Contextualizando o significado da palavra autêntico: Tudo aquilo que é verdadeiro, original e sem imitação.
https://michaelis.uol.com.br/buscá?id=PGdO
Inicio este artigo confessando minha alegria por aprofundar este tema que tem sido um dos meus “exercícios” favoritos, pois venho me dedicando com vontade, estudando, pesquisando, aprendendo e praticando. Este tema será em 2 capítulos; o de hoje vamos refletir sobre – Ser autêntico; afinal o que é e como é ser uma pessoa autêntica?
Para o segundo capítulo será um pouco diferente. Se trata de um projeto especial com 2 parcerias incríveis (Luah Galvão e Renata Orrico) e teremos entrevistados com histórias reais, inspiradoras, claro, todas autênticas!!! Está “no forno” e logo compartilho aqui com vocês.
Afinal como SER um humano autêntico?
“Eu fico com a pureza da repostas das crianças” (Gonzaguinha)
As crianças expressam naturalmente sua autenticidade e geralmente não mentem, ou sentem dificuldade em mentir.
Nascemos verdadeiros, mas conforme crescemos, vamos aprendendo usar as máscaras para sermos aceitos nos grupos, na sociedade e infelizmente pagamos um preço muito alto, pois criamos um falso “EU” e sem perceber, confundimos com a nossa verdadeira essência.
Manter a autenticidade da criança para que ela cresça expressando sua fonte divina quando se torne adulto, é o sonho de muitos de nós, porém um dos maiores desafios também é educar as fúrias, as birras e todas as sombras que possuímos desde a nossa infância.
Autenticidade também é como exercício físico; é só praticar um pouquinho por dia.
Você já se sentiu único?
Expressar nossa essência é a mais pura forma de expressar a criação divina. Somos quase 8 bilhões de pessoas no mundo e não existe NINGUÉM igual a você, ou igual a mim. Podemos ser substituídos, mas somos INSUBSTITUÍVEIS!!! O criador fez e jogou a forma fora!!!
Se somos obra do criador e nascemos cada um com a sua impressão digital, também nascemos com um dom, ou podemos chamar de talento, propósito, o que você quiser escolher e o nosso grande desafio é apenas descobri-lo (como um diamante bruto), lapidar e brilhar.
Auto-questionamento x Auto-conhecimento
Você já parou para se fazer algumas perguntas como, por exemplo; Qual é o meu dom? Nasci para fazer o que? O que eu realmente gosto de fazer? O que eu sei fazer bem ? Qual o meu diferencial? Qual o sentido da vida?
Essas e outras questões são difíceis de responder de forma profunda, muitas vezes ignoramos, ou nem pensamos no assunto, deixando a vida nas mãos do Zeca Pagodinho, mas a vida vai levando até que em um determinado momento, vem o grande teste da implacável escola da vida, algumas vezes podem ser provas dolorosas, parecendo um furacão, nos torcendo, nos virando do avesso para ver se a gente acorda para quem de fato somos; para a nossa luz.
Piloto automático da vida
Quando entramos no piloto automático da vida, passamos a não pensar, vamos consumindo informações em excesso, conhecidas hoje em dia como: “infoxicações” e vamos nos tornando obesos mentais, pois são informações que não nos nutrem de fato, não tem valor e não agregam nem um tipo de conhecimento, nos fazendo perder tempo e energia.
É fácil se perder de si mesmo e sem perceber nos deixamos ser manipulados pelo mundo exterior fazendo e falando coisas sem pensar, saímos emitindo julgamentos, achismos ou opiniões. Achamos que temos que ter opinião formada para tudo, que temos que saber tudo e temos dificuldade em reconhecer ou mesmo dizer: “eu não sei sobre tal assunto”.
A sabedoria do silêncio interno
“O ego acha que sabe tudo, mas na verdade o ego nada sabe, simplesmente finge acreditar que sabe” (TAO).
Praticar meditação ajuda muito a limpar, pois a meditação também é um banho interno. Escrevi este artigo abaixo falando sobre Para que Meditar? Recomendo a leitura, pois precisamos não só da limpeza física, mas emocional, mental e espiritual.
https://adrianajarva.com/meditacao-e-cura/
Criatividade x Autenticidade
A criatividade está conectada diretamente com a autenticidade e todos nós somos criativos por natureza. Podemos expressar nossa arte de inúmeras formas e não precisa ser nenhuma celebridade para isso, todas as pessoas podem expressar, sentir e interagir com a sua criação.
Somos influenciados o tempo todo e a criação passa pelos diversos processos; observação, inspiração pelo talento de alguém ou de muitas pessoas, pesquisas, estudos, relacionamentos, sentimentos, emoções, um mix de tudo junto e misturado, mas quando filtramos, o ingrediente que faz a diferença é a nossa digital.
Praticando autenticidade
Sou instrutora de yoga e junto com a minha parceira @flavia Rascassi ensinamos yoga e meditação. Durante a pandemia criei o estúdio que se chama; YogaOmline.
Missão, visão e valor
Nossa missão é tornar as práticas acessível à todas as pessoas para que cada aluna/o sinta sua autenticidade, sua essência divina entre corpo, mente e espírito. Junte-se a nós!!!
Você quer ganhar 1 semana de práticas conosco? Então comente aqui no post, também envie este post para alguém que gosta deste assunto, e seja muito bem vinda/o!
*Para ganhar 1 semana, precisa comentar no post, marcar alguém e enviar seu WhatsApp no email:adrianajarva@gmail para receber o link, agenda, calendário do mês e informações das aulas.
*Fiz uma live com minhas parceiras deste projeto: Autenticidade – @luahgalvao e @renataorrico sobre esse conteúdo no Instagram @adrianajarva
Com amor e gratidão, Namastê
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.
Arrasou, parabéns princesa!
Vc só nos dá orgulho!
Te amo
Juntos somos melhores e mais fortes, sempre!!! beijos