Todo começo de ano é comum fazermos nossa lista de renovação, metas, objetivos e sonhos do que queremos realizar para o ano que se inicia.
Tudo isso é válido desde que não nos enganemos com a simples promessa baseada na vontade, porque a vontade passa.
Introdução
Primeiro artigo da série: Eduque-se e seja seu próprio GURU!!!
Pretendo escrever em capítulos de forma simples e prática como venho educando minhas emoções, realizando as metas com a saúde física, mental e emocional com aprendizados, desaprendizados, reaprendizados, sucesso e fracasso (esse me ensina muito).
Quero compartilhar estudos, pesquisas, rankings mundiais, diferenças culturais e como essas teorias podem ser aplicadas na prática, na vida real mesmo. Venho observando o quanto esses excessos de informações de hoje em dia, aliás muitas rasas e sem fundamento, confundem ou distorcem o processo do auto conhecimento.
A importância de parar para analisar quem somos (insignificância e significância) e o que queremos da vida é chave da virada e cada um de nós pode ser seu próprio professor nesse processo e educar-se. Um passo de cada vez com paciência, assumindo a responsabilidade com amor, respeito e gratidão.
Uma Proposta decente!!!
Vamos iniciar esse ano com a meta e o comprometimento em ser ou tentar ser à melhor versão de si mesmo não apenas para 2020, mas até 2030?!
- Quem aí topa esse desafio comigo?
Comente abaixo como você quer estar daqui dez anos e vamos juntos!!! Juntos somos melhores e mais fortes!!!
Sabe qual será o resultado? Se você começar, com um passo de cada vez vai transformar seus hábitos em um novo estilo de vida e sua transformação será nāo apenas para um ano, ou uma década, mas enquanto você respirar.
A vida real como é e não como editamos nas redes sociais
A vida real não é essa dos stories das redes sociais a qual editamos, mas a vida real é a que ninguém está vendo, além da nossa própria consciência.
Que possamos em 2020 e nessa nova década praticarmos os valores e o que queremos de fato da vida, assim como exercício físico ou um novo idioma, quanto melhor se pratica, melhor fica.
Década adolescente x década adulta
A adolescência começa dos 13 aos 19 anos e é muito conhecida pelo turbilhão de emoções que os jovens sentem. Instáveis e inconstantes não sabem lidar com os altos baixos dessa louca montanha russa que afetam suas emoções e comportamentos de forma extrema, ou muito intensa.
Comparo a década passada com esse comportamento adolescente que muitos de nós passamos, nos mostrando o quanto nossas emoções são indisciplinadas.
Nossa luz e nossa sombra transitaram loucamente nessa montanha russa e assim alguns de nós aproveitamos a carona como oportunidade e começamos o rico processo da jornada do auto conhecimento.
Menu tecnológico
Nunca tivemos tantas informações sobre auto conhecimento como hoje em dia e comparo a um super mercado com prateleiras lotadas.
Está muito confuso escolher as informações de qualidade porque estão misturadas com as ruins, por isso tantas fake news.
Precisamos ter cautela e separar o joio do trigo porque nem tudo que reluz é ouro.
Açúcar e sal são praticamente idênticos se colocados lado a lado, comparo isso com as informações enganosas dessas prateleiras virtuais e o fato é que tem muito achismo, opinião pessoal, conteúdos rasos, superficiais sem estudo científico e muito blábláblá.
Portanto, é preciso ter cuidado e é preciso educar-se, pesquisar a fonte, buscar referências confiáveis, não se influenciar pelos milhares de seguidores (alguns são comprados). Já me decepcionei muito e venho aprendendo buscar boas referências e a pesquisar melhor.
Deixei de seguir muitas pessoas que tem o dom da palavra, o dom de persuasão assim que descobri que falam uma coisa e praticam o oposto.
Quero aprender com quem de fato vive o que fala, pratica os valores que acredito e que podem de fato me ensinar ou acrescentar algo útil, pessoas melhores do que eu e que saibam mais do que eu.
Por exemplo, se a pessoa ensina sobre ser rico e deve no banco, ou ensina fidelidade, mas trai a própria família, ensina emagrecer e está acima do peso, etc, corto.
Como exemplo, observo o que o João de Deus me ensinou, nem o nome sagrado ele respeitou e agora João de Deus está na cadeia por abuso sexual cometido contra mulheres e também contra sua própria filha. Conheci várias pessoas que foram para Abadiânia se tratar com ele e algumas se curaram e sabe por que elas se curaram? Pela fé delas e não por causa dele. Acredito que temos um poder de cura que desconhecemos.
Bora, vamos começar?
Te convido a fazer uma breve reflexão do que você conquistou e quais seus erros/fracassos na década passada. O ideal é você ter seu caderno de anotações para escrever seus insights e informações.
