas não consegui e os que provei gostei e não sei dizer qual gostei mais.
Comer bem em Paris é um presente para os olhos e para a alma, mas o bolso sente. Comer bem nos lugares glamourosos é caro.
Existem opções com preços acessíveis aos bolsos e vimos isso no supermercado, pois a variedade de queijos, vinhos e bebidas em geral, pães, croissants e doces divinos são excelentes e acessíveis.
Torre Eiffel – uma atmosfera iluminada
2. Rio sena e a torre Eiffel
A segunda coisa que mais gostei foi nosso presente de lua de mel e valeu à pena esperar 1 ano e oito meses para celebrar nosso momento.
- O jantar no barco com saída e chegada na torre Eiffel.
- Foram as cenas mais românticas da minha vida.
O barco saiu às 8:30 PM e voltou as 11:00 PM. Já na saída ainda, claro, com o sol começando a se por, a atmosfera era de encantamento e romantismo total.
Como um presente que eles nem imaginam que nos deram, ouvimos a música “Garota de Ipanema” em inglês na doce voz da cantora no barco.
Segue o link com as opções de jantares no barco.
https://www.bateauxparisiens.com
Rio Sena – um rio mais que romântico
O barco passeava devagar e íamos vendo pessoas sentadas à margem do rio Sena, algumas sozinhas, outras com supostos amigos, famílias, casais e todos ali sentados contemplando o por do sol, fazendo seu picnic ou tomando seu vinho ou champagne. Imagino que passaram no supermercado, compraram seus pães, queijos e vinhos (acessíveis e excelentes) e foram contemplar o por do sol.
Alguns acenavam para os barcos que passavam. Não resisti e quando percebia a menor interatividade, retribuia também. Sabe aquele momento mágico que compõe o cenário cinematográfico romântico e perfeito?!
A inabalável Notre Dame
Sentados à mesa no barco, degustando um divino e autêntico jantar francês, observamos e contemplamos a majestosa arquitetura da Notre Dame ao som de Ave Maria.
A frente da igreja não foi afetada pelo incediou que aconteceu recentemente, apenas a parte da lateral e dos fundos e o visual de dentro do barco é realmente mágico e único.
Ao chegarmos as 11:00 PM, a Torre Eiffel estava toda iluminada e lembrei de como me sentia quando criança no Natal, a mesma sensação de curiosidade com euforia pelo que ia acontecer.
Louvre ou aeroporto internacional de Paris?
Vimos o Louvre apenas pelo lado de fora e a arquitetura da famosa pirâmide dá para sentir o quanto requer um planejamento à parte.
Como se trata de um museu gigante que precisa no mínimo de alguns dias para se ter uma idéia geral e nós tínhamos apenas 3 horas, troquei pelo aeroporto e acredito que você vai entender e apoiar o motivo.
Meu filho estava indo para a Rússia e fez uma escala de 3 horas no aeroporto de Paris, ou seja, dar um abraço no meu filho foi uma oportunidade única que trocaria por qualquer lugar ou qualquer coisa.
Encerro o artigo com um carinho pela cidade luz a qual vivenciei uma tensão sombria, mas que não invalida todo encantamento que a cidade oferece.
Minha sugestão é que quando forem visitar Paris, apenas certifiquem-se do clima em todos os sentidos, isso faz toda a diferença. O ideal é ir na primavera ou no outono e claro, sem protestos. Sugiro um mínimo de 5 dias, 3 dias é pouco.
Estivemos em Londres por 6 dias e Paris por 3 dias. Em apenas duas horas e meia de trêm pode-se contemplar a beleza e a cultura de países completamente diferentes em sua atmosfera.
Saiba mais sobre Londres: http://br378.teste.website/~adri6534/londres-uma-atmosfera-unica/
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.