Sobre a Foto de capa
São Francisco eleita a cidade mais verde dos Estados Unidos, foi a primeira em 2009 a determinar a compostagem e reciclagem do lixo para residências e estabelecimentos alimentares. Planeja se tornar a primeira cidade Lixo Zero até o final de 2020.
Então, vamos ao lixo…
Sim, hoje vamos falar de lixo, sobre o seu lixo. Quero te convidar a refletir sobre esse assunto, que para alguns não interessa, para outros não é problema deles e para muitos é algo que num passe de mágica desaparece da frente de sua casa e Plim! Acabou o lixo.
- Você já parou para pensar como seria se você precisasse ficar com todo o lixo que gera, no seu quintal?
- O porquê de uma embalagem que por poucos minutos estava limpa, conservando um alimento, em segundos vira algo sujo e sem valor?
Várias pessoas fizeram essa reflexão durante a pandemia, muitas se deram conta ao armazenar por 30 dias seus resíduos recicláveis e concluíram que andam comendo muita comida industrializada, pouco ato de descascar e muito de desembrulhar.
Jogar fora
Estamos muito acostumados a “jogar fora” mas onde fica “o fora”?
Se “o fora” para você significa longe da sua vista, realmente precisamos conversar.
Precisamos repensar nossas atitudes em relação ao consumo, não só em relação ao que ingerimos, vestimos e usamos mas o que faremos quando o item não nos servir mais, como encaminharemos os resíduos que “sobraram”.
É preciso tomar cuidado com a questão da reciclagem como alternativa, ou melhor como desculpa que usamos para não nos sentirmos culpados ao comprarmos mais plástico, papel e alumínio.
Os 5 Rs da Sustentabilidade
Quando falamos em sustentabilidade sempre lembramos dos 5Rs.
- Repensar
- Reduzir
- Recusar
- Reutilizar
- Reciclar
*…que devem ser aplicados nesta ordem, ou seja, reciclagem é a última opção.
Repensar seus hábitos de consumo:
- Comprar na feira, de um produtor local: menos embalagem, menos transporte.
Reduzir:
- Preciso da quantidade que comprei ou vai acabar no lixo?
Recusar:
- A sacola plástica, o canudo, o sachê extra do delivery e os talheres plásticos.
Reutilizar:
- Posso dar uma outra utilidade para itens que iriam para o lixo? Potes de vidros para armazenar ou usar como copos, garrafas como vasos, caixas de papelão de casinha para pets entre infinitas ideias disponíveis na internet.
Reciclar:
“Ah mas essa embalagem é reciclável, tá ali o símbolo das flechinhas”.
- A reciclagem é sim uma alternativa mas lembre-se de que há muitas coisas que são recicláveis mas não são recicladas. Algumas embalagens por exemplo não são recicladas por inviabilidade, valor de mercado baixo entre outros motivos.
Em média apenas 3% do resíduo seco é reciclado no Brasil os outros 97% vão parar no aterro, no rio, no córrego, oceano, lixão, lá “fora”.
Lixo Zero
E agora vou te contar algo que talvez você não saiba. O que chamamos de lixo na verdade são resíduos e rejeitos misturados. Lixo é algo que não tem mais jeito, não dá para fazer mais nada dele, tipo papel higiênico usado, fralda descartável e absorvente.
Se separarmos direitinho nossos resíduos vamos contribuir para termos uma casa, um bairro, uma cidade Lixo Zero, que aliás já existe.
Bem… deixa eu explicar melhor, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos e a redução de encaminhamento para aterros sanitários.
Segundo várias pesquisas 50% do nosso ”lixo” é orgânico ou seja podemos compostá-lo, 40% são recicláveis ou seja podemos encaminhá-lo adequadamente para que ele volte para a cadeia de produção, sobrando apenas 10% que são os rejeitos, o lixo mesmo e só esse deveria ir para aterros.
Então faça sua parte, separe e encaminhe adequadamente, informe-se sobre a coleta seletiva, pontos de coleta na sua cidade.
Pesquise através do Instituto Lixo Zero Brasil
@institutolixozerobrasil se há ações lixo zero perto de você. Aprenda mais, conheça mais sobre o que está ao seu alcance.
Lembre-se: O maior de todos os erros é não fazer nada por achar que se faz pouco.
*Inspiro as pessoas a serem mais conscientes em relação ao meio ambiente, incentivando pequenas mudanças de hábitos” segue lá no @ eco__mag
Feliz, falante, abençoada por Deus e apaixonada pela natureza. Propósito na vida: deixar o mundo melhor incentivando as pessoas a serem mais conscientes em relação ao meio ambiente através de pequenas mudanças de hábitos e da leitura de livros inspiradores.