*Um parêntese aqui sobre o fracasso e te convido a assistir este video sensacional da Marcela Prado!!
Na década passada, o que você precisou aprender, desaprender, desenvolver, desapegar ou reaprender?
Agora reflita o que você quer construir para essa nova década que está novinha e promete SER interessante e transformadora?
- Aprender um novo idioma?
- Comprar uma casa, umcarro?
- Uma nova profissão, ou se reinventar e desenvolver mais uma?
- Viajar? Para onde?
- Casar? Ter filhos? Separar?
- Estudar? Universidade? MBA?
- Cuidar do corpo, mente e emoções?
- Se organizar para aposentadoria ou uma nova profissão?
A lista é individual e pode ser do tamanho que você quiser.
Particularmente eu gosto de praticar pequenas coisas, às vezes uma de cada vez e vou inserindo novos passos aos poucos, muitas vezes excluindo itens que já não servem, ou que não fazem mais sentido na minha vida.
- O que preciso fazer para realizar essas metas? Comece semanal, aumente para mensal, depois anual até se tornar um hábito.
- Quando começo essa meta, quando termino? Crie o hábito de escrever no seu caderno diário/celular e vá monitorando.
- Como? Como vou fazer isso?? O “como” é muito importante.
- O que preciso abrir mão para realizar? Economizar dinheiro, por exemplo, quanto $ por mês? Sacrificar meus finais de semana, meu lazer? Como equilibrar tudo isso? Dizer não para as guloseimas? Dizer nāo às tentações e indisciplinas? Como manter o foco?
- Qual estratégia você vai usar?
Tela mental ou exercício da imaginação
Se você por exemplo começar com a prática de exercício físico ( 3 à 5 vezes por semana), 5 minutos de meditação diária por dia, boa qualidade de sono, boa alimentação e ler um mínimo de x livros por ano, você estará investindo no seu maior patrimônio que é a sua saúde e a sua vida.
Se imagine com o corpo e saúde que deseja estar daqui há 1 ano, 3 anos, 5, 10 anos e comece com o primeiro passo, vá fazendo, um passo de cada vez.
Esses primeiros passos parecem insignificantes, porque o resultado não é imediato, mas esses primeiros passos são a raiz e a base de toda sua transformação, portanto valorize os primeiros passos.
Ops, não consegui, errei ou escorreguei na casca da banana e agora?
Gosto muito do GPS mind que nos convida a recalcular a rota e seguir em frente. Cada um de nós sabe quando desliza e escorrega na casaca da banana, o que venho praticando é não me acomodar, mas também não me punir a ponto de desanimar ou desistir. Simplesmente recalcule a rota e siga em frente!!
Descansar sim, desistir jamais!!!
Recomeçar é treino e precisamos nos educar nisso também, só não vale se enganar e ignorar a preguiça por exemplo. Reconhecer o erro, aprender com esse erro assumindo 100% da responsabilidade e identificar a emoção, são a chave da virada para a verdadeira transformação.
Estratégia pessoal
Crie a sua estratégia dentro do seu estilo. Venho usando a flexibilidade e aprendi assumir 100% da responsabilidade de tudo que acontece na minha vida (bom ou ruim) e com isso tenho cortado ou reduzido muitas coisas, alimentos, pessoas tóxicas e tenho dito muitos Nãos.
Tenho aceitado a vida e as pessoas como elas são, não como gostaria que fossem. Venho praticando em mim a mudança que quero ver no mundo e principalmente me auto observando.
Aprendendo com meus erros, educando minhas emoções no geral, em especial a fofa e traiçoeira preguiça, a procrastinação, as vontades traiçoeiras que muitas vezes querem me tirar do foco.
Venho educando minha ansiedade, meu imediatismo, minha paciência e me permitido errar com acolhimento sem acomodação ou desculpas.
“Não é por que eu sei andar e ando bem há quase 50 anos que às vezes eu não tropece” (Leandro Karnal).
Medite-se
Medite. Aprenda a se escutar. Aprenda silenciar-se. Se você começar a meditar 5/10 minutos por dia, vai desenvolver um hábito muito saudável de se desintoxicar.
A meditação é como um banho interno.
Aprender limpar nossas emoções e entrar em contado conosco de verdade é libertador, porque paramos de nos preocupar com o que o outro pensa a nosso respeito e assumimos nossa autenticidade.
Com a prática da meditação não sei o que ganhei, mas sei que venho perdendo a ansiedade, o estresse, me sinto limpa internamente e já não permito manipulações, ciladas ou influências externas.
Capítulo 1
Para esse primeiro artigo proponho refletirmos juntos a tāo falada Inteligência Emocional nos dias de hoje.
- Qual o oposto de Inteligência emocional?
