Mão de obra Americana

Já tinha ouvido falar que mão de obra nos EUA é muito cara, mas não imaginava que fosse tanto. Vou contar pra vocês quanto custa pintar uma casa por profissionais e agora entendo porque os americanos são tão autosuficientes e se metem a fazer tudo, pitam, trocam o piso etc.

Moro em uma casa, estilo sobrado aqui em Utah e decidimos pintar nossa casa somente por dentro, trocar o carpete por piso de madeira natural ( apenas no piso de baixo ) e também colocar uma janela na parede da sala para usufruirmos a vista para as montanhas.

Como estou vivendo exatamente esse processo, vou compartilhar com vocês algumas etapas e essa primeira parte foram os orçamentos e a troca do piso. Quando decidimos economizar dinheiro, meu marido começou assitir vários vídeos para ver como é, conversou muito com o profissional da loja ( vai além de um simples vendedor), percebi que eles são bem treinados e orientam o passo a passo aos clientes, inclusive essa loja de piso oferece aulas para o passoa a passo durante dois sábados por duas horas cada dia.

Assim que decidimos fazer essa pequena ” obra de arte “, pedi para uma amiga brasileira que mora aqui há muitos anos se ela conhecia profissionais e empresas brasileiras para me indicar e ela me deu dois contatos, os quais liguei duas vezes para me certificar se tinha ligado corretamente ( por não atenderam e não retornaram no tempo normal ) ambas foram retornar duas semanas depois quando já tínhamos recebido os orçamentos de uma empresa americana e uma outra brasileira e também já tínhamos decidido fazer. Agradeci essas empresas atrasadas e disse que não precisávamos mais ( muito tempo para retornar ) penso que a probabilidade de dar problemas poderia ser grande, aqui não é normal demorar tanto para retornar.

Nosso pedido de orçamento foi só para pintar a casa por dentro ( por fora segue padrão do condomínio ),  é uma casa de tamanho médio ( padrão americano ), inclui 3 quartos, uma sala com cozinha americana, 3 banheiros e uma lavanderia ( pequena ). A empresa brasileira é séria e cumpre os padrões de segurança ( cobertura de seguro caso haja acidente de trabalho ), cobra por metro quadrado pintado, tem site com fotos antes e depois e parece muito boa, mas custa $ 6,000 e a empresa americana cobrou quase $ 7,000 só para pintar a casa e ambas incluindo as tintas e todos os produtos utilizados.

Decidimos economizar essa grana e vamos nós mesmos pintar. Fomos a loja de tintas e a vendedora muito competente nos passou o passo a passo do processo, detalhe essa mesma vendedora sugeriu voltarmos na sexta-feira que começarria em território nacional ( USA ) 40% de descontos nas tintas ( eles fazem esses descontos 4 vezes ao ano ) e gastamos $ 900 com todas as tintas e produtos que precisamos para começar a  fazer nossa arte.

Sobre a troca de piso na sala, meu marido ( sou sortuda, ele tem o dom da engenharia ), seu filho e mais dois sobrinhos queridos ( nos ajudaram no início) mas depois meu marido precisou assumir o controle e concluir tudo. Foi um trabalho bem pesado, precisou remover vaso sanitário do lavado, depois reinstalar o vaso, cortar a madeira perfeita para os encaixes, tivemos alguns imprevistos, erros e acertos, tudo que acontece numa obra. Fiquei de assistente, mas modéstia parte também fiz um bom trabalho, ajudei a tirar o piso antigo ( cerâmica da cozinha), o tirar o carpete ( essa parte foi fácil) e toda a limpeza foi por minha conta.

http://https://youtu.be/5XZXyGiMRd8

Sobre a janela, conseguimos a autorização do condomínio e precisamos fazer algumas adapatações ( padrão do condominio ), na verdade queria uma janela tipo quadro mesmo na parede toda em vidro para contemplar as montanhas, sol, lua e essa natureza incrível que temos, mas agora já me conformei que o tamanho será de uma janela normal tipo moldura também ( só o vidro) e tudo bem também porque mesmo assim foi cara, $ 4,100 a janela já com a mão de obra.

Vou mostrando para vocês o passo a passo dessa  ” arte ” que decidimos fazer e fui muito encorajada pelo marido porque estava acostumada com a facilidade e preços do Brasil, acredito que esse serviço no Brasil sairia por um terço do preço e olha lá. O lado bom é que estou aprendendo muitas coisas aqui e sair da zona de conforto já não me assusta mais, sei que não nasci com alguns dons que gostaria, mas posso desenvolver e aprender.

Essa é a primeira parte da nossa reforma, fizemos o piso e começamos pintar as portas, rodapés e logo mais a casa. Depois faço um outro artigo quando estiver tudo pronto. Olhar para esse piso pronto e saber que nós que fizemos tem um outro valor, é maravilhoso.