Falar ou não o idioma de origem?

Atrapalha falar o idioma de origem quando se está aprendendo uma nova língua?

Sim, atrapalha e a verdade é que atrapalha muito.

Sou prova disso, meu inglês poderia estar melhor se tivesse diminuído ou parado de falar português.

Quando estive em Los Angeles para começar aprender inglês, recebi alguns conselhos de amigos que falam muito bem o idioma e me disseram para eu me afastar de brasileiros porque isso iria atrapalhar o processo de aprendizado.

Bom, se conselho fosse bom todos nós estaríamos ricos não é mesmo?

Evitei um pouco mas nós brasileiros amamos um whatsapp e isso foi e tem sido a minha maior distração, confesso que até hoje uso muito essa ferramenta tecnológica.

Também tenho me dedicando ao blog, pensado e escrito em português e para ajudar estou de férias na escola ( depois de um ano e meio estudando direto), isso não é reclamação, é fato mesmo e está tudo certo.

Meu marido comentou que meu inglês estacionou e percebi que quanto mais português eu falo, mais dificulta o processo para eu virar a chave e voltar a conversar em inglês.

Desisti e não tem jeito, amo meu idioma e minha meta agora é treinar meu cérebro para virar a chave cada vez mais rápido para os dois idiomas.

Acredito que tudo nessa vida é treino, repetição até impregnar no cérebro e nas células do corpo.

Precisei e ainda preciso superar minha vergonha porque ainda falo com muitos erros na gramática e essa parte é importante para mim, sou formada em jornalismo e falar errado dói meus ouvidos, porém não estou me dando outra opção e prometi a mim mesma que vou vencer essa etapa. Minha meta é falar e escrever em português e inglês bem em mais um ano, para isso preciso superar cada vez mais minha vergonha e ser humilde em pedir ajuda, pedir para me corrigirem e tudo que for necessário para minha evolução.

A única coisa que não permito é que tirem sarro ou dêem risada, os americanos não fazem isso, muito pelo contrário incentivam e apoiam, sabem o quanto é desafiador falar um novo idioma, por incrível que pareça as poucas pessoas que tentaram fazer isso foram brasileiros e o pior é que essas mesmas nem dominam o idioma, dominar significa falar fluentemente que significa conversar ou escrever tudo da mesma forma. Quando percebo esse tipo de situação querendo se repetir, já corto de inicio e pergunto se a pessoa fala fluentemente porque geralmente as pessoas que dominam o idioma não tem esse comportamento e se os americanos nos incentivam qual a razão para se tirar sarro ? Isso já aconteceu e claro, me afastei dessas poucas pessoas.

Ontem fiz uma prova de 4 horas para saber o nível que volto para escola e estou torcendo para eu ter subido pelo menos um nível ( total de 7 ), terminei o 4 e torcendo para ir para o 5. Tenho praticado inglês em casa com meu marido, com os filhos dele e com minha sogra e sogro, eles são meus maiores apoiadores, incentivadores e tem uma paciência incrível comigo e isso faz muita diferença.

Sempre que posso assisto filmes e agora já consigo assistir sem legenda em inglês ( antes precisa ler a legenda e fiquei viciada ) mas já me libertei da legenda também e consigo entender o contexto do filme. Rádio continua sendo meu maior desafio, gosto de ouvir noticiário para estar informada e rádio ainda tem sido mais desafiador, hoje já bem melhor, consigo entender o contexto, mas ainda não é natural, preciso prestar muita atenção.

Decidi praticar com os colegas brasileiros da escola que da porta pra dentro só vamos falar em inglês, até porque temos incentivo pra isso, os professores quando passam e escutam os alunos praticando inglês dão um cartão ” Thanks Card” que no final do curso pode ser trocado por vários presentes legais, ai vai depender da quantidade de cartão de cada um, vai desde camiseta, mochila, cadernos e muitas outras coisas legais.

Minha dica para quem quer aprender inglês, assistam  os filmes mesmo com legenda em inglês é um exercício muito divertido para os ouvidos.

De novo se conselho fosse bom a gente vendia, mas fica outtra dica: se você se propuser a fazer algum curso de imersão, fique longe da língua mãe se conseguir ( eu não consegui ), mas tenho consciência que meu inglês não está melhor por isso. Percebi colegas que ficaram longe do idioma de origem e o inglês deles está bem mais avançado que o meu.

O fato é que a vida é feita de escolhas e nosso cérebro preecisa ser educado e diciplinado pra tudo e para aprender um novo idioma é o mesmo processo. O importante é ter bom humor, paciência e diciplina.

Espero que vocês se divertam muito com esse processo, da forma mais leve, mas com foco e diciplina para que tenham o melhor resultado.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments