Amor

0 Amor é a alquimia e a soma de todos os sentimentos!!!

“Ouça seu coração, mas leve seu cérebro junto”. Quem nunca ouviu esta frase antes?

Infelizmente muitos de nós aprendeu que o coração e o cérebro devem andar separados, mas podemos pensar sentindo em harmonia, afinal ambos os órgãos fazem parte do mesmo corpo e podemos construir uma ponte entre amor, razão, emoção, sentimentos sendo inteiros, mas quando separamos, podemos nos sentir fragmentados.

Quando aprendemos integrar pensando e sentindo somos completos, a alquimia do amor pode acontecer naturalmente passando a não existir mais distância entre coração e mente, mas sim uma comunhão de profunda harmonia entre ambos e onde tem amor tem tudo, não é mesmo?

Vamos aprofundar o tema de hoje, inclusive é o meu favorito o qual venho observando o amor, aprendendo, desaprendendo, reaprendendo, estudando e praticando ao longo da vida.

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/amor/

Amor sem ilusão

O amor não é tão sedutor como a paixão porque amar dá trabalho.

A paixão ilude e cega.Quando nos apaixonamos não vemos a outra pessoa como ela é, mas como gostaríamos que fosse. Só depois que a paixão acaba, ou se transforma em amor é que voltamos a ficar lúcidos sentindo e pensando com clareza, sem ilusão.

Muitas pessoas sonham ou desejam ser amadas, mas não querem desenvolver o trabalho da arte de amar. Só querem receber amor, podendo de forma incosnciente fingir amar só para serem amadas, mas esquecem ou ignoram que amor não se finge, porque o amor ama a verdade.

Amar é…

 

 

É um verbo no qual todos nós podemos praticar. Amar é para os fortes e corajosos porque requer entrega, dedicação, compromisso, atitude, disciplina, humildade para aprender, desaprender ou reaprender

 

Amar tem seus momentos românticos, mas na rotina do dia a dia não é tão romântico como pode parecer porque vemos a pessoa ou situação tal como é, sem maquiagem, sem filtros, enxergamos nitidamente as qualidades, os defeitos, luz, sombra  e simplesmente amamos.

Há limites para amar?

Sim, a fronteira é a confiança e o respeito, ambos são as bases, os pilares para qualquer tipo de amor e de relacionamento.

Amar se aprende, é genético ou precisa de referência?

Nasci em uma família completamente desestruturada, pais doentes e juntamente com meus irmãos fomos separados na primeira infância (quase na maternidade). Crescemos todos separados um dos outros, sem referência de amor e durante muitos anos atrai pessoas e relacionamentos abusivos. Entrei para o círculo vicioso (por muitos anos) no qual me sentia à vítima até perceber que precisava me curar.

Tudo começou a se transformar quando comecei;

  1. Me curar; me amando, me aceitando na luz, na sombra e me libertando do que os outros pensam a meu respeito.
  2. Assumir Responsabilidade; por tudo e todos que atraia ou atraio, tendo como meta, honestidade, justiça e ser saudável.
  3. Auto observação; me analiso por inteiro (pensamentos e sentimentos) diariamente para fazer os ajustes necessários, me livrando das energias e de pessoas tóxicas.

Tipos de amor…

 

 

 

Sabemos que somos capazes de sentir vários tipos de amor, cada um de forma única na sua beleza e grandeza;

  • Somos capazes de amar; Deus, a si mesmo, filhos, irmãos, marido, esposa, amigos, família, trabalho, plantas, música, arte etc.

Independente de religião, a maioria de nós conhece de alguma forma o mandamento bíblico; “Amar ao próximo como a si mesmo”, mas até que ponto sentimos, entendemos e praticamos profundamente este mandamento?

Por que atraímos relacionamentos abusivos, ou por que cometemos abusos nos relacionamentos? Vou responder mais adiante.

Como amar verdadeiramente?

Durante muitos anos me fazia essa pergunta e claro caia na cilada em responder como eu queria ser amada e quebrei a cara muitas vezes.

Atraia paixões, relacionamentos abusivos, tinha o famoso “dedinho podre” e costumava terceirizar o engano que cometia sem assumir a minha parte da responsabilidade, sempre era o outro o culpado, eu era a “fofa” e entrei no  vicio da vitimes.

Autoconhecimento!!!  Se amar verdadeiramente é chave da virada, mas é preciso humildade para amar ou aprender as etapas do processo.

Quando a alquimia do amor acontece

Quando vibramos na frequência do amor, passando a doar o que queremos receber até que sem perceber nos tornamos o amor.

Paramos de querer ser amados a qualquer preço, o tempo todo e passamos a amar o tempo todo de forma natural e sem preço.

Nosso ego acha que sabe amar, mas na verdade nosso ego quer ser amado o tempo todo. O ego não sabe que antes de ser amado é preciso amar, por isso é preciso educar o ego.

Para a alquimia do amor acontecer é um processo lento, requer prática, acertos e erros com muita paciência.

Comparo com o processo de um jardim lindo e florido, o qual todos sabemos que dá trabalho e precisa de cuidados diários.

 

Etapas de um lindo jardim florido:

 

 

 

  1. Plante a semente; quais são seus valores, suas virtudes?
  2. Acerte a quantidade de água para não matar nem de sede e nem de excesso; auto observação constante de aprendizados, desaprendidos e reaprendizados.
  3. Adube, coloque as vitaminas necessárias; alimente com alegria, carinho, gratidão, paciência etc;
  4. Mate ou arranque pela raiz as ervas daninhas que constantemente nascem; se auto observe, o ego, a vaidade, pensamentos, palavras e atitudes, um remedinhos como “orai e vigiai” é um bom adubo.

Respondendo a pergunta acima, a verdade é que quando a gente aprende se amar, temos clareza dos valores e virtudes. Passamos a nos cuidar em todos os sentidos, nos conhecemos cada vez melhor, nos tornando mais seletivos, parando de atrair relacionamentos abusivos, passando atrair verdadeiramente quem somos.

O amor como meta

Não sei você, mas o amor é a minha principal meta nesta viagem chamada VIDA . Tenho a morte como minha aliada e por isso vivo intensamente, amando profundamente.

Receita de liquidificador – Misture;

  1. ” Amar ao próximo como a si mesmo” (mandamento bíblico);
  2. “Que o amor nos guie e nos transforme” (Aline Macari);
  3. “Ouça seu coração, mas leve seu cérebro junto”;
  4. “Orai e vigiai”;
  5. Silencie. Medite. Se observe. Analise sentindo todos os lados.
  6. Doe o que você quer receber de forma genuína, sem expectativas.

Misture todos os ingredientes acima na velocidade que você escolher, abençoe sua rica vitamina e tome sentindo, pensando e sendo sem fragmentos, mas sendo inteira.

Deguste com gratidão

Deixe tudo que você faz ser feito com amor e saboreie o resultado com gratidão.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments