Entendendo o que é o estresse
Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Desencadeando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina. Por exemplo, imagine se um leão ou qualquer animal selvagem aparecer na sua frente, você quer fugir o mais rápido possível, ou vai tentar lutar para sobreviver.
Quando nos sentimos em perigo real ou imaginado, as defesas do organismo reagem rapidamente, num processo automático conhecido como reação de “luta ou fuga” ou de “congelamento”, é a resposta ao stress.
Existem vários tipos de estresse e nem todo estresse é negativo, alguns estresses são positivos, pois nos fazem crescer.
Quando o estresse prejudica a saúde?
Quando vivemos no piloto automático, assumindo mais tarefas do que damos conta de fato.Quando não cuidamos da nossa saúde, não fazemos exercícios físicos, quando não dormimos bem por noites seguidas, quando não nos alimentamos de forma adequada. Quando respiramos situações nervosas fazendo disso um veneno para os nossos órgãos, nossas emoções, sentimentos ou pensamentos.
Quando não impomos limites, quando não dizemos os nãos necessários.
Quais os sintomas que o estressa pode causar?
Dia 3/3/2020 fiz uma live no meu Instagram com a Dra. Cibele Dal Fabbro, nossa autora convidada aqui no blog (seus artigos estão na categoria convidados), ela é uma referência brasileira em odontologia do sono, especialista em bruxismo, ranger dos dentes e apneia do sono, conversamos como algumas pessoas descarregam o estresse no maxilar, na arcada dentária e vivem por tantos anos com uma qualidade de sono ruim até começarem o tratamento, melhorar a ponto de voltar a sonhar literalmente.
Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente no corpo e o estresse pode prejudicar outros órgãos do corpo, com diferentes sintomas.
Todo mundo sofre estresse?
Pelo menos no auge dos meus 51 anos, nunca conheci alguém que não tenha passado ou passe por estresse. O que diferencia uma pessoa da outra é a maneira como lida com o estresse.
Se refletirmos bem, desde o momento em que nascemos e olha que tem partos que são bem estressantes tanto para o bebê, quanto para a mãe, todos nós de alguma forma passamos por diferentes tipos de estresse.
Até para tirar férias, se não organizarmos e sairmos gastando mais do que o que temos, vai estressar.
Como ter uma vida mais saudável?
Todos nós já sabemos como viver de forma mais saudável, não é novidade para ninguém, é só praticar mesmo.
- Ter atitudes saudáveis consigo.
Podemos nos educar e aprender a usar o estresse à nosso favor, começando com o auto cuidado, dormir bem; criar o hábito e fazer um ritual sagrado para dormir no mesmo horário. Desconecte dos eletrônicos 2 horas antes de dormir, principalmente o celular (coloque em outro ambiente), diminua a luz, faça um chá, pegue um livro ou ouça músicas calmas. Escreva antes de dormir, prepare sua lista de tarefas do dia seguinte. Meditar 3 minutos ajuda muito. Se alimentar de forma saudável.
Durma e acorde sempre no mesmo horário, pratique algum esporte, ou pelo menos faça caminhadas, 3 vezes na semana.
Por que temos tanta dificuldade de cuidar da gente?
Porque ainda não desenvolvemos o hábito. Enquanto não desenvolver o hábito vai ficar na mesma, nosso cérebro é preguiçoso, não quer mudar ou ter trabalho, mas é persistir que funciona.
Hábito é tudo aquilo que fazemos sem pensar, independente de gostar ou não; nós não pensamos se estamos com vontade de tomar banho ou escovar os dentes, a não ser que estejamos doentes, a gente simplesmente faz com, ou sem vontade.
Para se adquirir um novo hábito são necessários 21 dias, mas para sustentar esse novo hábito 3 meses, mas para sentir e dizer que se tem esse hábito 1 ano, 2, 3 anos praticando sem pensar se gosta ou não.
Corpo=templo sagrado
Nós podemos mudar de casa, cidade ou até de país, mas de corpo não. Se cuidar é auto responsabilidade e quando estamos bem, somos melhores ainda para os demais. Não ter tempo para cuidar de si, é não ter tempo para viver bem, essa desculpa não cola mais.
Precisamos priorizar nossa saúde física, mental, emocional, espiritual, financeira, familiar, amigos, como? Começando dormir bem, se alimentar de forma saudável e se exercitando, fazendo isso até se tornar um hábito.
Como administrar o estresse mental e emocional?
Você vai rir de mim agora, mas quando estou triste, preocupada, angustiada, aflita ou com qualquer tipo de estresse, eu faço faxina em casa.Escolho ambientes e vou tirando tudo, coloco tudo para fora e vou organizando, limpando, reciclando, doando o que precisa, isso vai me dando um alívio, vou organizando por dentro e transmutando o estresse, me sentindo muito melhor e mais calma.
Outras vezes, uma caminhada ajuda, dirigir na estrada escutando música, dançar, meditar, é muito pessoal, cuidar do jardim, conversar com uma amiga, são inúmeras formas de extravasar e transformar o estresse. É pessoal e também o autoconhecimento é fundamental.
Benefícios
Aqui também não será novidade, os benefícios de se cuidar são inúmeros, se vive muito melhor, com mais alegria, se relaciona melhor com os desafios, com as pessoas, a gente se relaciona melhor com a gente mesmo, sentindo aquela satisfação pessoal, autoconfiança, autoestima, além dos órgãos do nosso corpo funcionarem em perfeita harmonia.
Por onde começar?
Não sabe por onde começar? Junte-se a nós e venha praticar yoga comigo.
Criei o estúdio de YogaOmline e você que está lendo esse artigo acaba de ganhar 1 semana de presente, é só enviar seu WhatsApp para o email: adrianajarva@gmail.com e diga que leu esse artigo.*Válido até 31/03/22
Juntos somos melhores e mais fortes!!!
*Assista o bate papo sobre estresse com a Dra. Cibele Dal Fabbro no meu Instagram @adrianajarva
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.