“Se sua vida não é o que poderia ser, experimente dizer a verdade. Se você se sente fraco e rejeitado, desesperado e confuso, experimente dizer a verdade. No paraíso, todos dizem a verdade. É isso que o torna o Paraíso” (Jordan B. Peterson).
Este artigo opinativo é sequencial (8/12) baseado no livro: 12 Regras Para A Vida – Um Antídoto Para O Caos – autor Jordan B. Peterson (considerado um dos pensadores mais importantes a surgir no cenário mundial), um livro inspirador sobre ser e viver melhor.
O valor da verdade
“O valor de um homem é determinado pela quantidade de verdade que é capaz de tolerar” (Nietzsche).
” Se prestar atenção ao que faz e diz, aprenderá a sentir um estado de conflito interno e fraqueza quando se comportar ou falar mal. É uma sensação internalizada, não um pensamento. Sinto uma sensação ruim, de conflito, em vez de segurança e força, quando sou imprudente com minhas ações e palavras” (trecho do livro)
Não é a toa que esta virtude está na bíblia: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32)
Traição
A dor da traição é amarga, assim como a separação, o fracasso, sonhos destruídos entre outras mentiras que algumas vezes são desmascaradas pelas próprias “pernas curtas”. Dói. Fere. Machuca. Tem um gosto amargo que só quem já provou conhece.
Mas se for para escolher, o que é melhor?
Viver no “me engana que eu gosto”, ou “a verdade que dói ,mas liberta”?
Ambas são escolhas e ambas tem suas consequências!!!
Erva daninha de óculos cor de rosa
As grandes mentiras começam com as pequenas que vão crescendo como ervas daninhas que podem ser confundidas com flores.
Você já observou como são as ervas daninhas?
Cuidar de plantas é meu hobby e a maturidade tem me permitido dedicar a jardinagem, aprendi na “dor” de ver algumas flores mortas porque foram comidas pelas ervas daninhas que eu jurava que eram florzinhas, afinal são tão lindinhas, fofas que nem percebi que eram daninhas e só depois que arranquei pela raiz o jardim floresceu, mas elas voltam e sempre preciso arrancar.
Geralmente a mentira costuma ser sedutora como a ervas daninhas, manipuladoras e enganosa e pode vir vestida de um modelito super sexy tipo: “deixa comigo”, ou “deixa que resolvo isso”, podendo esconder interesse oculto. Existem muitos tipos de mentiras e TODAS podem destruir a confiança, admiração, respeito que são os pilares para qualquer tipo de relacionamento verdadeiro e saudável.
Nas duras lições da vida aprendemos que; na primeira vez a culpa não é nossa, afinal somos humanos, erramos, mas a segunda vez que a mesma situação se repete, sim é minha responsabilidade, a terceira vez então… é a sedutora dona erva daninha de óculos cor de rosa esfregando na cara o que eu não queria enxergar.
Autobiografia em 5 capítulos (do livro Tibetano do Viver e do Morrer)
Neste poema de 5 capítulos que ilustra bem o processo do aprendizado, fica fácil perceber como é mais fácil a gente se enganar ou mentir para si mesmo até que chega a hora; ou a gente cansa de cair no mesmo buraco ou, a gente realmente aprende a andar por outra rua.
- Ando pela rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Eu caio.
Estou perdido… sem esperança.
Não é culpa minha.
Leva uma eternidade para encontrar a saída.
Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Mas finjo não vê-lo.
Caio nele de novo.
Não posso acreditar que estou no mesmo lugar.
Mas não é culpa minha.
Ainda assim leva um tempão para sair.
Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Vejo que ele ali está
Ainda assim caio… é um hábito.
Meus olhos se abrem.
Sei onde estou.
É minha culpa.
Saio imediatamente.
Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Dou a volta.
Ando por outra rua.
“Mentir para si mesmo é sempre a pior mentira” (Renato Russo)
O poder do aprendizado
Toda frustração, decepção ou traição tem escondida na dor a semente. Na jornada do autoconhecimento, a verdade é aquela voz amiga que nos faz faz acordar da ilusão;
“aceita que dói menos”!!
Qual é o aprendizado desta situação que atrai?
“A existência é boa?”
“Você precisa assumir um risco terrível para descobrir. Viva na verdade, ou viva na falsidade, encare as consequências e tire suas próprias conclusões.”
“Dizer a verdade é levar a realidade mais habitável ao Ser. A verdade constrói edifícios que podem durar mil anos. A verdade alimenta e veste os pobres e gera nações ricas e seguras.A verdade faz com que o passado seja verdadeiramente o passado e faz o melhor uso das possibilidades futuras. A verdade é o recurso natural máximo e inesgotável. É a luz na escuridão.”
“Enxergue e verdade” !
“Diga a verdade. Ou, pelo menos, não minta.”
Até o próximo artigo, regra 9/12- “Presuma Que A Pessoa Com Quem Está Conversando Possa Saber Algo Que Você Não Sabe”
Com amor, alegria e gratidão
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.