Espiritualidade x religião

“Antes de me falar sobre a sua religião, primeiramente mostre-me como você trata seus semelhantes. Antes de dizer o quanto tu ama Deus, demonstre o quanto você ama as pessoas.”

O objetivo deste artigo é fazermos uma reflexão, uma auto-observação/análise de como praticar para desenvolver melhor tanto a espiritualidade, como os valores e virtudes que muitas religiões tão bem pregam.

Religioso x espiritualizado…

Há religiosos espiritualizados, mas também há religiosos não espiritualizados e há pessoas espiritualizados que não são religiosas.

Essas observações servem para ajudar ampliar a consciência de quem somos para quem queremos nos tornar, tanto para quem se considera religioso, como para quem se considera espiritualizado.

Entendendo os significados…

 

Religião

Vem do termo “religare” – “o homem estava separado de Deus e, uma vez reconhecendo seu pecado, precisava de algo que o ligasse novamente a Deus – que o religasse.”

 

 

 

Daí o termo religare – religião.” https://www.dicionarioinformal.com.br/religião/

Geralmente para se entrar, ou mesmo aceitar alguma religião parte-se de um convite de alguém ou de alguma influência externa. As religiões tem seus rituais, livros sagrados, encontros, cantos, orações, forma de se vestir e cada religião tem seu protocolo, ou suas “regras”.

Espiritualidade

Vem do latim “spiritus ou spiritual” que quer dizer: respiração, sopro, ar, coragem, vigor. É uma escolha interna de fé em acreditar no invisível, um encontro silencioso com o sentido da vida, se tornando um ser humano melhor.

https://www.dicionarioinformal.com.br/espiritualidade/

Observações com reflexões…

Quando eu era criança acompanhava minha mãe na Mahikari (luz divina/luz da verdade), baseado em princípios budistas, frequentei até meus 14 anos de idade. Depois frequentei a igreja católica, fui crismada e gostava de ir a algumas missas. Por volta dos meus 33 anos frequentei a Seara Bendita (baseada no espiritismo), depois retornei ao catolicismo. Visitei a igreja Evangélica,  também a Congregação Cristã do Brasil e a Mórmon. Atualmente não sigo nenhuma religião.

Das religiões que frequentei percebi que  Deus é o mesmo para todos. São caminhos diferentes, mas com o mesmo destino de chegada que é nos tornarmos um Ser humano melhor. Tanto os livros quanto os ensinamentos da bíblia seguem os mesmos princípios e valores.

O que me afastou e ainda me afasta da religião é o fato de colocar determinada religião como a única salvadora da vida eterna, ou seja, se eu me tornar membro de tal religião serei aceita no reino dos céus, se não me tornar membro não serei salva, desculpe quem discordar, mas isso pra mim não faz o menor sentido para mim.

O que faz sentido para mim é praticar o que as religiões em geral costumam pregar muito bem; ser justo, honesto, verdadeiro, generoso, respeito, amar o próximo como a si mesmo. São virtudes e valores íntegros, claros, objetivos, aparentemente muito simples de ser e fazer, mas infelizmente não vemos como gostaríamos na pratica do dia a dia.

A maioria de nós sabe bem o que é certo como também o que é errado, mas na dúvida… um bom exercício é;

“e se fosse comigo”?!!

 

 

Qual o sentido da vida?

 

 

 

 

Quem sou? O que vim fazer aqui?

Por que nasci nesta família?

Por que atraí ou atraio determinadas pessoas ou situações?

Essas repostas entre outras perguntas são de caráter pessoal, requer pensamentos, palavras e atitudes espiritualizadas, mas é necessário prestar atenção a voz interior, aprender a ouvir a voz do silêncio para sentir a resposta.

Num mundo com tanto barulho, parar para prestar atenção na voz do silêncio e sentir a sabedoria desse silêncio interno pode ser muito incômodo quando não se está acostumado, mas basta treinar para se conquistar a verdadeira liberdade e descobrir o “sentido da vida”!!!

Sentindo “Deus”

Somos fonte da verdadeira  criação divina e cada um pode dar o nome que fizer mais sentido. Quando sentimos amor, respeito gratidão por essa dádiva em sermos verdadeiros HUMANOS, passamos a sentir e ver “Deus” em tudo e em todos, independente da religião.

 

“Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, mas somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.”

Minha Alma Está em Brisa (poema de Mário de Andrade)

Contei meus anos e descobri que tenho menos tempo para viver a partir daqui, do que o que eu vivi até agora.

Eu me sinto como aquela criança que ganhou um pacote de doces; O primeiro comeu com prazer, mas quando percebeu que havia poucos, começou a saboreá-los profundamente.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis ​​em que são discutidos estatutos, regras, procedimentos e regulamentos internos, sabendo que nada será alcançado.

Não tenho mais tempo para apoiar pessoas absurdas que, apesar da idade cronológica, não cresceram.
Meu tempo é muito curto para discutir títulos. Eu quero a essência, minha alma está com pressa ..Sem muitos doces no pacote…

Quero viver ao lado de pessoas humanas, muito humanas. Que sabem rir dos seus erros. Que não ficam inchadas, com seus triunfos. Que não se consideram eleitos antes do tempo. Que não ficam longe de suas responsabilidades. Que defendem a dignidade humana. E querem andar do lado da verdade e da honestidade.

O essencial é o que faz a vida valer a pena.

Quero cercar-me de pessoas que sabem tocar os corações das pessoas …

Pessoas a quem os golpes da vida, ensinaram a crescer com toques suaves na alma

Sim … Estou com pressa … Estou com pressa para viver com a intensidade que só a maturidade pode dar.
Eu pretendo não desperdiçar nenhum dos doces que eu tenha ou ganhe… Tenho certeza de que eles serão mais requintados do que os que comi até agora.

Meu objetivo é chegar ao fim satisfeito e em paz com meus entes queridos e com a minha consciência.
Nós temos duas vidas e a segunda começa quando você percebe que você só tem uma…

Se esse artigo fez sentido para você, comente e compartilhe, poderá fazer a diferença para alguém também.

*Fiz uma live com a minha parceira do studio de YogaOmline  Flavia Rascassi  sobre esse conteúdo no Instagram @adrianajarva

Com amor e gratidão.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments