Na verdade o nome deste artigo é: 75 Hard!
75 Hard é o nome de um programa de disciplina criado por Andy Frisella – @andyfrisella
O qual participei e obtive um resultado melhor do que esperava e ouso comparar a uma plástica, porque foi como uma “cirurgia”, só que sem cortes, sem anestesia, sem hematomas ou cicatriz porque foi uma cirugia plástica interior que acabou refletindo de forma externa, por isso merece ser compartilhado.
O que é exatamente 75 Hard?
Um programa de disciplina com as 6 tarefas (abaixo) para fazer de forma ininterrupta por 75 dias, sem nenhum tipo de adaptação, e se por acaso esquecer alguma tarefa, ou pular uma delas, a regra é clara, deverá recomeçar do 1º dia.
- 1 workout de 45 minutos
- 1 workout ao ar livre de 45 minutos :faça chuva, sol, tempestade, ou neve (total de 2 workouts por dia)
- Beber 4 litros de água por dia
- Ler 10 páginas de qualquer livro que aprenda algo novo, ou que ajude a desenvolver alguma habilidade
- Tirar 1 foto do próprio corpo todos os dia para acompanhar o progresso (não é narcisismo), mas sim de nos manter atento aos detalhes
- Escolher qualquer dieta (é livre)
Para quem for adaptar alguma tarefa do programa saiba que estará criando o seu próprio programa, e tudo bem, mas não é o 75 Hard. Digo isso porque assisti no Youtube um cara dizendo que fez o programa, essa pessoa só fazia 1 workout e tomou metade da água, acho que ele não leu os regulamentos e nem o livro do autor, ou seja, criou o próprio programa, mas diz que é 75 Hard, só que na verdade não é.
Qual é o objetivo do programa?
Disciplina. Para quem deseja se disciplinar.
Na verdade, iniciar este programa partiu do meu marido que disse que queria fazer porque queria voltar a disciplina e também emagrecer 10 quilos.
Pensei: “preciso emagrecer 5 quilos que ganhei nas férias no final do ano e que estou tendo dificuldade para emagrecer devido estar no climatério (período que antecede a menopausa) e emagrecer tem sido mais desafiador. Estou com 52 anos e venho percebendo algumas mudanças e diferenças no corpo. Pensei: “aproveito para apoiar o maridão que tanto me apoia e também como sou eu que cozinho em casa, será mais fácil”.
Iniciamos o programa dia 15/05/23 e terminamos dia 29/07/23 , confesso que no inicio, tive algumas resistências (mentais), como por exemplo, dieta e a quantidade de água, mas deixei para emitir minha opinião quando terminasse o programa o que fez toda a diferença.
Resistências X desculpas
Quando comecei o programa pensei que se tratava de dieta e por não acreditar nelas tive um certo preconceito, mas não, nós quem escolhemos a alimentação, claro que precisa cortar alguma coisa, no nosso caso decidimos eliminar farinha, açúcar e óleo.
Beber 4 litros de água na primeira semana me incomodou, me irritou na verdade, não tinha entendido o propósito de tomar tanta água, acordava para ir ao banheiro a cada hora, mas depois tracei um plano que fluiu, terminava de tomar os 4 litros de água até as 18h (ideal), no máximo 19h/20h.
O motivo de beber tanta água é por ter que fazer 2 séries de 45 minutos de exercícios, o corpo se esforça mais e precisa de mais água, além disso a água promove limpeza em todo o corpo, nas células, fluxo sanguíneo, a gente se sente limpo internamente, detalhe, zero fome, não senti fome, por isso também a gente come menos, aliás bem menos e talvez isso ajude a emagrecer.
Critiquei também ter que tirar as 75 fotos, mas depois de ler o livro do autor entendi, é como escanear o corpo internamente, tem a finalidade de nos mostrar o progresso do dia a dia, além ser importante nos fazer prestar atenção aos detalhes que são muito importantes, até porque é fácil esquecer de tirar a foto e se isso acontecer, não importa, mesmo que se esteja no 74º dia, vai ter que voltar ao 1º dia e recomeçar todo o programa.
Disciplina é liberdade
Disciplina é a chave da virada, mas a disciplina algumas vezes pode precisar de uma revisão, alguns ajustes e este era o meu caso.
Estava acomodada com um estilo de disciplina que não estava mais trazendo o resultado que queria e o programa 75 Hard me ajudou a perceber isso, então pude rever, ajustar e mudar alguns comportamentos.
Terminamos o programa 75 Hard, mas vou continua com o hábito de tomar mais água, 2/3 litros por dia que é o mínimo (antes do programa eu não bebia nem a metade disso), adotei o hábito da leitura das 10 páginas e também da caminhada.
Vida social
Vida social normal, não é parar a vida e se isolar, ao contrário, se socializar é saudável. Fomos em 2 casamentos, tivemos churrasco com amigos, fomos a restaurantes, tudo normal, viajamos de férias em família, aliás meu marido viaja muito a trabalho o que é um pouco mais desafiador manter a disciplina, principalmente para fazer 2 workouts quando se passa o dia viajando de avião, mas é e foi possível.
Fizemos! Conseguimos!
Se conseguimos, qualquer pessoa consegue, aliás foi muito bom para nosso relacionamento, fazer o programa e caminharmos juntos nos deixou ainda mais conectados, cúmplices.
Resultado
Emagreci 5 quilos e meu marido Mark emagreceu 10 quilos. Ainda não passei por nenhum procedimento estético, mas acho que o 75 Hard foi melhor do que se tivesse feito uma plástica com a vantagem de ser infinitamente mais barato, sem precisar passar por um pós operatório que deve ser terrível.
Não nego o quanto é prazeroso se olhar no espelho e se ver melhor que antes, mas o que foi mais prazeroso e incrível foram os benefícios mentais conquistados; a determinação e clareza mental. Estou me expressando de forma confiante, clara e objetiva. Estou muito melhor com a organização da rotina, aprendendo pensar de forma mais inteligente.
Pronta para a fase 1 que começamos em setembro, é um programa mais curto e mais avançado, de 1 mês, são as mesmas 6 tarefas + 5 minutos de banho gelado diário + desenvolver 3 novas habilidades. A meta é longevidade saudável!
Com amor,
Adriana
Praticante e instrutora de Yoga. Graduada pela Inner Peace Yoga School em Utah, EUA onde moro. Durante a pandemia criei o estúdio de YogaOmLine tornando as práticas acessível para todas às pessoas, em qualquer lugar do mundo com o diferencial que é sentir sua própria essência divina.