Beleza Oculta

A reflexão que trago para o artigo de hoje é sobre a beleza que há por trás do que achamos ou julgamos ser feio, estranho, ou diferente.

Educando-se…

Crescemos numa sociedade com a educação emocional equivocada, infantilizada e por não saber lidar, ignoramos as emoções “negativas” como frustração, decepção, raiva, angústia, medo, insegurança, fracasso, estresse, ansiedade, etc. Sem perceber fomos colocando a “sujeira toda embaixo do tapete” até que ops … tropeçamos.

Como consequência, nos tornamos adultos infantis fazendo birras e querendo apenas usufruir dos prazeres imediatos e das conquistas rápidas, positivismo equivocado, exagerado e desproporcional à realidade, desequilibrando todo o processo de desenvolvimento para o crescimento humano.

Ser adulto requer “A coragem de ser imperfeito”, essa é a Beleza Oculta e Holística.

Como exemplo, vou ousar e usar o que venho aprendendo com o curso que realizei sobre “Beleza Holística” com a Deusa brasileira Bruna Lombardi e sua família,  fazendo contra ponto com um dos melhores livros que já tive acesso sobre vulnerabilidade.

“A coragem de ser Imperfeito, da incrível autora americana Brené Brown”.

“A Coragem de ser Imperfeito” (Brené Brown)

O livro nos inspira a nutrir a coragem para enfrentarmos a vergonha, a culpa, insegurança, medos, auto sabotagem de não sermos bom o suficiente entre outras sombras que nem percebemos que escondemos de nós mesmos. É um livro para quem quer se auto conhecer profundamente e por inteiro.

Imperdível, para quem ainda não leu, recomendo. A coragem para aprender enfrentar nossos monstros secretos, percebendo que eles podem se tornar bons amigos, ou até mesmo nossos aliados para o desenvolvimento humano.

O que significa holístico?

“Que considera o todo, não somente como uma junção de suas partes, mas  que busca entender os fenômenos por completo, inteiramente.”

https://www.significados.com.br/holistico/

Quando aprendemos que somos o todo, começamos achar bonito o que achávamos feio em nós, dando luz à sombra.

Entendendo o conceito “Beleza” 

É desafiador falar sobre beleza por saber que nem tudo é belo aos olhos de quem vê e meu convite agora é para você ver além do que os seus olhos podem te mostrar. 

Beleza tem vários significados, inclusive muitos distorcidos, pelo menos quando eu era mais jovem valorizava apenas a beleza estética, uma mistura de ignorância com ingenuidade  (típica beleza da juventude). Bem vinda a beleza da maturidade que ensina a sentir mais, achar e julgar menos.

Existem inúmeros tipos de beleza, podemos sentir, ver ou encontrar beleza em vários caminhos da vida; na música, na arte, na dança, num livro interessante, em relacionamentos saudáveis, onde a sensibilidade alcançar.

Beleza da vida!!!

Você já assistiu a Beleza do espetáculo da chegada da primavera?

Se não, experimente, comece observar as árvores e as plantas no final do inverno. Faça caminhadas observando, aproveite e tire algumas fotos para que possa curtir e comparar depois.

Antes e depois

Renascermos juntos neste processo metamorfósico, como as lagartas que se transformam em lindas borboletas, ou como as plantas que estavam secas, desnutridas e pareciam mortas pelo inverno rigoroso, florescendo, exalando seu  perfume natural, é de uma beleza única, inexplicável. As palavras não alcançam e não conseguem expressar a magnitude deste tipo de beleza.

Podemos sentir a beleza indescritível da chegada da primavera anunciando o  MILAGRE silencioso do renascimento. 

A natureza é sábia, nos ensina muito, basta querer e observar para aprender.

Somos um milagre da natureza!!!

 

Beleza Humana

Quanta beleza há no SER humano que é BOM!!!

Que saibamos reconhecer e valorizar a “Beleza” de cada SER humano bom que cruza nossa vida.

Que possamos aprender, nos lapidar, crescer, nos desenvolver no dia a dia desta experiencia única, da beleza de SER humano!

Que saibamos SERMOS BONS na essência e não no ego, genuinamente.

“Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita, é bonita e é bonita!!

Viver e não ter a vergonha de ser feliz” (Gonzaguinha)

A Beleza do lado B

Qual a verdadeira Beleza escondida por traz daquilo que muitas vezes ignoramos ou queremos esconder de nós mesmos?

  • Dor; a Beleza da dor está na transformação que ela nos faz. Acontece quando percebemos ou descobrimos a nossa força!
  • Medo; a Beleza do medo está na proteção, se não sentíssemos medo poderíamos morrer. Sabemos que é preciso cuidado para não nos paralisar. É impagável quando o medo perde para a nossa coragem.
  • Insegurança; quando treinada, aos poucos, sem perceber a insegurança se entrega completamente para a confiança numa dança silenciosa. Se isso não for Beleza…não sei o que é.
  • Tristeza; tem a função de nos fazer refletir de forma profunda para que saibamos contemplar a Beleza da alegria, mas  será que sabemos observar a Beleza da tristeza também? Claro que não precisa servir chá e convidar para sentar…(risos), mas quando aparecer, apenas observar, principalmente o que há por trás da tristeza, qual mensagem que ela quer nos transmitir?
  • Humor; uma medicina da cura contra o mau humor! Viva!!! Beleza Pura!
  • Fracasso; tentar quantas vezes forem necessárias até se conseguir realizar o sonho ou objetivo. Ressignificar o fracasso como parte da construção,  do processo para se construir a Beleza do sucesso!
  • Frustração, decepção ou angústia; todas esTas descortinam a ilusão trazendo a verdade a tona.”A verdade dói, mas liberta”; só no tempo certo poderemos contemplar e agradecer por esta Beleza estranha, mas profundamente libertadora.
  • Vergonha; assumir a coragem de ser imperfeito é o maior encontro de auto amor e cura que podemos nos proporcionar. Assumir a  vulnerabilidade, sem se sentir vítima das circunstâncias, sem  fazer mal uso e sem manipulação, é de uma Beleza transformadora. Não somos fragmentos, somos inteiros; com virtudes e defeitos, luz e sombra, sem lado A ou B. Somos parte do TODO!

*Etimologia de “beleza”

A melhor definição que encontrei sobre beleza é esta abaixo, com a excelente professora de filosofia Lucia Helena Galvão.

https://youtu.be/dNLuoMj7x3c

Equilíbrio x Desequilibrio

Passamos a vida em busca do tal equilíbrio nos esquecendo que é preciso desequilibrar para equilibrar. Acertar o ritmo é o nosso desafio diário.

Nas práticas de yoga ao construirmos algumas posturas que requer equilíbrio, dependendo do estado emocional ou mental que estamos no dia, a postura irá refletir. É tão libertador quando rimos de nós mesmos por não conseguir o equilíbrio naquela determinada postura, ou naquele momento, ou naquele dia,  ao invés de só se criticar, ou sentir culpa.

Aprender e nos educar que não temos o controle do que acontece.

Precisamos reorganizar nossas emoções confusas ou conflituosas quando parece que está tudo errado, porque na verdade está sempre tudo certo, mesmo que pareça o contrário ou até mesmo um caos.

Tudo acontece como é para ser, para que a gente possa evoluir. Observe a Beleza da oportunidade escondida aí. 

Teoria x Prática

 

Aprender, reconhecer e valorizar cada tijolo da auto construção.

Venho me educando para colocar em prática os livros que leio e os cursos que faço, e começam quando a teoria termina…escrever o que absorvo tem me ajudado não só no processo do autoconhecimento, como também colocar em prática a teoria.

 

 

 

 

Menos é Mais

A qualidade tem sido a prioridade, venho tirando o pé do acelerador da quantidade e dos excessos; ler demais, estudar demais, trabalhar demais, fazer demais…buscando o ritmo do equilíbrio. Tenho lido menos, mas absorvido e colocado em prática muito mais.

Depois de terminar o curso e o livro acima, me peguei refletindo sobre beleza de uma forma que nunca tinha imaginado, e desde então venho ressignificando o que  antes achava ser feio, tinha vergonha ou queria esconder de mim mesma.

 

Alquimia – transmutação

 

 

Se chumbo pode ser transformado em ouro, imagine nós humanos do que somos capazes de nos transformar.

A alquimia mais nobre que observo é quando decidimos educar nossos pensamentos, sentimentos e emoções para quem queremos nos tornar. Sendo, falando, pensando e agindo em harmonia.

A Beleza das Belezas!

 

 

 

“Trate-se como alguém que você é responsável por ajudar”

Esta frase é de um outro livro que estou lendo no momento; “12 Regras para Vida”,  do autor Jordan B. Peterson, estou amando este livro e pretendo escrever outro artigo só sobre ele.

Encerro deixando algumas provocações sobre a Beleza de ser quem você é, como você é, simplesmente porque não tem ninguém neste mundão igual a você. Você já se deu conta da tamanha Beleza disto?

  • Conheça sua personalidade, seus pontos fortes e suas vulnerabilidades;
  • Seu lado A e B, luz e sombra, o seu TODO!

Você já se perguntou: como a minha vida pode ser melhor seu eu me conhecer profundamente e me cuidar amorosamente?

Onde tem amor, tem tudo!!!

Concluindo, te convido a parar por alguns segundos; faça uma pequena pausa.

Inspire devagar  e profundamente intencionando o amor.

Sinta o amor percorrer por todas as células do seu corpo, por todo seu fluxo sanguíneo, órgãos, por todo seu corpo físico, mental, emocional e espiritual, retenha o ar por alguns segundos. Exale devagar, completamente todos os excessos, como se esvaziasse uma bexiga, sinta seu umbigo ir em direção a coluna. Repita 5 x ou quantas vezes sentir necessidade.

E lembre-se sempre; onde tem amor, tem tudo, inclusive a cura!!!

Com amor, Namastê

Adriana

 

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments