Como Assim, Dores De Cabeça Serem Tratadas Pelo Dentista ?
Você sabia que muitas dores de cabeça tem origem na boca e nas estruturas a ela ligadas? E que existe uma especialidade odontológica chamada Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM/DOF) que avalia e trata tais condições?
Pois bem… se você tem alguma das condições que serão descritas aqui, ou algum familiar seu, e já peregrinou em vários profissionais em busca de solucionar o seu problema e não obteve êxito, saiba que o dentista especialista em DTM/DOF pode ser o profissional que você precisa.
DTM e ATM, Mas O Que É Isso Afinal?
O que são essas dores então? A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a Articulação Temporomandibular (ATM) (articulação da boca) e estruturas associadas.
Como Identificar As Dores ?
Já as Dores Orofaciais compreendem as dores da cavidade oral e da face. Associada a dentes, periodonto, ossos, vasos sanguíneos, glândulas, articulações ou músculos; que pode ter origem ainda em neuralgias, tumores, trauma, doenças autoimunes, etc.
Usualmente essa dor pode ser referida da região da cabeça e/ou pescoço ou mesmo estar associada à dores cervicais, cefaleias primárias e doenças reumáticas como fibromialgia e artrite reumatóide.
Na realidade, tanto as DTMs como as dores de dente e gengivais são Dores Orofaciais.
A DTM pode atingir a ATM (articulação temporomandibular = articulação localizada dos dois lados da face entre as têmporas e a mandíbula), os músculos e/ou ligamentos.
Ao colocar os dedos a frente do ouvido, abrindo e fechando a boca, você poderá localizar as articulações.
Use porém, uma pressão leve, pois a cápsula da ATM é muito delicada, e uma pressão forte pode gerar dor, mesmo em quem não tem problemas.
Quais Os Sintomas?
Em geral, quem tem esse problema pode apresentar um ou mais dos sintomas ou sinais a seguir:
- dor na região da face, piora da dor com o uso da ATM e/ou musculatura como mastigar.
- Limitação ou travamento de movimentação da mandíbula,
- mudança na mordida de forma súbita,
- dor irradiada para cabeça, ouvido, dentes, ruídos articulares, como estalos, estalidos ou sensação de “areia” na articulação.
- Dor de cabeça pode ser sintoma associado à DTM, normalmente a DTM muscular.
Em geral a dor ocorre em pressão ou aperto, mais nas têmporas, onde se localiza o músculo temporal.
Porém, devo chamar atenção do leitor que Dor de cabeça é um sintoma que pode estar ligado a diversas condições.
Os Diferentes Tipos De Dores De Cabeça
As dores de cabeça mais comuns e frequentes são as primárias, ou seja, onde a própria dor de cabeça é a doença, como a enxaqueca, a dor de cabeça do tipo tensional e as cefaleias em salvas.
Estudos mostram que 1/3 a 2/3 das pessoas apresentam ao menos um sinal ou sintoma de DTM, mas apenas cerca de 15% necessita de tratamento.
Isso porque algumas pessoas apresentam sinais de DTM que podem ser considerados uma variação do estado normal.
Importante ressaltar aqui que não é qualquer sinal de DTM que precisa ser tratado, como é o caso dos ruídos articulares.
E O Que Leva O indivíduo A Ter DTM?
Parece que não existe uma única causa para DTM, e essa parece ser multifatorial, podendo ter envolvimento de vários fatores, como anatomia, bruxismo (do sono e da vigília).
Hábitos chamados de parafuncionais (roer unhas por exemplo), fatores sistêmicos como doenças reumatológicas, fatores genéticos, traumas, fatores psicossociais, etc.
Todos estes fatores isoladamente ou em conjunto podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM.
E O Bruxismo, Como É Mesmo?
O bruxismo que é o ato de ranger, bater ou apertar os dentes com frequência, durante o sono ou vigília, é um dos fatores mais comuns entre as causas da DTM.
Durante a vigília, a pessoa não se dá conta que está apertando os dentes, e isso ocorre normalmente em momentos de tensão, estresse ou até mesmo quando está muito tempo concentrada.
Como a musculatura fica muito tempo contraída, as dores musculares são comuns.
Já durante o sono, o Bruxismo pode ocorrer como ranger, bater ou apertar os dentes, e como é um hábito inconsciente, o indivíduo precisa usar uma placa de proteção dos dentes, já que desgaste e fratura dental são comuns.
* Num próximo artigo abordaremos com mais profundidade esse assunto.
E Como Tratar, Tem Cura ?
O tratamento inclui uso de dispositivos bucais, principalmente na forma de placa oclusais estabilizadoras em acrílico, uso de alguns remédios, fisioterapia, acupuntura, agulhamento seco e conscientização dos hábitos, entre outros.
É importante dizer que estudos recentes mostram que placas de silicone podem piorar o bruxismo, assim como corrigir uma mordida errada não vai impedir ou corrigir o bruxismo e/ou a DTM.
A DTM tem controle, mas por ser um distúrbio crônico, nem sempre tem tratamento definitivo ou cura.
Por esse motivo, gostaria de chamar a atenção do leitor para um dado extremamente importante:
deve-se evitar tratamentos irreversíveis que promovam mudanças definitivas, como desgaste dentário, aparelhos ortodônticos/ortopédicos e reabilitação oral para tratar DTM.
Esses procedimentos podem ser indicados para outras propostas, mas não para tratar DTM.
Pouca gente sabe que no Brasil essa especialidade foi regulamentada em 2002 e hoje o paciente pode buscar por esse especialista no site da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial (SBDOF).
Lá há um link onde você pode buscar os nomes dos especialistas em sua cidade. Existem faculdades e centros de ensino que oferecem também atendimento especializado.
Porém se a sua Dor de Cabeça não se enquadra no que foi discutido nessa coluna, procure um neurologista!
No site da
Sociedade Brasileira de Cefaleia
você poderá encontrar médicos neurologistas que podem lhe ajudar!
Até o próximo post!
Dra. Cibele Dal Fabbro
CROSP: 44793
F: (5511) 5539-4698
Doutora em Ciências – UNIFESP – Mestre em Reabilitação Oral – FOB-USP Especialista em DTM/DOF -CFO – Especialista em Acupuntura – IOT/ FMUSP e Professora de Odontologia. Profissional com 30 anos de experiência, atendendo pacientes nessas especialidades ( bruxismo, dor maxilar e apneia do sono). Professora, com livros e artigos publicados no tema. Palestrante no Brasil e no exterior. Formada em Odontologia, mas longe de ser uma Dentista convencional, a Dra Cibele Dal Fabbro é Pós graduada em Medicina do Sono, Dor Orofacial e Acupuntura. Sim! Essas especialidades tão diferentes compõem hoje sua prática clínica, através das quais pode ajudar muitos pacientes a terem uma melhor qualidade de vida!