À escola da vida
A vida é realmente uma escola implacável, clara e verdadeira, pena que temos resistências em entender os sinais que recebemos diariamente para direcionar, ou mesmo redirecionar nossa bússola e acertar a rota da própria vida, fazendo os ajustes necessários e seguir prosperando.
Livro – O Caibalion
“Oh! não deixeis apagar a divina chama! Mantida de século em século nesta escura caverna, em seus templos sagrados! Sustentada por puros ministros do amor! Não deixeis que esta divina chama se extingue!
Esse poema acima faz parte do início do livro “O Caibalion” (em Kabalah significa receber).
Resumidamente, entendi que a “chama em questão é a sabedoria da vida” que pode e deve ser compartilhada.
* Com Ressalva…”Gravidez da vida”
Porém, como dizia o filósofo Sócrates quando convidado à converter os tiranos da Grécia antiga em sábios; pacientemente ele comentou sobre sua mãe Fenarete que era uma excelente parteira:
“Não seria possível dar à luz à quem não estivesse grávida”, ou seja, é preciso estar grávido/a de vontade em crescer, em aprender!!!
Do que se trata o livro x o artigo de hoje?
Se trata dos Sete Princípios em que se baseia toda a Filosofia Hermética e quando terminei de ler, ou melhor reler (é um livro para ler, reler e ter na cabeceira da cama), fiquei pensando em como praticar essas leis no dia a dia de forma consciente, prática e objetiva.
Livro bom é aquele que quando termina a gente coloca em prática!!!
Sim, é possível aplicar e praticar às leis no dia a dia em cada pequeno passo que damos, na administração do nosso tempo, em cada atitude, comportamento, pensamento, palavras, tanto no individual, quanto no coletivo.
E a vida vai responder da forma como agimos através dos nossos comportamentos em relação à essas leis.
1º Passo – Entendendo o significado de Lei
Lei é uma regra obrigatória cujo objetivo é à justiça!!!
2º Passo – Ordem
Essa palavra “ordem” é a chave da virada!!!
Observe seus pensamentos quando estão organizados de forma clara e objetiva, agora observe quando estão bagunçados, confusos ou perdidos.
Seus pensamentos tem sido seus servos ou você tem sido servo dos seus pensamentos?
Essa ordem ou bagunça vale para tudo; casa, guarda roupa, armários, gavetas, trabalho, projetos, relacionamentos, tudo segue uma ordem e sua lei.
Lei x ordem – sem lei não há ordem e sem ordem não há progresso!!!
Como e onde se aplica a lei da vida?
Se aplica em tudo!!!
Para exemplificar, de forma simples e resumida, usei esses sete Princípios em um pequeno projeto que fiz junto com meu marido;
Construindo o quintal de casa!!!
Contextualizando; moramos em Utah de frente para às montanhas, uma vista linda, mas durante dois anos nosso quintal sofreu algumas enchentes. Nossa casa fica na esquina de um condomínio e por algum problema de encanamento, a bomba de água desaguava em nosso quintal, danificou toda à grama e inundou nosso basement (porão) algumas vezes.
Até entendermos e resolvermos o problema levou um tempão. Pode parecer simples e na teoria muitas coisas parecem óbvias, mas na prática percebemos que o processo foi diferente e um pouco mais lento do que gostaríamos. Nesse caso, levamos 2 anos para resolver tudo até termos a verba e surgir a idéia de transformar um quintal danificado pelas enchentes, em um ambiente gostoso para se desfrutar.
I. Lei – O Princípio do Mentalismo
“O todo é mente; o universo é Mental.”O Caibalion
Entendi que essa lei é como se nós acessássemos a chave da inteligência abrindo as portas do nosso templo psíquico e mental do conhecimento e da sabedoria se beneficiando da verdadeira natureza da “força”, da “energia” e da vontade projetado em nossa mente.
Nesse caso, usamos o poder mental e visualizamos o quintal pronto.
II. Lei – O Princípio da Correspondência
“Assim em cima como embaixo; assim embaixo como em cima”. O Caibalion.
Essa lei se relaciona com todas as outras, no caso do quintal precisamos acertar o passo a passo de tudo que precisávamos.Fizemos um desenho do projeto (usamos imagens do Pinterest como idéia),separamos a verba de acordo com nossos recursos financeiros, uma lista de tudo precisava comprar, alguns vídeos assistidos no YouTube mostrando cada etapa do processo e sem nunca ter construído um quintal antes, começamos. Como uma receita de bolo, é preciso saber quais os ingredientes utilizar, comprá-los, executar o passo à passo misturando todos ingredientes e assim a alquimia acontece.
