*Texto escrito por Luah Galvão – Comunicadora 360 e colunista do blog ” O que te Motiva” no portal da Revista Exame e Renata Orrico – Produtora executiva e empreendedora da Enjoy Conteúdo.
Confiando em pessoas!
A confiança que você desperta no seu time é o centro das atenções neste quinto insight da série “Liderança em tempos de quarentena”. Vamos lá?
Demonstre confiança na sua equipe mesmo sabendo que todos estão em suas casas sem a sua supervisão diária. Para líderes de grandes grupos, confie no círculo mais próximo, e eles certamente irão ajuda-lo a administrar os círculos mais distantes. A confiança que você inspirar, terá tendência a ser replicada.
Existe um livro espetacular que pode servir de inspiração para esse contexto que estamos vivendo chamado “Líderes se servem por último” – do autor Simon Sinek. Se você ocupa um cargo de liderança, ou é o líder de sua própria jornada e ainda não leu, vale a pena dar uma olhada.
O livro, resultado de uma grande pesquisa do autor, mostra os resultados altamente positivos de modelos de liderança e gestão pautados na confiança e cooperação, bem contrários aos resultados da gestão focada no “comando e controle”. Simon Sinek traz uma série de dados e números que comprovam o quanto a gestão com uma maior atenção nas pessoas e que promove um ambiente de confiança, gera resultados extremamente positivos.
A confiança gera um ambiente mais saudável onde todos tem maior capacidade de prosperar e colocar em campo seus talentos, sem medo de repressão.
Nesses tempos de coronavírus, estamos todos sendo provocados por medos, inseguranças e angústias vindas de todos os lados. O cortisol – substância química gerada por todos esses sentimentos negativos já está afetando a todos o bastante, então, colabore. Enquanto líder, quanto mais você usar a empatia para compreender o contexto atual passando confiança em relação a sua equipe, melhor.
Outro ponto importante é: falar a verdade. Nesse momento não adianta esconder o jogo, seja claro sobre a situação enfrentada por sua empresa ou organização. Mas cuidado com a forma ao se comunicar para não aumentar o gradiente de medo ou angústia que todos já estão sentindo.
É hora de se mostrar mais líder do que nunca. Esse é um momento crucial onde você pode criar vínculos mais fortes com o seu time. Seja solidário, compreendendo que a grande maioria do seu time está em meio à suas famílias, e isso representa um grande desafio, uma vez que todos tem buscado encontrar novas formas de trabalhar dentro dessa realidade de confinamento.
Mais uma dica: se alguém fizer perguntas que você não saiba responder, seja autêntico, diga que não sabe, mas que vai buscar a resposta. O momento é de muitas dúvidas mesmo, isso é humano!
Diversas empresas têm apresentado excelentes resultados em termos de cumprimento de tarefas e objetivos alcançados, mesmo com todo o time em quarentena trabalhando de suas casas. Inclusive, é bem possível que esses resultados positivos tendam a mudar as configurações do trabalho em um futuro próximo.
Saiba que a maioria está totalmente engajada em manter seu emprego, ninguém quer cavar mais instabilidade do que o meio externo já vem provocando. Todos tem suas famílias para sustentar e tentarão fazer de tudo para cumprirem suas tarefas o melhor que puderem dentro das situações vividas.
Mas entenda que uma possível readequação de propósito de vida também possa ser uma tônica desse contexto. E se alguém em um segundo momento não se sentir mais em sintonia com a sua empresa, existirá o tempo certo para falarem sobre isso. Estar aberto é uma grande virtude no momento.
Não se esqueça que todos estão nessa quarentena revendo suas vidas em amplo sentido, e isso é bom! Depois que a crise passar, possivelmente, sua equipe estará mais fortalecida, e aquele que não estiver alinhado ao contexto, certamente migrará para uma nova jornada.
Agora é hora de sedimentar a confiança e a empatia, fortalecendo assim o seu time.
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.