- Penso que ” burrice emocional” – de fato a emoção não pensa, não é mesmo?
Para começarmos a praticar nossa inteligência emocional a primeira coisa é entendermos e aceitarmos que o processo de educação é lento e constante, requer paciência e uma boa dose de bom humor.
1 – Treino – Dizer Não!!!
Palavra curta e eficaz que precisa ser melhor praticada. Quando você diz sim, você costuma dar explicação?
Aprenda dizer não da mesma forma que você diz sim:
- Não posso, obrigada!!
- Não gosto, obrigada!!
- Nāo quero, obrigada!!
- Não sei!!, Vou pensar!!
- Hoje Não, obrigada!!
- Agora Não, obrigada!!
- Isso Não, obrigada!!
- Gosto, mas Não quero, obrigada!!
- Não preciso, mas obrigada!!
- Por favor, Não insista, obrigada!!
- Ou simplesmente Não, obrigada!!
Treino é repetição, quanto melhor se pratica , melhor fica. Comece dizendo, vá fazendo e se se auto-observando durante o processo.
Se você quiser se aprofundar e fazer seu projeto de vida mais detalhado, leia esse meu artigo abaixo.
http://br378.teste.website/~adri6534/projeto-de-vida/
2- Treino – PAZ + CIÊNCIA = PACIÊNCIA!!!
É uma virtude que precisamos desenvolver constantemente, primeiro praticando conosco e depois com pessoas ou situações.
https://www.dicio.com.br/paciencia/
Um desafio e tanto nessa era do imediatismo!!
Paciência para mim é uma arte, uma mistura de ciência com paz em espera que é linda e até poética na teoria, mas na prática ela foge, pelo menos comigo. Tenho muito a me educar na paciência, prometo treinar com melhor foco esse ano.
Aprendo muito com meu jardim e os ciclos da natureza. Plantar, semear e esperar a natureza agir para colher no momento certo!!
3- Força de vontade x disciplina
” Fulano venceu na vida porque teve força de vontade”!! Quem já não ouviu essa frase??
Essa frase acima é um grande equívoco e se você observar mesmo, fulano venceu na vida foi porque se dedicou com disciplina principalmente quando não tinha força e nem vontade.
Fulano venceu na vida porque abriu mão de muitas vontades e quando a tentação aparecia ele praticava a disciplina que é a arte de fazer mesmo sem vontade.
Disciplina é a arte de fazer mesmo sem vontade. Dis-ci-pli-nar-se!!!
https://www.dicio.com.br/disciplinar/
Se for depender das vontades, a gente vive na jaca não é só o pé que a gente pōe não, a gente viveria na jaca toda porque a vontade é de comer o que não pode, ficar deitada na cama ou no sofá com o celular na mão, horas nas redes sociais, nos stories e deixaria a preguiça tomar conta, não é mesmo?
Você sente vontade de tomar banho ou escovar os dentes???
A gente não costuma falar: ” Nossa que vontade de tomar banho!!! Que vontade de escovar os dentes!!!”
E sabe por quê??? Porque são hábitos!!!
O mesmo devemos fazer com nossas vontades, precisamos educar essa “fofa traiçoeira” até que ela se transforme em um hábito saudável.
Nāo existe falta de tempo, existe prioridade
Elimine o hábito que a maioria das pessoas tem hoje em dia de falar: “ah, mas eu não tenho tempo”!!!
Desde que nascemos temos as mesmas 24 horas, então saia da esteira do hamster ou do piloto automático e deixe de repetir: “estou enrolada/o, estou sem tempo”, por amor à você mesmo.
Quanto vale sua vida? Quanto vale sua saúde? Como você quer envelhecer?
Pare de dar desculpas e se assuma por inteiro.
Você é 100% responsável pela sua vida!! Sua vida não é responsabilidade dos seus pais ou filhos e nem de ninguém. Você é o único responsável pela sua vida!!!
Vídeo aula
Recomendo usar seu caderno para fazer as anotações que achar importante desse vídeo abaixo, considero uma excelente aula para você aprender como seu cérebro funciona.
O vídeo é do professor e neuro-cientista Pedro Calabrez, é uma aula sobre como funciona a mente humana e como é desafiador transformar hábitos.
Se esse artigo fez diferença para você, peço que comente abaixo, compartilhe e assim, você fará a diferença de alguma forma.
Comente também se tem alguma emoção que você gostaria de educar, prometo que vou estudar e pesquisar a fundo para praticarmos e educarmos juntos.
Você pode muito mais do que pensa que pode!!! Acredite!!! Mas faça, apenas comece com um passo de cada vez!!!
Juntos somos melhores e mais fortes!!
Com amor, um lindo e abençoado 2020 e rumo à essa década coma nossa melhor versão!!!
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.