Uma coisa precisa e corresponde à outra.
III. O Princípio da Vibração
“Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.” O caibalion
Tivemos momentos de vibração de vários tipos tanto boas vibrações, quanto desafiadoras; em hora de sol escaldante à vibração mudava e o mal humor, ou desanimo se instalava, aí descansávamos e retomava.
É parecido com uma estação de rádio quando está fora de estação e faz chiado, é só sintonizar numa nova estação com uma boa música que muda elevando à vibração!!
IV. O Princípio da Polaridade
“Tudo é duplo; tudo tem polos, tudo tem seu par de opostos; semelhantes e dessemelhantes são o mesmo; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se encaixam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.” O Caibalion.
O quintal antes e o quintal depois é o mesmo quintal. A dualidade está nos extremos e aqui neste mesmo quintal, um “Antes” que envolveu alguns sacrifícios e ficou bem feio, para ter o “Depois”, ficar pronto e bem bonito no final.
V.O Princípio do rítmo
“Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas, a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o rítmo é a compensação.” O Caibalion
A vida é como um pêndulo, ou mesmo como às ondas do mar, tudo muda o tempo todo e muitas vezes precisamos mudar nosso ritmo. No quintal erramos em várias coisinhas para depois acertar e faz parte, às vezes o ritmo era lento e parecia que nunca ia terminar, mas só continuamos. O ritmo mudou várias vezes até terminarmos. O segredo é continuar e ir ajustando o ritmo.
VI.O Princípio de causa e efeito
“Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a lei e o acaso nada mais é que um nome dado a uma lei não reconhecida; existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à lei.” O Caibalion.
Depois de 2 meses de trabalho intenso, alguns Advil’s para dor muscular e alguns sacrifícios, ver o quintal pronto, poder fazer um churrasco, sentar e contemplar a natureza com a família ou amigos foi o efeito da causa.
Acredito que essa seja a lei mais fácil para entendermos e talvez à mais desafiadora para praticarmos, pois tudo na vida são escolhas e consequências, tanto às positivas quanto às negativas.
VII. O Princípio de Gênero
“O Gênero está em tudo; tudo tem seu princípio masculino e seu princípio feminino, o gênero se manifesta em todos os planos.” O Caibalion
Todos nós independente do sexo, temos uma essência feminina e masculina, somos filhos de uma mãe, de um pai e quando entendemos esse princípio podemos usar a nosso favor quando necessário para equilibrar e neutralizar nossas emoções, pensamentos, palavras e atitudes, pois em alguns momentos estamos mais sensíveis ou introspectivos, já em outros mais expansivos ou, destemidos, como o yin (lua, inverno, feminino, intuitivo), ou Yang (sol, verão, masculino, racional).
Resumindo e concluindo as 7 leis!!!
Tudo começa na mente da gente, no nosso mundo interno. Organizar o tempo, os pensamentos, a rotina, o dia a dia e fazer o passo à passo, observando à conexão/correspondência, à vibração, à polaridade, o ritmo, a causa e feito, e o gênero.
Podemos usar essas leis para tudo em nossa vida como; cuidar do corpo, pensamentos, palavras e atitudes, pois se falarmos uma coisa e fazermos outra “vai dar ruim”.
Quando nos organizamos e criamos um estilo de vida baseado nesses princípios da lei da natureza, a vida flui e prospera em tudo. Se tudo está fluindo bem na sua vida parabéns, seu GPS está te levando na direção certa, mas se por acaso sua vida não está fluindo como você gostaria, que tal acertar a bússola aplicando às leis da vida?
Já estive com meu GPS desconectado e me perdi muitas vezes. Quando assumi a responsabilidade e comecei a direcionar com essas leis divinas como destino, à vida melhorou e tem prosperado.
Para quem quiser entender melhor e se aprofundar no assunto
O autor desse livro não se sabe exatamente quem foi e o que se sabe é que foi atribuído a Hermes Trimesgistro (considerado Três vezes o grande pela sua sabedoria).
Para quem tiver interesse em se aprofundar no assunto o qual recomendo, assista em paralelo às aulas da professora de filosofia Lúcia Helena Galvão. Segue aula 2 que é um resumo dos Sete Princípios das Leis herméticas. A professora Lúcia gravou uma aula para cada lei no canal da Nova Acrópole disponível no Youtube.
Desejo que todas às pessoas estejam grávidas de si mesmas, sei que é utopia, mas :”você pode dizer que sou um sonhador, mas eu não sou a única e espero que algum dia todos se juntem a nós e o mundo será um só (John Lennon).
Aula 2 – Resumo dos 7 Princípios.
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.
Interessante e didático