“Costas Eretas, Ombros Para Trás” 1/12

Este artigo opinativo é sobre o livro: 12 Regras Para A Vida – Um Antídoto Para O Caos –  autor Jordan B. Peterson (considerado um dos pensadores mais importantes a surgir no cenário mundial)

“As regras” aparentemente simples, nos convidam a rever questões profundas e honestas sobre autoconhecimento.

Um livro extraordinário!!!

Sobre o autor

Psicólogo, dava aulas em Harvard onde muitos jovens lotavam suas classes, o autor se tornou referência e vem conquistando milhares de seguidores nas mídias sociais por conectar autoconhecimento com propriedade, construindo conexões com maestria desde de parábolas bíblicas, sábios filósofos, Pinóquio, O Rei Leão, crustáceos, natureza, religião, espiritualidade, Carl Jung, Freud, até A Bela e a Fera… conduzindo aos passos de uma dança que vai mudando seus ritmos (sem que se perceba), nos levando poeticamente até as nossas feridas mais profundas lá da infância que pelo menos eu achava que havia esquecido, só que não, e depois o cara volta para nossa fase adulta nos fazendo dançar tango no teto com muita responsabilidade e bom humor.

 Resumindo a ópera toda: em alguns momentos, me senti despida de mim mesma!!

*Recomendo a leitura, as vezes parece uma sessão terapêutica e por isso não cabe distrações. Pode ser interessante e divertido porque além de escritor, psicólogo,  ele também é um artista nato, faz a gente rir e chorar, as vezes ao mesmo tempo.

 As 12 Regras Para A Vida

  1. A primeira regra é: “Costas Eretas, Ombros Para Trás.
  2. Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade.
  3. Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você.
  4. Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com outras pessoas.
  5. Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles.
  6. Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo.
  7. Busque o que é significativo, não o que é conveniente.
  8. Diga a verdade, ou pelo menos, não minta.
  9. Presuma que a pessoa com quem está conversando possa saber algo que você não sabe.
  10. Seja preciso no que diz.
  11. Não incomode as crianças quando estão andando de skate.
  12. Acaricie um gato ao encontrar um na rua.

Alquimia Interior

Autoconhecimento mais a maturidade tem me feito ver a vida e as pessoas como elas são, sem querer mudar nada e ninguém, apenas a única pessoa que quero mudar de fato, sou eu mesma e confesso que não tem sido fácil, mas está sendo possível.

Auto cuidado, disciplina, paciência, fé, amor, verdade tem sido minhas melhores amigas (íntimas), aliadas, parceiras, fazem parte da rotina e vem me ajudando a construir o SER humano melhor que quero me tornar.

Começando pela postura e ouso ir além da postura física; venho praticando a energia por trás e além dela: integrando a saúde da  postura física, mental, emocional e espiritual.

Energia x Postura

 

Sou instrutora de yoga e na medida do possível tenho uma boa postura, porém quando era adolescente e até antes de começar a praticar yoga, minha postura era arcada, depressiva, típica de uma adolescente insegura que infelizmente perdurou por muitos anos na vida adulta, refletindo exatamente como eu era: insegura, fácil de manipular, permissiva a relacionamentos abusivos.

 

 

 

 

Um caos em pessoa, mas aos poucos foi e vem se autoconhecendo, se organizando, assumindo a postura corajosa, confiante e cada vez mais autêntica. Honrando a vida!!

Caos e ordem

Basicamente todas as regras no livro são sobre caos e ordem (como a vida), onde o maestro (autor) vai conduzindo a orquestra de forma envolvente. Não imaginava acessar  camadas sutis e profundas tanto conscientes, quanto inconscientes e cada uma delas tem contribuído com a expansão da consciência de uma forma enriquecedora.

Atenção a sua postura – interna e externa

“Levantar a cabeça, manter as costas eretas e os ombros para trás é aceitar a terrível responsabilidade da vida com os olhos bem abertos.Significa decidir voluntariamente transformar o caos do potencial em realidade da ordem habitável. Significa realizar, voluntariamente, os sacrifícios necessários para gerar uma realidade produtiva e relevante (agir para agradar a Deus, na linguagem antiga)” – trecho da 1ºregra.

Gratidão

Estou lendo o livro em um grupo do WhatsApp e recebi a música abaixo de uma integrante, a Helena a qual agradeço pelas reflexões e sincronicidade.

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, espinha ereta e o coração tranquilo” 

 

Até a próxima “Regra”!!!

*Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade!!!

Adriana Rossi Jarva

 

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments