Rotina Americana

O dia a dia aqui é repleto de afazeres domésticos, profissionais e pessoais como em qualquer canto do mundo com alguns diferenciais. A rotina americana começa na pontualidade com os compromissos, girando em torno do relógio e cada segundo é valioso em todos os sentidos. Como tenho recebido algumas mensagens me perguntando como é o dia a dia, decidi escrever esse artigo, apenas gostaria de esclarecer que minhas observações aqui são de caráter opinativo, baseado na experiência por eu ter morado na California e agora estar morando aqui em Utah.

 Decorrer do dia

Começando pelo café da manhã, os americanos geralmente comem omelete ou ovos fritos, frutas, sucos, ou vitaminas, cereais com leite ou café ( um copão grande ) só que o café é bem fraco comparado ao brasileiro.

O Estado de Utah ( tem aproximadamente 3.100 milhões de habitantes ), tem sua história e é marcado pela forte presença do Mórmons que fazem parte da Igreja de Jesus dos Santos dos Últimos Dias, em torno de 40% do Estado são Mórmons ( eles não tomam café por ter cafeína ).

Durante os dias da semana os cafés da manhã são mais simples, rápidos e práticos, já para os finais de semana são mais elaborado com bacon, linguiça ou crapes.

Já para o almoço foi uma grande surpresa porque percebi que muitos americanos não almoçam, eles comem snacks que são petiscos ou comem algum tipo de lanche, fazem isso por ser prático e rápido, voltando logo ao trabalho e os almoços são no máximo de 1 hora. Mantive minha rotina com o almoço brasileiro e levo minha marmitinha para onde for preciso, disso não abro mão ( o almoco é a principal refeição do dia pra mim ). Para o jantar,os americanos costumam caprichar como o café da manhã, jantam muito bem e comem de tudo.

Hábitos e cultura

Os americanos frequentam bastante os restaurantes porque é barato e tem muitas opções e etnias, tem comidas de vários países do mundo a preços acessíveis para todas as classes sociais. Sobre as guloseimas e comidas ” trash food ” como por exemplo, sanduiches, bata frita, refrigenrante e outros fast food, muitos deles se alimentam disso no dia a dia por ser rápido, barato e é mais comum em pessoas de baixa renda.

Trabalho, leis e profissão

Sobre trabalho, observo, converso com alguns deles e com amigos que moram aqui há muitos anos, eles trabalham bastante, muitas horas por dia, de 8 a 14 horas costuma ser a média, as vezes mais, as vezes menos, mas essa é a média. As férias geralmente é de acordo com o tempo de casa, não existe 30 dias a não ser que o profissional esteja há muitos anos na mesma empresa e tenha dias pendentes ou dias acumulado, também não existe décimo terceiro e fundo de garantia, mas muitas empresas trabalham com bônus.

Lei trabalhista: aqui é completamente diferente, os acordos são feito durante entrevista de forma clara para ambos as partes ( empresa e funcionário ), por exempolo: ” você será contratado para executar isso ou aquilo, sua remuneração será x por hora ( salário ), suas férias será de 1 semana para cada ano trabalhado etc “. Ambos concordam ou não de forma clara e objetiva, acordo fechado ou não fechado. Caso alguém não cumpra o combinado, a empresa demite pagando os dias trabalhados, ou caso o funcionário não se adapte com a empresa avisa que não vai mais, recebe os dias trabalhados e fim. As regras são claras para ambos os lados.

Sobre a lei do país, as regras são bastante claras e rígidas desde o estudante, motorista, funcionário até qualquer cidadadão americano comum ou milionário, ou de qualquer lugar do mundo, não importa classe social, cor, religião ou país de origem, a lei é única, igual e clara para todos. Se fizer algo errado, como por exemplo passar da velocidade permitida, ou fez xixi na rua, brota polícia da árvore e ai o tratamento muda completamente. Não sei como mas polícia aqui aparece na hora, cena igual dos filmes que assistimos.

Uma vez estava na estação de trem esperando e vi 3 carros de polícia cercando um rapaz e soube que foi porque ele não pagou o tiket do trem. Não tem funcionário ou alguém para controlar, compramos o ticket da máquina e entramos no trem, algumas vezes passa o funcionário conferindo e na maioria das vezes não, o normal aqui é pagar sem ter que provar, o contrário é que não é normal. Acho que eles devem descobrir quem não pagou por por video ou câmera. O fato é que eles confiam até que você prove o contrário.

A famosa expressão : ” couch potatoes “

Eles adoram ficar em casa assistindo televisão e acho que é uma forma de compensar e repor o cansaço da rotina semanal. Os mais jovens, observei na cidade de Provo ( onde estudo ) são mais amantes do esporte como corrida, bike, trilha, futebol ou qualquer outro esporte e é comum vê-los nas ruas praticando.

Ahhh… Utah

Utah é rodeado por lindas montanhas e é comum ver o pessoal escalando, pedalando, caminhando ou correndo, uma das principais renda do Estado é o turismo pela beleza natural dos parques e os esportes de aventura nas montanhas,tem excelentes restaurantes, as pessoas são hospitaleiras, falam vários idiomas e também os preços com os passeios e a taxa são justos. Seguem dois vídeos que mostram um pouquinho do que estou falando.

http://https://youtu.be/QlKOcyf915M

Meio de transporte

A maioria deles usa carro para tudo aqui ( vi isso na Flórida, california e Utah ), os lugares são distantes um dos outros. E o meio de transporte público como trem, ônibus são bons aqui em Utah, principalmente para os lugares mais populosos ou turísticos e pode levar a bicicleta junto, são limpos, organizados e você pode se programar de acordo com o calendário com os horários dos ônibus ou trem ( são precisos ).

Na California, a cidade de São Francisco tem o melhor meio de transporte, já em Los Angeles é perciso ter carro caso queira se locomover para lugares mais distantes.

Valores e princípios

Sobre honestidade: o ônibus aqui custa $ 2,50 e o motorista também é o cobrador, a roleta fica ao lado dele e um dia eu mostrei minhas moedas no valor total de $ 2,50 e ele disse que eu só tinha colocado $ 1,50, achei estranho porque eu tinha certeza que estava certa, mas pensei: ” é a primeira vez que isso me acontece aqui, $ 1,00, não vou me estressar com isso e vou deixar pra lá “, mas para minha grata surpresa quando cheguei ao destino, o motorista me chamou e pediu perdão porque ele havia se enganado e me deu uma passagem de graça para eu usar na próxima viagem. Ou seja, não foi dessa vez que fui sacaneada.

Outra surpresa boa e nesse caso, é por ser aqui em Utah ( chamo aqui de ” a terra encantada ” ), parei no Starbucks para comprar um chocolate quente e um croassant, quando fui pagar a atendente disse que o carro da frente já havia pago. Nem deu tempo de eu ver quem era para agradecer, Comentei com cada amigo que encontrei naquele dia para compartilhar, não a creditava naquilo e me disseram que isso acontece por aqui, algumas pessoas decidem fazer alguma ação legal e alegrar o dia de alguém. Imaginem vocês como me senti, foi na véspera do meu casamento, estava tão sensível que nem preciso dizer que chorei de alegria e no dia seguinte fiz o mesmo, foi tão gostoso quanto receber.

Sobre Excelência

O padrão de exigência aqui é alto, eles não são de falar muito, escutam mais do que falam, mas quando apresentam o resultado, seja no trabalho ou apresentação na escola, geralmente tem um padrão alto de qualidade. O mercado de trabaho é bastante competitivo e os imigrantes aqui tem que provar que são bons tanto nos resultados quanto na comunicação. Na minha humilde opinião, penso que estão certos porque se invertermos e nos colocarmos no lugar deles, perder uma oportunidade de trabalho para um imigrante, no mínimo essa pessoa tem que ter qualidades superior as minha e dominar o idioma é o básico. Fico imaginando eu falando errado no meu antigo trabalho no Brasil ” nóis vai ou nois vorta ” , querendo ter uma boa qualificação ou remuneração de trabalho, ou seja é a mesma coisa, aliás os USA é o país que mais recebe pessoas estrangeiras no mundo.

Cultura e seus aprendizados

Sobre beijo e abraço: não rola, aqui é no máximo aperto de mão, o mais comum é hi ( oi )! Eles acham estranho e invasivo beijar em público ou ficar abraçando. Isso foi pra mim um choque, agora já me acostumei, mas foi um processo.

Planejamento para eles é a base de tudo: trabalho, viagens ou passeios, férias, família, encontro com amigos, tudo funciona baseado no relógio e planejamento. É bom e também ruim, como tudo na vida, tem os dois lados, bom porque funciona ( e sai mais barato planejar viagens ou passeios, é fato ) e o lado ruim é dificuldades em lidar com imprevistos, eles acabam se irritando com algumas situações e não curtem o outro lado.

Dólar, grana, money, dinheiro…$$$

Sobre salário aqui vale cada minuto trabalhado e a remuneração é por hora, gira em torno de $ 12 a $ 50 a hora, vai depender da profissão ou trabalho executado ( ex: da limpeza, enfermagem a dentista ou médico ), para profissoes mais elevadas de chefia, ainda desconheço a remuneração.

Educação, essa parte é uma das que mais admiro, eles nem se quer encostam na gente e já pedem desculpas ” I”m sorry “, em qualquer lugar, no super mercado ou na farmácia ouço quase todos os dias um ” I’m sorry “.

Educação e respeito, a base de tudo

Respeito, essa é a parte que mais admiro aqui e vem junto com a educação. As regras são claras e o espaço individual é muito sagrado e respeitado. O sentimento que fica é segurança e respeitado, isso não tem preço.

Os americanos são muito autosufientes, mas se eles precisarem pedir ajuda vão pedir ( o que é raro ) e quando ajudam as pessoas é sem interesse nenhum, ajuda aqui é ajuda mesmo, não é material de troca ou de favores, fez está feito e não se fala mais nisso, são bons, mas não são bobos e se ligam rapidinho quando alguém está abusando ou sendo folgado, ai eles educadamente saem de cena e não tem próxima oportunidade.

Concluo esse artigo reafirmando que são impressões pessoais baseada na minha vivência, apenas para ilustrar um pouquinho de como é a rotina americana. Espero que tenham gostado.

Um abraço, Dri