Finados aqui nos EUA

REFLEXÃO SOBRE A VIDA E A MORTE

” Alguns vivem como se nunca fossem morrer. Muitos morrem como se nunca tivessem vivido. Eu não vivo em vão , eu vivo pra ser feliz ” ( Chorão ). Hoje finados aqui , ( Memorial day ) e essa data me faz refletir sobre a vida e a morte. Todos nós um dia vamos morrer e por que será que temos tanta dificuldade de pensar ou falar sobre o assunto ?

Faz alguns anos que venho pensando sobre como gostaria que fosse quando eu fizer minha passagem. Tenho tido várias idéias sobre o assunto , uma delas é que seja feita uma celebração e não velório , detesto o clima de velório , já ouvi piadas tão sem graça e comentários tão sem nexo ou nada haver em velórios que isso me trouxe a inspiração de fazer minha passagem de forma diferente para celebrar a vida bem vivida literalmente e não velar.

LEGADO

Penso nos meus netos e nos que virão para que se lembrem de uma avó que soube viver de verdade e que mesmo diante das situações desafiadoras que todos passamos na vida descobriu a força nas dificuldades , cuidando do corpo , mente e espírito , vivendo o momento presente , o aqui e agora. E que a famosa felicidade é de responsabilidade individual , por isso assumiu ver o lado positivo de cada situação fosse qual fosse e que ser feliz era a única opção dada, pacto feito comigo e com Deus nas dores de barriga diante das situações imponentes que a vida vai nos apresentando. Dançou a música da vida com todas as letras , horas alegres , horas tristes , outras desafiadoras ou frustrantes , enfim dançou com todas as letras.

Gostaria de uma faixa em frente ao meu  caixão com a seguinte mensagem : ” Aqui jaz uma pessoa que aproveitou seu ciclo durante a vida e foi muito feliz. Celebrem esse momento porque ela aproveitou cada oportunidade , teve prazer em ser uma aprendiz da vida na alegria e na tristeza. Então , por favor , se chorar que seja de alegria “, Adriana Rossi Jarva.

Outro dia comentei com uma amiga minha dessa minha idéia maluca , que gostaria de uma decoração com orquídeas brancas , aliás que seja uma fartura de orquídeas , inclusive cada um que vier me visitar pode trazer um vaso de orquídea branca e colocar para enfeitar, por favor não me venham com flor barata , é a última flor da minha vida , portanto vale caprichar…rs.

Gostaria também que ficassem revivendo os melhores momentos que tivemos juntos , tanto em família quanto com amigos ( videos ou fotos ajudam), músicas calmas de fundo , amo Eddie Vedder, algumas músicas do Roberto Carlos, mas preciso pensar no play list e escolher músicas que marcaram minha vida .

SEM VELÓRIO E SIM CELEBRAÇÃO COM AMOR E GRATIDÃO

Nada de velório a noite inteira, gostaria do ritual de uma cerimônia calma e comemorativa , de no máximo 3 horas. E para encerrar , uma meditação seguida de uma oração agradecendo a Deus por todas oportunidades vividas , para que seja uma passagem abençoada pelo amor e paz eterna da sabedoria divina de Deus.

Enfim essa minha grande amiga deu uma imensa gargalhada e disse que sou louca e comentou: ” imagina se você morre num acidente e vem toda deformada , como que as pessoas vão celebrar sua louca ? ” De fato não pensei em morrer num acidente e sim de forma natural e ainda quero viver muito para ver meus netos nascerem e tal , mas Deus está no comando e sabe o que é melhor , a mim cabe a parte de planejar minha celebração de passagem e a morte é uma das poucas certezas que temos dessa vida.

Ah pode colocar uma foto bem bonita no caixão ( vale recursos tecnológicos como photoshop ), a vaidade e o ego agradecem. Podem doar todos meus orgãos para quem precisar, depois cremar e jogar as cinzas em qualquer montanha de Utah, ainda não tenho uma favorita, se surgir aviso antes , pode deixar.

VIVER E MORRER LIVRO TIBETANO 

E para concluir esse artigo, há alguns anos li o livro tibetano do VIver e do Morrer o qual me ajudou muito a compreender esse processo e o quanto o famoso último suspiro pode ser mágico. O livro é muito interessante por relatar a vivência que alguns monges tiveram com outros monges segundos antes deles partirem e é ai que percebi o quanto último suspiro é muito importante para que a pessoa sinta alguma energia boa como paz , amor , gratidão ou algum outro sentimento nobre que ela vai levar com ela para a eternidade .

E para terminar esse assunto dois filmes que amei assistir e que me inspiraram muito : Antes de Partir ( com Jack Nickson ) e Viva ( da Disney , Coco em inglês ).

MEMORIAL DAY , UMA HOMENAGEM AS PESSOAS QUE SERVIRAM AOS USA

O Memorial Day aqui é mais que um simples finados , é um dia dedicado aos heróis que contribuiram de alguma forma ao país , uma data muito especial e importante aos militares que serviram na guerra e tantos outros heróis que merecem ser lembrados com respeito e gratidão.

Aproveitei o dia para escrever o que sinto e penso de alguma forma sobre a vida e a morte.

Desejo que que cada um de nós tenhamos sabedoria e discernimento para usufrirmos nosso ciclo em vida mas não viver em vão e sim viver para ser feliz .

COMEMOREMOS A VIDA !

Uma vida abençoada a cada um de nós !! Celebremos !

Viva a Vida !!

Adriana jarva