Cada um no seu quadrado

Setembro chega e, com ele, a nova estação: a Primavera, a renovação. Aqui no Brasil, o florescer e do outro lado do mundo, o cair das folhas: o Outono. Ambas as estações nos trazem uma expectativa de mudança. 

Setembro também traz uma data bem importante a ser lembrada, o Dia Mundial da Limpeza( ou The World Cleanup Day), que surgiu em 2008, na Estônia, um país pequenino do leste Europeu, contudo precursor de uma  grande iniciativa: um movimento mundial com a missão de limpar o planeta em um dia (só no ano passado, essa ação envolveu 180 países e mais de 20 milhões de pessoas). 

O movimento consiste em reunir as pessoas e promover ações de limpeza comunitária em parques, praças e praias –  é o interessante  ato de faxinar, enfim,  a nossa grande casa. 

Porém, neste ano de 2020,  em razão de TUDO estar tão atípico (ações envolvendo grupos de pessoas estão proibidas devido à pandemia), o movimento teve que ser adaptado. A proposta para o Dia Mundial da Limpeza é a de que façamos a limpeza ambiental, digital e mental “dentro de  nossos quadrados”, ou seja , dentro de nossos  lares. 

A organização do evento então criou a hashtag #eucuidodomeuquadrado.

O dia 19 de setembro foi a data escolhida neste ano, mas muitas ações já estão sendo compartilhadas durante o mês todo. 

Muita gente já está postando suas atividades, dicas, ideias e lançando desafios nas mídias sociais. 

 

Limpeza ambiental 

 

Em casa,  muito há o que podemos fazer para contribuir efetivamente com o meio ambiente  – e muita gente já sabe o que, mas acredito que não custa lembrar. 

 

 

 

 

  1. Reduzir o nosso consumo e consequentemente nosso lixo. 
  2. Separar e encaminhar adequadamente nossos resíduos em três tipos: orgânico, reciclável e rejeitos. 
  3. Utilizar a água com responsabilidade. 

  

Limpeza digital 

Você também sente uma certa agonia:

  • ao enxergar aqueles numerozinhos no e-mail indicando a quantidade das mensagens não lidas? 
  • ao perceber  o WhatsApp lhe sinalizando sobre as mensagens não vistas?
  • ao procurar uma foto e ter que rolar a tela quase que infinitamente para achar a foto desejada, pois tem foto de tudo e mais um pouco e ainda não sabe como e onde foram parar os arquivos que estão na tal nuvem?

 

 Pois é bem assim. Bem isso. 

Ocorre que (talvez você nem saiba), além de muitas vezes nos estressarem, esses  e-mails indesejados e inúteis (assim como outras atividades nossas na internet) também contribuem para a emissão de CO2 (dióxido de carbono), que polui também nosso meio ambiente. 

Mas, enfim, se você está incomodado com algumas das questões acima, com certeza está precisando de uma limpeza digital.

Sim, encontramos mais uma coisa para limpar, porém acreditem: a sensação de eliminar o “lixo” desnecessário dos nossos celulares e laptops é tão boa quanto o cheiro de casa limpa depois de uma bela faxina. 

Entretanto, fica a dica: faça aos poucos, estipule alguns minutos por dia para ir se livrando de e-mails indesejados, organize em pastas os que realmente precisa, cancele assinaturas desnecessárias, apague as fotos repetidas, saia de grupos que não lhe interessam, unfollow pessoas e páginas que não te agregam nada. 

Limpeza mental

 

Bem, essa é bem pessoal, e nem me atrevo a lhe dar dicas, mas  apenas  lhe relembrar sobre o quão importante é tirar um tempo para esvaziar/limpar a mente, relaxar, fazer nada, se permitir (e apenas ser) –  sem se  cobrar  a ser 100% eficaz o tempo todo. 

 

 

Convite 

Aproveito e convido todos a participarem do movimento, do hashtag #eucuidodomeuquadrado. Convido você a  ser voluntário, líder, inscrever sua cidade. Escolha,  enfim, a maneira que você acredita que pode contribuir. E o mais importante: talvez você pense que é pouco o que você está fazendo, e que não conseguirá resolver os problemas ambientais, mas uma coisa lhe digo: por menor que seja a sua ação ou o seu movimento, faça alguma coisa, pois você poderá não resolver o problema, no entanto, com certeza, estará  fazendo parte da solução.  

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments