Quantas Dúvidas Durante A Gravidez
Bastou aparecerem os dois risquinhos no teste de gravidez para imediatamente surgirem mil dúvidas, questões e inseguranças.
As frases mais usadas pelas gestantes geralmente começam com “eu posso?”.
Vamos então tentar esclarecer as principais dúvidas que as novas mamães costumam ter:
Posso pintar os cabelos?
Os estudos sobre químicos para cabelos e gestação são limitados, mas sabemos que o couro cabeludo absorve muito pouco destes químicos, e assim eles são considerados seguros. Portanto, é permitido sim pintar o cabelo na gravidez.
De uma forma geral evite as tintas muito ricas em amônia e derivados de chumbo – procure por marcas profissionais e confiáveis.
Assim, opte pelas mais naturais e evite pintar o cabelo no primeiro trimestre, pois este é o período principal de formação do bebê.
Posso comer alimentos crus?
Para evitar contaminação por toxoplasmose e listeria, gestantes devem evitar comer alimentos crus ou malpassados, e verduras sem higienização adequada.
A toxoplasmose, se adquirida na gestação, pode levar a inúmeras malformações e comprometimentos do bebê.
Desta forma, é importante atentar para o que se come durante este período. Alem disto, alguns alimentos crus, como peixes, podem transmitir bactérias e parasitas se não preparados com higiene adequada.
O ideal é sempre avaliar e conhecer o restaurante ou local de preparo do alimento antes de consumi-lo,
Posso viajar de avião?
Na maioria das vezes, não há problema algum. As mudanças de altitude e pressão atmosférica não têm efeitos negativos comprovados sobre a gestação.
Vale lembrar de checar eventuais hospitais ou serviços de emergência nas cidades ou países que pretende visitar, caso ocorra alguma emergência.
É sempre bom utilizar meia elástica de compressão e realizar caminhadas periódicas durante o vôo. Além disto, vale a pena pesquisar se a companhia aérea pela qual você irá viajar pede algum documento ou carta especial.
Posso praticar exercícios?
A prática de exercícios físicos é, na maioria das vezes, benéfico para as grávidas.
Com exceção de esportes mais radicais, com risco de quedas ou traumas ( como esqui ou boxe), a maioria das atividades físicas não aumenta riscos de partos prematuros ou problemas na gestação, e assim podem aliviar dores nas costas e auxiliar no controle do ganho de peso.
As recomendações mais atuais sugerem a realização de 20-30 minutos de atividade moderada 4-5 vezes na semana. Em gestações de risco, ou quando há indicação médica de repouso, porém, eles não devem ser realizados.
Posso dirigir?
Exceto se houver restrição médica, gestantes podem dirigir sim. Os cintos de 3 pontos são seguros e devem ser sempre utilizados.
Muitas gestantes ficam incomodadas com o uso do cinto, mas pensem no estrago que pode ser causado por um impacto batendo o barrigão comparado ao pequeno impacto do cinto em um eventual acidente!
Posso ter relação sexual?
Em geral, relações sexuais ou orgasmo não aumentam risco de parto prematuro ou outras complicações na gestação.
A penetração vaginal não “machuca” o bebê nem leva a riscos na gestação.
Desta forma, exceto em casos de trabalho de parto prematuro, sangramentos ou bolsa rota, a relação sexual é liberada.
Posso ingerir bebidas alcoólicas?
Não há até o momento bons estudos que informem uma dose segura para gestantes de bebidas alcoólicas.
Isto significa que o ideal seria não tomar nada de álcool durante toda a gestação.
A síndrome alcoólica fetal (SAF) é um problema que pode acontecer com os bebês de mães que ingeriram álcool na gestação, e que pode levar a comprometimento cognitivo e malformações fetais.
Alterações leves foram descritas com doses de 30ml/dia em fases iniciais da gestação. A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) geralmente ocorre em mulheres que ingerem pelo menos 60-70 ml ao dia. Ou seja: melhor evitar os drinks na gestação, ok?
*Fonte: FOX. N S Dos and Don’ts in Pregnancy. 2018 by American College of Obstetricians and Gynecologists. Published by Wolters Kluwer Health. ISSN: 0029-7844/18
Ginecologista especializada em Reprodução Humana, Endocrinologia ginecológica e Anticoncepção FMRP-USP, com mestrado e doutorado