*Texto escrito por Luah Galvão – Comunicadora 360 e colunista do blog ” O que te Motiva” no portal da Revista Exame e Renata Orrico – Produtora executiva e empreendedora da Enjoy Conteúdo.
2. Tudo Muda O Tempo Todo No Mundo
“Comunique-se o máximo que puder, especialmente de modo informal, e certifique-se de que os funcionários possam contar com você: nada é pior do que um líder que desaparece quando a situação se torna difícil. Esteja disponível e sinta-se à vontade para falar sobre preocupações pessoais e profissionais. Realize reuniões virtuais regularmente para melhorar o senso de engajamento e diálogo.”
Pra iniciar esse insight, tomamos emprestado algumas palavras da matéria da Forbes, pois elas resumem super bem o tema em questão.
Mas calma que tem mais! Esse é momento de repensar todas as formas de conexão. Não apenas com sua equipe direta e seus colaboradores, mas também com clientes, parceiros, acionistas – caso sua empresa os tenha, e também a sociedade em geral. Todos os stakeholders estão em busca de respostas, incentivo, insights e apoio, e como nunca vivemos um momento como esse antes, precisamos buscar maneiras inovadoras para gerar essa conexão.
Einstein tem uma frase que apesar de ser bem conhecida, o contexto agora é perfeito para sua aplicação: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Diante dessa crise do COVID-19, deixe a máxima de Einstein te ajudar para resolver os mais variados dilemas.
Pensar fora da caixa, buscar o que as novas tecnologias de conectividade tem a oferecer e confiar em novos processos de conexão, são alguns nortes importantes. Agir rápido e se conectar, essa é a nova ordem.
E quando falamos de conexão e comunicação, o interessante é: o que antes parecia ter um caráter de informalidade, agora é solução! As reuniões de dentro de casa já viraram comuns. No primeiro momento da quarentena o que parecia caseiro, agora virou mais humano. Cachorros atravessando a sala ou os filhos pedindo colo em a transmissões já não são mais motivos que envergonham. As pessoas tem encarado as interferências familiares com mais tranquilidade, afinal são milhares de pessoas passando por isso mundo afora. O foco no conteúdo é o que realmente interessa no momento, e o contexto do lar acaba sendo apenas cenário.
Várias são as formas de conexão em tempos de coronavírus. Esses dias a divisão de uma grande multinacional resolveu criar um grupo de whatsapp para falar apenas sobre temas pessoais dos colaboradores. Lá eles trocam informações e dicas sobre como estão levando a quarentena, compartilham fotos de família, de seus pets, celebram aniversários, se apoiam. Só não vale falar de trabalho! Isso gerou um sentimento de proximidade em todo time. As relações pessoais ficaram mais fortes, aumentando as profissionais. O time sente que evoluiu diminuindo as tradicionais divisões do do “ser pessoal” e do “ser profissional”. Ideias não faltam no momento.
Enquanto líder, saiba que as paredes que começam a desaparecer de sua sala e o separam do seu time, talvez nunca voltem a ser sólidas como antes. Não tenha receio ou medo dessa mudança. Quanto mais você demonstrar seu lado humano; sendo aberto e empático, mais as relações de confiança vão se fortalecer.
Compartilhamos aqui uma frase do autor Simon Sinek que traz um grande estudo sobre liderança em seu livro ‘Líderes se servem por último’:
“A liderança não é a licença para fazer menos; é a responsabilidade de fazer mais. Liderar dá trabalho. Consome tempo e energia. Os efeitos nem sempre são medidos facilmente, e nem sempre são imediatos. A liderança é um compromisso com seres humanos.” – logo mais voltaremos a Sinek.
Ser acessível ao seu grupo nesse momento é uma grande chave. As pessoas querem sentir que contam com você e que podem confiar. Então, na medida do possível, vale a pena potencializar os canais de comunicação. Mais um ponto muito importante é despertar em seu time o senso de cooperação. Ele vai ajudar sua organização a se manter coesa durante esse momento de afastamento. Simon Sinek acredita que confiança e cooperação são duas virtudes que geram o que ele chama de “Circulo de Segurança”, ajudando a blindar o ecossistema contra ameaças externas – o que temos aos montes no momento. Então, aqui vai mais um trecho do autor:
“Quando a confiança e a cooperação prosperam internamente, ficamos unidos e assim a organização fica mais forte.” […] “A responsabilidade de um líder é proporcionar cobertura do alto da hierarquia para o pessoal que está trabalhando lá embaixo. A confiança para fazer o que é certo é determinada pela confiança que nossos líderes depositam em nós. Não confiamos em regras, confiamos em pessoas”.
Com essa frase de Simon Sinek encerramos mais uma dica sobre o tema “Liderança em tempos de quarentena”, lembrando a grande importância de seu papel enquanto líder, diante desse momento de mundo. Como tudo na vida, a crise vai passar, e ao final desse processo, suas ações certamente serão lembradas por aqueles que o cercam.
*Amanhã publicaremos o insight 3
Fonte:
Blog | O que te motiva/Site EXAME
8 insights sobre Liderança em tempos de quarentena
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.